Especialista da Área:

9 Benefícios do Camarão para Boa Forma e Saúde

Conheça os 9 benefícios do camarão, suas propriedades, para que serve e efeitos colaterais.

O camarão é um dos tipos de marisco mais consumidos e é proveniente de águas quentes e frias ao redor de todo o mundo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cerca de 90% do camarão que você consome são criados em uma fazenda em lagoas com uma dieta controlada.

São vários os benefícios do camarão para saúde e boa forma, e com exceção das pessoas que são alérgicas, ele é uma ótima opção de alimento saudável inclusive para as mulheres grávidas, desde que tomem os devidos cuidados

Esses mariscos fornecem grandes quantidades de certos nutrientes, como o iodo, que não são abundantes em muitos outros alimentos.

Informações nutricionais

O camarão é composto principalmente por proteínas e água. Em média, 85 gramas de camarão contêm:

  • Calorias: 84
  • Proteína: 18g
  • Selênio: 48% do IDR
  • Vitamina B12: 21% do IDR
  • Fósforo: 12% do IDR
  • Niacina: 11% do IDR
  • Magnésio: 7% da IDR
  • Zinco: 9% do IDR
  • Ferro: 15% do IDR

O camarão também é uma das melhores fontes alimentares de iodo, que é necessário para que haja o funcionamento adequado da tireoide e da saúde do cérebro e que muitas pessoas são deficientes.

Esse marisco também é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além dos antioxidantes da astaxantina, que apresenta vários benefícios à saúde.

Além disso, uma colher de sopa de camarão cozido contém 0 carboidratos, o que é ótimo para as pessoas que estão em uma dieta low carb.

Veja agora para que serve o camarão, quais são os seus benefícios e propriedades.

Benefícios do camarão

1. Saúde óssea

Um dos benefícios do camarão é para a saúde dos ossos devido as suas proteínas e várias vitaminas, como cálcio, fósforo e magnésio que podem efetivamente ajudar no combate à degeneração óssea.

Uma deficiência de proteínas e vitaminas na dieta pode causar a deterioração da qualidade óssea, massa óssea, força e massa geral, que são os principais sintomas da osteoporose.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionar esse marisco a sua dieta pode retardar os efeitos do envelhecimento dos ossos e mantê-lo mais forte por mais tempo.

2. Perda de cabelo

Devido às suas propriedades, um dos pontos positivos para que serve o camarão é o combate a perda de cabelo.

Isso acontece porque uma deficiência de zinco pode causar queda de cabelo, já que esse mineral desempenha um papel fundamental na manutenção e criação de novas células, incluindo células capilares e cutâneas.

Portanto, se você está começando a perder o cabelo, ou está sentindo uma diminuição no crescimento capilar, comer camarão pode ser uma ótima opção.

3. Perda de peso

Além de todos os seus benefícios para a saúde geral, esse marisco também pode ser um ótimo aliado para a boa forma, já que é uma ótima fonte de proteína e vitamina D sem adicionar carboidratos à sua ingestão diária.

Seus altos níveis de zinco também são benéficos para quem deseja emagrecer, pois o zinco é uma maneira de aumentar os níveis de leptina no organismo que atua no emagrecimento.

A leptina é um hormônio e é parte integrante da regulação do corpo em relação ao armazenamento de gordura, apetite e uso geral de energia no corpo.

Ao aumentar os níveis de leptina, as pessoas podem evitar problemas comuns, como comer demais e desejos inexplicáveis ​​por comida depois de estarem satisfeitos.

O camarão também possui altos níveis de iodo que ajuda a controlar a quantidade de energia gasta quando o corpo está em repouso.

O iodo também interage com a glândula tireoide para acelerar a atividade tireoidiana, ajudando nos esforços das pessoas para perder peso ou para evitar o ganho adicional de peso.

4. Saúde do Cérebro

O camarão apresenta, entre as suas propriedades, altos níveis de ferro, que é um componente mineral essencial no processo de ligação com o oxigênio na hemoglobina.

Com uma quantidade adicional de ferro em seu organismo pode ocorrer um aumento do fluxo de oxigênio para os músculos, fornecendo força e resistência, além de aumentar o fluxo de oxigênio para o cérebro, o que demonstrou melhorar a compreensão, a concentração e a memória.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudos sugerem que a astaxantina encontrada no camarão pode ajudar a melhorar o desempenho da memória, a sobrevivência das células cerebrais e a reduzir o risco de doenças inflamatórias cerebrais.

Além disso, como dito anteriormente, esse alimento é uma boa fonte de iodo que ajuda o corpo a produzir os hormônios da tireoide, que também são necessários para o desenvolvimento do cérebro durante a infância e a gravidez.

5. Doença cardiovascular

A pasta fermentada de camarão, que é um alimento muito popular na culinária do sudeste asiático e no sul da China, contém uma enzima fibrinolítica que pode ser usada para terapia trombolítica.

A terapia trombolítica é uma maneira de romper os perigosos coágulos sanguíneos presentes nos vasos sanguíneos.

Essa enzima encontrada na pasta de camarão pode ser uma ferramenta poderosa contra os perigos das doenças cardiovasculares que afetam milhares de pessoas em todo o mundo.

Além disso, os altos níveis de ácidos graxos ômega-3 presentes eliminam o colesterol prejudicial presente na corrente sanguínea, o que reduz ainda mais a chance de ataques cardíacos e derrames.

