Se você deseja saber para que serve Alektos é muito provável que também já tenha se perguntado se o medicamento dá sono e principalmente se Alektos engorda.
Um dos efeitos colaterais mais temidos dos tratamentos com remédios certamente é a flutuação no peso, especialmente para quem se preocupa com a boa forma ou já anda lutando contra o excesso de peso e não quer piorar a situação.
Da mesma maneira, as pessoas que não querem que as suas atividades do dia a dia sejam prejudicadas por um sono descomunal provocado por um medicamento também ficam de orelha em pé com a possibilidade de enfrentar a sonolência como reação adversa.
Mas, se não é possível evitar usar um medicamento que seja capaz de causar efeitos colaterais do tipo, o que dá para fazer é preparar-se para lidar com eles.
Para isso, é preciso saber de antemão se um remédio pode afetar o peso e o sono ou não. Portanto, vamos investigar para que serve Alektos, se o medicamento dá sono, se Alektos engorda, além de conhecer melhor outros aspectos do remédio.
O que é e para que serve Alektos?
Antes de começarmos a abordar se Alektos engorda ou não, precisamos ser apresentados ao medicamento, não é mesmo?
Pois bem, o que temos aqui é um remédio da categoria dos antialérgicos, que é de uso oral, adulto e pediátrico a partir dos 12 anos de idade. Alektos é composto pela bilastina, um anti-histamínico que também possui ação anti-inflamatória.
O medicamento pode ser indicado para o tratamento dos sintomas da rinoconjuntivite alérgica, como por exemplo:
- Espirros
- Nariz entupido (congestão nasal)
- Coceira e secreção nasal
- Olhos vermelhos e lacrimejantes
O médico também pode prescrever Alektos para tratar os sintomas da urticária crônica, como erupções da pele com placas avermelhadas (eritemas) e pápulas (lesões elevadas), acompanhadas de coceira.
A venda do remédio é sob prescrição médica, portanto, para comprar o medicamento, é necessário apresentar a receita médica branca comum.
Então, será que Alektos engorda?
De acordo com a bula de Alektos em comprimidos, é possível que o medicamento provoque ganho de peso, entretanto, o efeito não é necessariamente observado em todos os pacientes que usam o remédio.
Tanto o aumento de peso em si quanto a elevação do apetite, algo que pode fazer o consumo de alimentos crescer e favorecer o ganho de peso, aparecem listados pelo documento como possíveis reações adversas de Alektos.
Entretanto, ambos estão classificados no grupo dos efeitos colaterais incomuns do remédio, ou seja, que podem atingir até um em 100 pacientes a um em 1000 pacientes que utilizam o medicamento.
Para quem perceber que ganhou peso ou teve o seu apetite aumentado durante o período de tratamento com o remédio, especialmente se isso ocorrer de maneira expressiva, é aconselhável informar o médico a respeito do problema para confirmar se Alektos engorda nesse caso em particular e saber o que fazer para amenizar o efeito.
É importante ter em mente que outros fatores como uma alimentação de baixa qualidade, composta por comidas calóricas, ricas em gorduras ruins e cheias de açúcares, também causam a elevação do peso corporal.
Não interrompa o tratamento com Alektos sem antes consultar o médico porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.
Alektos dá sono?
Quando pensamos em antialérgicos, outro efeito colateral que costuma ser bastante associado a essa classe de medicamentos é a sonolência. Mas será que Alektos dá sono mesmo?
Mais uma vez, recorremos à bula do medicamento para descobrir isso e, segundo as informações do documento, é possível que o paciente fique com sono durante o tratamento com o remédio.
Isso porque a sonolência é mencionada como outra das possíveis reações adversas de Alektos. Ela aparece classificada no grupo dos efeitos colaterais comuns, ou seja, que podem atingir até 1 em 10 pacientes que utilizam o medicamento.
Caso você experimente a sonolência durante o seu tratamento com o remédio, tenha a cautela de tomar cuidado ou até mesmo evitar a realização de atividades que exigem atenção, como dirigir veículos e operar máquinas, e peça ajuda de outras pessoas quando necessitar dessas tarefas.
Efeitos colaterais
Além das reações associadas ao peso e sono já citadas, Alektos pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
Reações comuns
- Dor de cabeça
Reações incomuns
- Traçado anormal do coração no eletrocardiograma (ECG)
- Alterações de determinadas enzimas do fígado (gama-glutamiltransferase, alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase)
- Tontura
- Dor de estômago
- Fadiga
- Batimento irregular do coração
- Náusea
- Ansiedade
- Nariz seco ou desconforto nasal
- Dor de barriga
- Diarreia
- Inflamação da parede do estômago
- Vertigem
- Sensação de fraqueza
- Sede
- Dificuldade de respirar
- Boca seca
- Dificuldade de digestão
- Coceira
- Herpes oral (feridas de frio)
- Febre
- Tinido (ruído de sino nos ouvidos)
- Dificuldade para dormir
- Alterações no exame de sangue que mostram como os rins estão funcionando (aumento de creatinina no sangue)
- Aumento de gordura no sangue (aumento de triglicérides no sangue)
Reações com frequência desconhecida
- Palpitações no coração
- Taquicardia (rápido batimento do coração)
- Reações alérgicas, cujos sinais podem incluir dificuldade para respirar, tontura, desmaio ou perda de consciência, inchaço da face, lábios, língua ou garganta e/ou inchaço e vermelhidão da pele e vômitos
Ao experimentar qualquer um desses efeitos colaterais ou ainda algum outro tipo de reação adversa, informe rapidamente o médico a respeito do problema.
