Alergia nas mãos – Causas, sintomas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 21/09/2021

Muitos agentes irritantes podem causar alergia nas mãos e isso inclui praticamente tudo o que entra em contato com a sua pele. Por isso, definir a causa nem sempre é uma missão fácil.

  Continua Depois da Publicidade  

Na maioria das vezes, a alergia nas mãos é resultado do contato direto com um produto que causa uma reação alérgica na sua pele. Mas algumas doenças de pele como a micose e a psoríase também podem causar sinais semelhantes a uma alergia.

Portanto, observar bem os sintomas é importante para identificar a causa da sua alergia e o que fazer para melhorar.

Sintomas e causas de alergia nas mãos

Os principais sintomas de alergia nas mãos são vermelhidão, ressecamento e coceira. A pele pode ficar também inchada e dolorida, ou com algumas bolinhas.

O nome para uma alergia nas mãos é dermatite de contato. Essa dermatite pode ser alérgica, quando existe realmente uma alergia e o teste de contato consegue demonstrar, ou pode ser irritativa, que ocorre quando entra em contato com produtos mais irritantes para a pele.

A causa mais comum de dermatite nas mãos é contato com detergentes. Ele pode desencadear ou piorar uma alergia que já existe. Outras substâncias como borracha, perfumes, produtos de limpeza , níquel presente nas bijuterias e maquiagem também podem causar.

Outras doenças também podem acometer as mãos e serem confundidas com alergia, como psoríase, micoses, ressecamento, eczema disidrótico, queimadura pelo contato com frutas cítricas, picadas de inseto.

  Continua Depois da Publicidade  

Reação alérgica

alergia na mão

Diante de um quadro de alergia mais grave, o corpo todo incluindo as mãos podem ser acometidas.

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico contra diversas substâncias que entram em contato com o organismo, seja por via respiratória, por via cutânea ou por ingestão de alimentos bem como o uso de medicamentos.

Micose

A micose é uma infecção causada por fungos bastante comum. Quando afeta as mãos costuma aparecer entre os dedos, na forma de rachaduras, ou mais delimitada, arredondada, deixando nesse local a pele seca, grossa, vermelha e com descamação. Além disso, as micoses tendem a coçar.

Pele seca

O ressecamento da pele pode confundir com alergia. A lavagem frequente das mãos e uso de álcool podem causar um ressecamento intenso, inclusive com rachaduras e dor.

É importante usar cremes hidratantes específicos, várias vezes ao dia.

Psoríase

psoríase

A psoríase pode causar sintomas semelhantes à alergia. A doença pode afetar várias partes do corpo, ou ser restrita a região de mãos e pés.

  Continua Depois da Publicidade  

São lesões vermelhas, descamativas e que podem acometer os 2 lados das mãos. O dermatologista irá buscar alterações nas unhas que podem ajudar a fazer o diagnóstico.

Eczema disidrótico

Ocorrem pequenas bolhas na lateral dos dedos, que coçam e podem causar dor. Podem acometer mãos e pés. São mais comuns em pessoas que suam muito nessas áreas e têm relação com estresse.

Queimadura pelo contato com frutas cítricas

A fruta que mais comumente causa essa queimadura é o limão, mas também pode ocorrer com outras frutas como tangerina, laranja e abacaxi. Podem surgir bolhas nas mãos ou manchas escuras, que demoram a desaparecer e podem deixar cicatrizes.

Picadas de inseto

As picadas podem fazer as mãos ficarem inchadas e doloridas, também confundindo com alergia.

O que fazer

creme na mão

Antes de qualquer coisa, é necessário compreender a causa da alergia. Em alguns casos, os sintomas desaparecem antes mesmo de iniciar o tratamento. Mas caso a alergia persista, é importante investigar a razão e começar a tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

Geralmente, a primeira coisa a fazer é tentar encontrar o que causou a alergia e retirar o contato. Pois se tratarmos, mas o contato com a substância continuar, a alergia irá sempre voltar.

É importante retirar o contato com detergentes e produtos de limpeza, pois mesmo que não sejam a causa, eles pioram a alergia das mãos.

É preciso usar cremes hidratantes para pele seca, sem cheiro e na maioria das vezes, pomadas de corticoide.

Se a coceira for intensa, pode ser necessário tomar um antialérgico.

Se a causa for outra doença como psoríase, o dermatologista irá prescrever o tratamento ideal de acordo com o quadro clínico.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora a alergia nas mãos geralmente não seja grave, é importante manter tanto elas quanto o resto do corpo bem hidratados e na dúvida sobre quais medidas adotar, consulte um profissional dermatologista ou alergista.

Fontes e referências adicionais

Você já teve alergia nas mãos? Descobriu a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário