Anticoncepcional Perlutan Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 25/06/2016

Muitos anticoncepcionais são apontados como vilões da boa forma, e nessa maré, há dúvidas de muitas usuárias sobre se o anticoncepcional Perlutan engorda ou emagrece. Se você quer saber um pouco mais sobre esse medicamento, e como ele pode agir sobre a sua boa forma, fique de olho e descubra se os componentes podem comprometer as suas medidas mais abaixo.

Sobre o anticoncepcional

O Perlutan é um anticoncepcional injetável à base de hormônios que não necessita do compromisso de ingestão diária, pois é feito a partir de uma única aplicação mensal. É produzido a partir da combinação de algestona com enantato de estradiol.

Seu uso é adulto e injetável intramuscular e além de prevenir a gravidez, o medicamento também pode ser utilizado para controlar irregularidades menstruais e como forma de tratar problemas hormonais relacionados à falta de estrógeno ou progesterona.

Assim como acontece com todo remédio, não se recomenda a automedicação. Até porque o anticoncepcional só pode ser comercializado mediante apresentação de receita médica.

O anticoncepcional Perlutan engorda?

As reações do medicamento podem variar de acordo com as características particulares de cada usuária.   No entanto, é possível dizer que o anticoncepcional Perlutan engorda pois ele induz à retenção de líquidos – esse é um de seus efeitos colaterais, ou seja, você não ganha peso, na verdade, sente-se apenas inchada, o que dá a impressão de ter engordado.

Entretanto, esse é uma reação classificada como incomum, que é registrada somente entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam o remédio.

Outro motivo que leva a crer que o anticoncepcional Perlutan engorda é o fato de que a alteração no peso também é um de seus efeitos colaterais, classificada como uma reação comum, que acontece com 1% a 10% das mulheres que usam o contraceptivo.

Porém, é necessário entender que alteração de peso também pode significar emagrecimento. Logo, existem chances de que você perceba que, na verdade, o anticoncepcional Perlutan emagrece. Isso indica que determinar com certeza qual é o real efeito dos hormônios contidos no medicamento pode ser uma ação tendenciosa demais.

Neste sentido, também vale a pena dizer que usar o remédio somente com o intuito de emagrecer é uma atitude tola, visto que além do efeito não ser garantido, corre-se um risco ao usar um medicamento sem necessidade e sofrer com seus efeitos colaterais.

O anticoncepcional Perlutan engorda, mas é importante que essa responsabilidade não seja completamente atribuída ao medicamento. Antes disso, é preciso verificar como anda a alimentação e a rotina de exercícios físicos e analisar se não é a união entre sedentarismo e uma dieta de má qualidade a responsável pelo aumento do peso.

Veja a opinião de algumas pessoas que tiveram experiências com o Perlutan:

  1. Eu tomei o Perlutan, e tive alguns efeitos colaterais, o mais significativo foi ganhar 10 quilos em 3 meses de uso.”
  2. Eu tomava o Perlutan há 4 anos, e sentia dores fortes no útero. Quanto ao peso, subiu de 49 para 67.” 
  3. Eu tomei o Perlutan durante 1 ano e 3 meses, e ganhei 10 quilos. Para mim foi complicado, pois sempre mantive meu peso d 67 a 70, e quando notei, estava com 82 quilos.”

Acompanhamento médico

Saber se o anticoncepcional Perlutan engorda ou emagrece não é a principal informação, na verdade. Inicialmente, você precisa conversar com um médico de sua confiança, conferir quais seriam os possíveis efeitos colaterais, e se a sua boa forma e principalmente a sua saúde estariam em risco ao adotar o método preventivo.

Durante sua consulta, conte ao médico a respeito de todos os problemas de saúde que você tem e os medicamentos que utiliza, para que ele saiba se você pode ou não fazer uso do contraceptivo em questão.

Vale lembrar que, por ser uma aplicação mensal, o acompanhamento é fundamental para serem realizadas comparações sobre as reações dos últimos meses.

Outros efeitos colaterais

Veja alguns dos outros efeitos colaterais possivelmente causados pelo anticoncepcional:

  • Depressão;
  • Redução na percepção e visão;
  • Aumento de pressão;
  • Trombose arterial;
  • Embolia;
  • Trombose venosa;
  • Infarto do miocárdio;
  • Derrame;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de colo do útero;
  • Tumor hepático benigno ou maligno;
  • Coceira;
  • Dores abdominais;
  • Suspensão de menstruação;
  • Acne;
  • Cólicas;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Mal estar;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Nervosismo;
  • Oscilações da temperatura corporal – ondas de calor;
  • Náusea;
  • Hipernatremia – alta concentração de sódio no sangue;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Ataque isquêmico transitório – interrupção de fornecimento de sangue para o cérebro;
  • Neurite óptica – inflamação do nervo;
  • Vômitos;
  • Cólica menstrual;
  • Baixo fluxo menstrual;
  • Intolerância a lentes de contato;
  • Comprometimento da audição;
  • Hipertensão;
  • Tromboflebite – inflamação de uma veia;
  • Metrorragia – sangramentos vaginais fora de época;
  • Testes hepáticos fora da normalidade;
  • Alteração no desejo sexual.

Ao experimentar os efeitos citados acima ou qualquer outro tipo de reação adversa, consulte o seu médico o mais rápido possível, verifique com ele como proceder e se o uso de Perlutan deve ser interrompido ou abandonado.

Contraindicações

Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou em fase de amamentação com menos de seis semanas depois do parto devem se manter longe desses hormônios, assim como pessoas que sofrem com pressão alta, doenças vasculares e até mesmo diabetes há mais de 20 anos e/ou com comprometimento dos rins, olhos, nervos ou acompanhada de outros problemas de circulação sanguínea.

Quem sofre com alergia a qualquer um dos componentes do produto, tem ou teve câncer de mama ou suspeita de doença maligna na mama ou órgão genital, possui dores de cabeça fortes e recorrentes, enxaqueca com sintomas neurológicos, histórico recente ou antigo de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, também deve manter-se longe de Perlutan.

Aquelas que tratam a trombose venosa profunda ou a embolia pulmonar com anticoagulantes, tem problemas recentes ou antigos relacionados à falta de irrigação sanguínea no coração (isso inclui infarto do miocárdio) ou doença nas válvulas do coração, sofre com lúpus eritematoso sistêmico (tipo de reumatismo), tem atualmente ou histórico de doenças do fígado (como cirrose grave, tumores malignos no fígado e hepatite ativa) não podem usar Perlutan.

Mulheres com icterícia colestática (que é o amarelamento da pele) na gravidez ou icterícia com o uso de outro anticoncepcional, que tenham sofrido com coceira grave na gravidez, tenham se submetido à cirurgia grande que necessite de bastante tempo de repouso e sofram com sangramento anormal no útero ou na vagina também não devem utilizar o anticoncepcional.

Quem fuma mais de 15 cigarros por dia e tem mais de 35 anos não é aconselhada a usar Perlutan, assim como quem tiver passado por uma cirurgia de grande porte que exija muito tempo em repouso, sangramento uterino ou vaginal anormal, tabagismo intenso (fumar mais de 15 cigarros por dia) e idade acima de 35 anos.

Você conhece alguém que tome e afirme que o anticoncepcional Perlutan engorda? Tem receio de utilizá-lo por esse possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (83 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

59 comentários em “Anticoncepcional Perlutan Engorda ou Emagrece?”

  1. Gente eu tomo noregyna faz 7 mês e sinto muita dor de cabeça todo dia msm,e eu nem sentia dor de cabeça ai comecei a toma anticoncepcional noregyna e sinto muita dor..quero troca e nao engordei nada tomando noregyna ,quero toma perluntar sera que ela engorda

  2. Pelo que sei não engorda so faz emagrecer mas depende do ormonio de cada pessoa acho. Quando fizer 1 mes .conta 8 dias e toma.

  3. Já faz 2 semanas q eu tomei a perlutan, meus seios estão bem inchados e doloridos e os bicos super sensíveis, sentir q a minha bunda deu uma inchada.. parece q ficou maior kkkk mas tô gostando. Meu apetite almentou.

  4. Comecei a tomar perlutan p engordar pois tenho 20 anos e estava pesando 45, tenho dois meses de uso e já consegui engordar 5kl

  5. Eu sempre tomei perlutan quando tinha 15 anos de idade, ai sempre pesava 56kg no maximo 60kg, e ai troquei para o Diane 35 pior coisa da minha vida fui para 75 kg e não consegui mais voltar, agora retornei a tormar a perlutan e to com 20 anos espero que consiga perder meu peso. Mas ela é muito boa, p mim ela tira a oleosidade do cabelo do rosto e ainda tira a fome.