Abacate engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 15/01/2022

Quando se fala em abacate, vem logo à cabeça aquela dúvida: Abacate engorda ou emagrece? Apesar do abacate ter em sua composição nutricional 70% de suas calorias derivadas de gordura, ainda assim é um equívoco afirmar que essa fruta engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você está surpreso por essa afirmação, é devido à compreensão errada que muitas pessoas têm referente ao consumo de gordura e o ganho de peso.

A “gordura” alimentar não engorda. É apenas um mito como a maioria dos outros mitos alimentares.

O alto consumo de açúcar refinado, farinha branca, arroz e outros carboidratos processados têm muito mais chance de te fazer engordar do que o consumo de azeite, nozes e abacates, alimentos que foram equivocadamente culpados por falsos especialistas em saúde.

É fato que o corpo precisa de uma dose diária de gordura alimentar para funcionar corretamente. Gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturados naturais são essenciais para o funcionamento hormonal do corpo humano.

Uma dieta deficiente dessas gorduras provavelmente causará diversos problemas, incluindo problemas do coração e até mesmo câncer.

Portanto, ao contrário do que muitos pensam, o abacate, consumido com moderação, não engorda. Ele na verdade é uma fonte rica de gorduras monoinsaturadas e proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de ver os motivos do abacate não engordar, assista ao vídeo abaixo que trata dos benefícios do abacate.

Abacate: engorda ou emagrece?

Abacate não engorda, pelo contrário, ele ajuda a emagrecer.

Nesse sentido, para as pessoas que ainda acreditam no mito que o abacate engorda, vai ser esclarecedor saber que as pesquisas indicam que, na verdade, o abacate emagrece. Aqui estão algumas razões disso.

  • Abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas que são muito saudáveis e promovem a redução dos níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim).
  • As gorduras naturais não induzem o ganho de peso como fazem as gorduras “não naturais”. Abacates são ricos em gorduras naturais necessárias.
  • É muito difícil comer uma grande quantidade de abacates em razão da sua alta capacidade de saciar. É muito mais fácil comer um monte de pão branco e ganhar peso do que engordar comendo abacates.
  • Estudos concluíram que as calorias presentes na gordura dos abacates são suficientes para manter o corpo nutrido, mas não para induzir qualquer ganho de peso em excesso.
  • As gorduras monoinsaturadas presentes no abacate auxiliam em uma melhor absorção de outros alimentos de origem vegetal e, portanto, ajudam a controlar o metabolismo.
  • É menos provável que você sinta vontade de “beliscar” comidas processadas depois de consumir o abacate.
  • As gorduras presentes no abacate são ricas em nutrientes, cheias de sais minerais essenciais e vitaminas que auxiliarão em uma melhor absorção e regulação do corpo. Por outro lado, gorduras processadas contêm apenas gorduras sem os nutrientes, as chamadas calorias vazias.
Abacate emagrece
O abacate é uma fruta que favorece a perda de peso.

Coma abacates ao invés de gorduras processadas

O aumento no consumo de óleos vegetais hidrogenados gerou também um aumento nos problemas de coração na população em geral.

Tradicionalmente, nossos ancestrais consumiam manteiga crua, óleo de coco e palma, além de frutas como os abacates para obter gordura alimentar.

Hoje em dia, nossa dieta se tornou rica em açúcares refinados e farinha, e deficiente em “gorduras” naturais, levando a muitos problemas como a obesidade, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Na geração de hoje, as pessoas têm medo do teor de “gordura” presente nos abacates, castanhas cruas, óleo de coco e azeite, e evitam esses alimentos.

No entanto, uma dieta rica em “carboidratos”, cheia de açúcares refinados, trigo, arroz e feijões, causa muito mais complicações à saúde do que a dietas que priorizam a ingestão de “gorduras boas“.

É importante entender que as únicas gorduras que podem causar danos são as gorduras “processadas”, em especial a gordura trans. Todos os óleos vegetais hidrogenados contêm essas gorduras processadas ou gorduras hidrogenadas (trans) que são danosas ao corpo humano.

Portanto, evitar óleos naturais, gorduras e frutas ricas em “gorduras boas”, como abacates, por medo de engordar é uma premissa completamente equivocada.

Abacate faz muito bem a saúde

abacate emagrece
O abacate ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.

Ao invés de usar manteigas processadas, maioneses e pastas em nossos sanduíches, é uma opção muito mais saudável passar purê de abacate no seu pão.

Você não perceberá uma grande diferença no sabor e na verdade é mais saboroso que a maioria das pastas processadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você tem uma contagem baixa de HDL no seu corpo, você pode comer mais abacates (ao menos uma porção por dia) para regular a densidade de HDL. O HDL é considerado o colesterol “bom” que o corpo precisa para um bom funcionamento do sistema circulatório.

Além disso, o poder antioxidante da gordura boa presente no abacate e o alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, estão associados à redução da concentração de LDL (o chamado colesterol ruim) no sangue, o que é excelente para evitar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Muitas pessoas que se apegam a uma dieta de baixas calorias sofrem de diversos problemas orgânicos, por isso é essencial incluir uma boa porção de alimentos ricos em gordura como abacates, óleo de coco e azeite na sua dieta diária para ter uma nutrição balanceada.

Do mesmo modo, uma dieta de baixo teor calórico pode reduzir a eficiência do fígado e diminuir os níveis de colesterol “bom” no seu sangue.

Por fim, é importante desfazer os mitos ao redor da gordura alimentar, e um deles é que o abacate engorda.

Portanto, pare de se preocupar com algo tão natural quanto os abacates. Eles possuem aproximadamente 10 gramas de fibra em uma porção correspondente a uma xícara e são naturalmente livres de sódio, colesterol e gordura trans.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o abacate é rico em vitaminas C, E, K e do complexo B e minerais como potássio e magnésio.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de comer abacate em casa? Quantas vezes por semana, ou por mês, você come esta deliciosa fruta? Você já tinha acreditado neste mito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76 votos, média 4,29)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

34 comentários em “Abacate engorda ou emagrece?”

  1. Faço creme de abacate com frutas sementes colocando gelatina por cima do creme bolachas Maria torrada com amendoim e pevide de abóbora serve de refeição no almoço fico saciada

    Responder
  2. Amo abacate.
    No meu caso eu não engordei e sim criei mais corpo só tomando vitamina de abacate duas vezes por semana.
    Tive um resultado incrivel.

    Responder
  3. Abacate como quase todos os dias um abacate, sem acucar e claro.

    Ja passei dos 50 anos. tenho saude de ferro. nao fico doente, sem dor.

    trabalho 12 horas por dia. 8;00 na empresa e 4 h.trabalho voluntário.

    Responder
  4. Mas se deve comer abacate amassado com o garfo (e não passado no liquidificador) para preservar as fibras alimentares, que são importantíssimas.

    Responder
  5. Eu passei a incluir o abacate diariamente no meu cardápio eu Quando como amassado eu como um copouco de vitaminada de abacate sacia a minha fome e tenho bastante energia para exercícios e caminhadas

    Responder
  6. Comi muito abacate na infancia
    Depois de adulta caí no mito… Acordei a tempo
    Melhor idade, aqui vou eu…
    Com abacate a bordo…

    Responder