6. Degeneração macular relacionada à idade

Estudos sugerem que o camarão contém um composto semelhante a heparina e, entre todos os seus benefícios, e para que serve, ele também pode ajudar no tratamento da DMRI neovascular.

A astaxantina presente no camarão também alivia a fadiga ocular, especialmente para aqueles que usam computadores por longos períodos.

7. Propriedades antienvelhecimento

A luz solar é uma das principais causas que promovem o envelhecimento da pele.

Sem proteção, mesmo alguns minutos de exposição à luz solar e aos raios UVA podem causar rugas, manchas ou queimaduras solares.

Ao adicionar o camarão à sua dieta diária ou semanal, as pessoas podem melhorar muito as suas chances de deixar a pele ainda mais bonita.

Esse marisco também contém altos níveis de um certo carotenóide chamado astaxantina, e uma das suas principais propriedades é que se trata de um poderoso antioxidante que pode reduzir bastante os sinais de envelhecimento da pele relacionados aos raios UVA e luz solar.

8. Diminui a dor menstrual

Nem todo o colesterol é criado da mesma forma, e o camarão é uma fonte de um tipo benéfico de colesterol, os ácidos graxos ômega-3.

Por isso, ele equilibra os efeitos negativos dos ácidos graxos ômega-6 e ajudará a aliviar as cólicas menstruais das mulheres.

Ele também promove um fluxo sanguíneo mais saudável para os órgãos reprodutivos, reduzindo outras formas prejudiciais de colesterol na corrente sanguínea.

9. Construção muscular

O camarão é rico em proteínas, que são ótimas para a construção muscular e uma excelente fonte de betaína.

A betaína é um nutriente necessário para ajudar seu corpo a manter níveis normais de homocisteína (um aminoácido potencialmente prejudicial que promove a inflamação ao irritar o revestimento dos vasos sanguíneos).

Seu corpo usa o aminoácido arginina presente no camarão para produzir óxido nítrico, um elemento-chave na prevenção de coágulos sanguíneos, relaxando as artérias e melhorando o fluxo sanguíneo para o coração, músculos, cérebro e outros órgãos masculinos essenciais.

Camarão é rico em colesterol?

O camarão costuma ter uma má reputação devido ao seu alto teor de colesterol.

Uma porção de 85 gramas contém 166 mg de colesterol, o que é quase 85% a mais do que a quantidade de colesterol presente em outros tipos de frutos do mar, como o atum, por exemplo.

Mas muitas pessoas têm medo dos alimentos ricos em colesterol devido à crença de que aumentam o colesterol no sangue e, portanto, promovem doenças cardíacas.

No entanto, pesquisas mostram que esse pode não ser o caso para a maioria das pessoas, pois apenas um quarto da população é sensível ao colesterol na dieta. Para todas as outras, o colesterol pode ter apenas um pequeno impacto nos seus níveis no sangue.

Isso ocorre porque a maior parte do colesterol no sangue é produzida pelo fígado e, quando você come alimentos ricos em colesterol, o fígado produz menos. Além disso, o camarão contém vários nutrientes que podem realmente melhorar a saúde, como ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes da astaxantina.

O que dizem as pesquisas

Um estudo descobriu que os adultos que ingeriam 300 gramas de camarão diariamente aumentavam em 12% seus níveis de colesterol HDL, o colesterol bom, e diminuíam seus triglicerídeos em 13%, fatores importantes na redução do risco de doença cardíaca.

Outro estudo constatou que 356 mulheres que consumiam moluscos, incluindo camarões, tinham níveis significativamente mais baixos de triglicerídeos e pressão arterial do que aquelas que não incluíam moluscos em suas dietas.

Pesquisas também mostraram que as pessoas que consomem camarão regularmente não apresentam maior risco de doença cardíaca em comparação com as que não a comem.

Efeitos colaterais do camarão

Embora possua várias propriedades e apresente benefícios para a saúde, existem alguns efeitos colaterais. São eles:

Alergias alimentares

Vários tipos de frutos do mar, como é o caso do camarão, podem causar reações alérgicas.

Tenha cuidado sempre que experimentar novos tipos de peixe, mariscos ou quando aumentar drasticamente os níveis de frutos do mar em sua dieta, pois você pode experimentar uma reação alérgica inesperada.

Purinas

Embora as purinas sejam um elemento natural e necessário da química do corpo, níveis excessivos podem ser perigosos, principalmente para pessoas que já têm condições como, por exemplo, a gota.

As purinas se decompõem em ácido úrico quando as células morrem e o rim gerencia e direciona o fluxo de ácido úrico ao redor ou fora do corpo.

Os camarões têm níveis moderadamente altos de purinas, o que é bom para a maioria das pessoas, mas se você já sofre de gota, uma condição causada por altos níveis de ácido úrico, uma grande quantidade de camarão pode aumentar esse problema.

Mercúrio

Assim como diferentes tipos de frutos do mar, o camarão contém quantidades vestigiais de mercúrio, o que é perigoso para a saúde humana e pode levar a envenenamento por mercúrio, problemas de visão e saúde fetal reduzida.

No entanto, essas preocupações com a saúde decorrem devido a uma abundância de mercúrio presente em sua dieta.

Desde que você equilibre sua dieta com quantidades controladas de camarão, poderá evitar os perigos do envenenamento por mercúrio.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para explorar o papel dos benefícios do camarão na saúde do coração, ele possui uma variedade de propriedades que são benéficas e que podem superar o seu conteúdo de colesterol.

Fontes e Referências adicionais:

Você já conhecia os 9 benefícios do camarão? Pretende incluir mais na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário