Benefícios da Artemísia – O Que é e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 30/06/2020

Alívio de cólicas menstruais, problemas digestivos e efeito diurético: conheça todos os benefícios da artemísia e como usar!

A artemísia é uma planta que pode ser usada na culinária e na medicina devido aos seus efeitos benéficos para a saúde e sabor característico. Historicamente usada por mulheres para inibir os ciclos menstruais e aliviar sintomas da menopausa, a artemísia também já foi muito usada por parteiras para facilitar o nascimento do bebê e evitar dores durante o parto.

Mas os benefícios da artemísia vão além. A presença de antioxidantes e diversos nutrientes na planta ajudam a tratar problemas digestivos e intestinais como náusea, vômito, constipação e úlceras. A artemísia parece apresentar propriedades bactericidas, antifúngicas, antiasmáticas e expectorantes muito úteis para aliviar problemas respiratórios e infecções, segundo estudos.

Benefícios da artemísia

1. Tratamento de ansiedade e depressão

O chá de artemísia é conhecido por ajudar a aliviar sintomas de ansiedade, depressão e estresse crônico. Isso porque a erva é capaz de aliviar o estresse no sistema nervoso e metabólico e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esses transtornos.

2. Melhoria da digestão

O chá de artemísia é usado há muito tempo para aliviar a indigestão e melhorar dores e desconfortos estomacais. A erva ajuda a estimular o apetite, reduzir o inchaço associado à retenção de gases, aliviar cólicas e problemas como prisão de ventre e diarreia.

3. Alívio de cólicas menstruais e estímulo à menstruação

O chá de artemísia é usado há muitos anos para tratar cólicas menstruais. Além disso, há benefícios da artemísia para o estímulo e regulação do período menstrual. Ela ainda ajuda o corpo a passar mais facilmente pelas alterações e sintomas da menopausa. Isso ocorre porque a artemísia aumenta o fluxo menstrual, permitindo uma circulação de sangue saudável na região pélvica e nos músculos uterinos, regulando os ciclos menstruais.

Porém, por causa desse último efeito, é recomendado que mulheres grávidas evitem consumir o chá de artemísia, já que o estímulo à menstruação pode causar o aborto do feto ou um parto prematuro.

4. Fortalecimento dos ossos

Pessoas que usam o chá de artemísia há muito tempo afirmam que a bebida é benéfica para a saúde óssea. A alta concentração de minerais como o potássio, o cálcio e o ferro na planta parecem trazer benefícios da artemísia para aumentar a densidade mineral óssea e prevenir doenças como a osteoporose.

5. Efeito diurético

Os efeitos diuréticos da artemísia ajudam a estimular a micção, o que ajuda a eliminar toxinas do organismo através da urina, além de evitar a retenção de fluidos. Assim, o consumo de chá de artemísia está ligado à limpeza de órgãos como os rins e a bexiga, o que reduz infecções no trato urinário e melhora a função dos órgãos.

Além do aumento da micção, a planta estimula a transpiração, o que também pode causar a eliminação de toxinas através do suor.

6. Fortalecimento do sistema imune

A artemísia contém uma alta quantidade de vitamina C e outras substâncias antioxidantes que ajudam a estimular o sistema imunológico, ajudando a neutralizar a ação dos radicais livres, que podem causar inflamações e enfraquecer as defesas do corpo, causando doenças e danos celulares.

7. Saúde dos olhos

A vitamina A encontrada na artemísia é um forte antioxidante que ajuda a proteger a visão. A vitamina A é derivada do betacaroteno e ajuda a prevenir problemas de vista como a degeneração macular e a retardar o desenvolvimento de catarata.

8. Auxílio em complicações durante o parto

Além de ser usada para tratar cólicas menstruais, a artemísia pode ajudar na hora do parto em casos em que o bebê não está na posição certa para nascer, o que ocorre em cerca de 1 a cada 25 partos. Embora não seja uma prática comum nos hospitais, por exemplo, parteiras costumavam usar a artemísia para ajudar a mãe a mudar o bebê de posição para nascer.

9. Saúde da pele e do cabelo

Como a artemísia é capaz de melhorar a circulação sanguínea, ela pode fazer com que mais nutrientes e oxigênio alcancem o couro cabeludo, deixando os cabelos mais saudáveis e prevenir a queda dos fios. Além disso, a presença de vitamina E ajuda a nutrir os cabelos e deixá-los mais brilhantes.