Nos casos de efeitos colaterais graves, a bula orienta que o paciente deve parar de tomar o medicamento e consultar imediatamente um médico.
Contraindicações e outros cuidados
Alektos não deve ser usado por pacientes que possuem hipersensibilidade conhecida à bilastina ou aos demais componentes da fórmula do medicamento.
O remédio também não pode ser utilizado por mulheres grávidas ou que amamentam, a não ser quando o médico considerar absolutamente necessário, pois a experiência clínica acerca do seu uso nessas pacientes é limitada.
Segundo a bula do medicamento, dados disponíveis demonstraram que há liberação de bilastina no leite de animais, porém não há informações sobre a liberação da bilastina no leite humano.
Assim, o seu uso durante o período de amamentação deve considerar a relação de benefício/risco para a mãe e para a criança. Por sua vez, um estudo em animais não indicou qualquer efeito negativo na fertilidade.
Além disso, há a contraindicação do produto em crianças com menos de 12 anos de idade na sua versão em comprimidos.
Já Alektos ped na versão em solução oral pode ser administrado em crianças de seis a 11 anos de idade com peso corporal mínimo de 20 kg.
Nos pacientes com insuficiência renal moderada a grave, a administração da bilastina (princípio ativo de Alektos) com inibidores da glicoproteína P, como cetoconazol, eritromicina, ciclosporina, ritonavir ou diltiazem, pode aumentar os níveis plasmáticos da bilastina e elevar o risco de reações adversas relacionadas à substância.
Portanto, recomenda-se evitar a coadministração de bilastina com os inibidores da glicoproteína P nesses pacientes.
Entretanto, esse é um cuidado que vale para todos: antes de iniciar o tratamento com Alektos é importante relatar ao médico todos os outros remédios que toma ou que usou recentemente, inclusive os de venda livre, para que ele cheque se não pode haver uma interação prejudicial com o antialérgico.
Outra recomendação da bula é que Alektos não deve ser ingerido com alimentos ou bebidas (inclusive suco de frutas e suco de toranja [grapefruit]), pois assim o seu efeito pode ser diminuído.
Para evitar que isso aconteça, a recomendação é tomar comprimido e esperar por uma hora antes de ingerir alimentos ou suco de frutas. Porém, se você já tiver consumido alimentos ou suco de frutas, a orientação é aguardar duas horas antes de administrar o comprimido.
Leia a bula de Alektos na íntegra para saber mais sobre os seus efeitos colaterais, reações adversos e os cuidados que é necessário ter com o medicamento.
Fontes e referências adicionais
- Bula Alektos, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Antihistamines for allergies, MedlinePlus
- Efficacy and Safety of Bilastine in the Treatment of Allergic Rhinitis: A Systematic Review and Meta-analysis, Front Pharmacol. 2021; 12: 731201.
- Bilastine: new insight into antihistamine treatment, Clin Mol Allergy. 2015; 13(1): 1.
Fontes e referências adicionais
- Bula Alektos, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Antihistamines for allergies, MedlinePlus
- Efficacy and Safety of Bilastine in the Treatment of Allergic Rhinitis: A Systematic Review and Meta-analysis, Front Pharmacol. 2021; 12: 731201.
- Bilastine: new insight into antihistamine treatment, Clin Mol Allergy. 2015; 13(1): 1.
Fiz uso do Alektos durante uns dois anos, e engorda sim!Porém,foi indicação do otorrino para tratar rinite alérgica!
Pretendo parar com o Alektos, já que ganhei peso!
Sim, eu percebi o aumento do apetite e do peso também depois que comecei o tratamento com alektos, mesmo com caminhadas de 5 km diárias percebo que estou engordando.
Sim, estou engordando, vou conversar com minha médica
Eu ainda não percebi se engordei com alektos, mas estou com muita sonolência, esse remédio está me dando muito sono, e a minha médica passou pra tomar 2x por dia ainda
Sim, o alektos está me dando muito sono e tbm estou tomando prelone! Estão me dando muito fome! Alektos a minha médica passou pra três meses e prelone pra 5 dias! Será que é o remédio está causando isso? Mas eu não posso parar sem ordem do meu se é para eu melhorar, prefiro continuar tomando
Estou usando o Alektos 20mg já fazem 2 meses pra urticaria crônica espontânea. Graças a Deus não engordei.
Faço uso do Alektos, no controle a urticaria crônica, e percebi ganho expressivo de apetite e consequentemente ganho de peso.
Gostaria muito de receber mais informações sobre esta doença e como eliminar lá.
Estou tomando Alektos desde de dezembro/2021, e percebi já que ganhei peso desde que comecei a tomá-lo. Tenho alimentação regrada e pratico atividade física e mesmo assim estou ganhando peso. Muito complicado, porém não posso para o tratamento, tenho urticária crônica.
Também tomo alektos observo muita retenção, pratico atividade física, faço drenagem, dieta mais pareço inchada, qdo não tomo parece que desincho, mais tenho que tomar pois tenho urticária crônica…
Estou no quinto comprimido desse remedio e não tô vendo nenhum resultado. E foi exatamente por esses indicativos aí, desse remedio, que eu estou tomando, ele
Achei sim que o Alektos engorda.