Veja a seguir se o medicamento Alektos engorda, se ele dá sono, para que serve esse remédio e seus possíveis efeitos colaterais.
Um dos efeitos colaterais mais temidos do tratamento com remédios certamente é a flutuação no peso. Se não dá para evitar usar um medicamento que possa causar reações do tipo, o que dá para fazer é preparar-se para lidar com elas.
Para isso, é preciso saber de antemão se um remédio pode afetar o peso ou não. Vamos investigar se o Alektos engorda, além de conhecer melhor outros aspectos do remédio?
Índice deste artigo:
O que é e para que serve Alektos?
Antes de começarmos a abordar se Alektos engorda ou não, precisamos ser apresentados ao medicamento, não é mesmo? Pois bem, o que temos aqui é um remédio da categoria dos antialérgicos, que é de uso oral, adulto e pediátrico a partir dos 12 anos de idade.
Ele pode ser indicado ao tratamento dos sintomas da rinoconjuntivite alérgica, como por exemplo:
- espirros;
- nariz entupido (congestão nasal);
- coceira e secreção nasal;
- olhos vermelhos e lacrimejantes.
O médico também pode prescrever Alektos para tratar os sintomas da urticária crônica, como erupções da pele com placas avermelhadas (eritemas) e pápulas, acompanhadas de coceira.
Para comprar o medicamento, é necessário apresentar a prescrição médica branca comum.
E então, será que Alektos engorda?
De acordo com a bula de Alektos em comprimidos, é possível que o medicamento provoque o ganho de peso, entretanto, o efeito não é observado em todos os pacientes que usam o remédio.
Tanto o aumento de peso em si quanto a elevação do apetite, algo que pode favorecer um ganho de peso, aparecem listados pelo documento como possíveis reações adversas de Alektos.
Entretanto, ambos estão classificados no grupo dos efeitos colaterais comuns, ou seja, que podem atingir até 1 em 100 pacientes a 1 em 1000 pacientes que utilizam o medicamento.
Para quem perceber que engordou ou teve o seu apetite aumentado com o remédio, especialmente de maneira expressiva, é aconselhável informar o médico a respeito para confirmar se Alektos engorda para você e saber o que deve fazer para amenizar os problemas.
É importante ter em mente que outros fatores como uma alimentação de baixa qualidade, composta por comidas calóricas, lotadas de gorduras ruins e cheias de açúcares, também causam a elevação do peso corporal.
Não interrompa o tratamento com Alektos sem antes consultar o médico porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.
Alektos dá sono?
Quando pensamos em antialérgicos, outro efeito colateral que costuma ser bastante associado a essa classe de medicamentos é a sonolência. Mas será que Alektos dá sono mesmo?
Mais uma vez, recorremos à bula do medicamento para descobrir isso e, conforme informa o documento, é possível que o paciente fique com sono durante o tratamento com o remédio.
Isso porque a sonolência é mencionada como outra das possíveis reações adversas de Alektos. Ela aparece classificada no grupo dos efeitos colaterais comuns, ou seja, que podem atingir até 1 em 10 pacientes que utilizam o medicamento.
Caso você experimente a sonolência durante o seu tratamento com o remédio, tenha a cautela de tomar cuidado ou até mesmo evitar atividades que requerem atenção como a direção de veículos e a operação de máquinas e peça ajuda de outras pessoas quando necessitar dessas tarefas.
Posologia, efeitos colaterais e outros cuidados com Alektos
Para se aprofundar quanto às indicações do medicamento, conhecer a sua posologia e ficar alerta em relação aos efeitos colaterais, contraindicações e demais cuidados necessários ao utilizar o remédio, leia a bula de Alektos na íntegra.
Fontes e Referências Adicionais
- MedlinePlus – Antihistamines for allergies
Achei sim que o Alektos engorda.