Quanto à pele, os antioxidantes presentes na artemísia ajudam a manter a jovialidade da pele, evitando os danos causados por radicais livres que podem resultar no envelhecimento precoce. Além disso, através da regulação do ciclo menstrual, problemas relacionados à acne podem ser solucionados.

10. Possível ajuda no tratamento de câncer

Em uma pesquisa publicada em 2005 pela revista científica Life Sciences, os cientistas verificaram que as células cancerosas contêm um nível mais alto de ferro ligado a elas do que as células normais e isso pode torná-las mais sensíveis à toxicidade da artemisinina, substância presente na artemísia. Isso significa que a artemisinina é uma substância com potencial para agir como um agente quimioterápico.

No entanto, mais estudos e pesquisas estão sendo conduzidos para atestar a eficácia da planta contra o câncer.

11. Perda de peso

A presença de várias vitaminas do complexo B na artemísia ajuda a acelerar o metabolismo e a aumentar a queima de gordura, o que auxilia no emagrecimento. Além disso, a artemísia melhora a digestão e tem um efeito diurético que ajuda a eliminar fluidos acumulados no organismo e a contribuir para a perda de peso.

Como usar: aproveite os benefícios da artemísia

Não há uma dose ideal e considerada segura. Tradicionalmente, o principal uso da artemísia é como um chá.

A técnica de moxabustão consiste em uma prática em que as folhas da artemísia são juntas em forma de um bastão e queimadas sobre a pele. Chamada também de acupuntura térmica, os praticantes do método afirmam que ela influencia na energia corporal e ajuda o sangue a circular melhor. Era a técnica utilizada por parteiras em complicações do parto.

No entanto, a moxabustão não é totalmente comprovada cientificamente e é difícil encontrar alguém que saiba aplicar o método da forma adequada sem causar queimaduras e danos na pele.

É possível encontrar a artemísia na forma de folhas secas, folhas frescas, extratos líquidos ou em pó, cápsulas ou sachês para o preparo de chás.

Fitoterapeutas indicam tomar até 2 xícaras de chá de artemísia por dia. Como suplemento, é indicado verificar as informações do rótulo ou usar de 1 a 2 cápsulas por dia.

Chá de artemísia: como fazer!

Para preparar o chá, use aproximadamente 30 gramas de artemísia (1 a 3 colheres de chá das folhas secas ou extrato em pó ou um punhado de folhas frescas) para cada 1 litro de água fervente.

Ferva a água e em seguida adicione a artemísia. Deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe em infusão por mais 5 minutos a 10 minutos. Por fim, basta coar a bebida e tomar.

Efeitos colaterais e cuidados

A artemísia pode causar alguns efeitos colaterais que incluem reações alérgicas e complicações na gestação, incluindo o aborto espontâneo. Assim, pode ser verdade afirmar que o chá de artemísia aborta.

Por isso é importante conversar com seu médico antes de começar o uso por conta própria. O motivo da precaução se deve à tujona, conhecida por estimular a menstruação, o que pode ser perigosa para gestantes devido ao risco de aborto e de contrações no útero, gerando complicações na gravidez.

Os componentes da planta também podem ser tóxicos se a artemísia for usada excessivamente.

Os principais efeitos colaterais associados ao uso da planta incluem convulsões, aborto, dilatação dos vasos sanguíneos e reações alérgicas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da artemísia para a saúde e boa forma? Já experimentou o chá de artemísia? Tem curiosidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Benefícios da Artemísia – O Que é e Como Usar!”

  1. Já ouvi falar da artemisia, e já comecei a tomar o chá do mesmo, tem um bom resultado, mas é amargo. Peço saber se artemisia cura nódulo mamario ou massa mamaria?

  2. Olá
    Vou fazer uma cirurgia no dente, gostaria de saber se devo suspender o uso do chá de Artemísia ?

  3. O ideal é consumir durante dez dias, parar por 5 dias, depois mais 10 dias, parar 5 dias, e assim até completar 3 meses.

  4. Durante quanto tempo se deve consumir o chá de artemísia, sei que é de 2 a 3 xícaras por dia, mais durante quanto tempo?