11 remédios caseiros para dor de estômago

publicado em

Alguns remédios caseiros preparados com plantas medicinais e frutas podem aliviar a dor de estômago, por diminuírem a inflamação local, os espasmos musculares e o excesso de ácido estomacal. 

Eles podem ser usados para aliviar episódios isolados de dor de estômago, após a ingestão exagerada de alimentos muito gordurosos, apimentados, ou bebidas gaseificadas, cafeinadas, que não tenham caído bem no estômago. 

Em caso de dores de estômago persistentes ou recorrentes, o ideal é evitar a automedicação e procurar ajuda médica, para investigar a causa da dor e fazer um tratamento específico e apropriado para a sua condição. 

Veja algumas opções de remédios caseiros, que podem ser usados para aliviar a dor de estômago. 

Chá de boldo

O boldo é considerado uma planta medicinal por conter fitoquímicos, como a boldina, que apresentam propriedades terapêuticas úteis no tratamento de desconfortos digestivos leves, como dor de estômago, azia e queimação. 

  Continua Depois da Publicidade  

As substâncias presentes no boldo apresentam ação antiespasmódica, ou seja, reduzem os espasmos, que são as contrações involuntárias e dolorosas no estômago. Elas também combatem a dispepsia, que é a má digestão, ao aumentar a secreção de suco gástrico e saliva, que ajudam a digerir melhor os alimentos. 

Além disso, as substâncias do boldo potencializam a atividade do fígado na desintoxicação do organismo, ajudando a eliminar toxinas que possam estar causando a dor de estômago. Veja o que fazer em caso de fígado atacado.

As espécies de boldo mais utilizadas para preparar o chá são: boldo-do-chile, boldo-de-jardim e o boldo-baiano. 

Como preparar

Adicione uma colher de chá de folhas de boldo a 150 mL de água fervente. Tampe a caneca, deixando as folhas em infusão durante 10 minutos. Passado esse tempo, coe o chá e beba sem acrescentar açúcar ou adoçante.

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode tomar de 2 a 3 xícaras por dia, enquanto durarem os sintomas. 

Chá de artemísia

O chá de artemísia pode ajudar a aliviar a dor de estômago e má digestão

O chá de artemísia é popularmente conhecido por seus benefícios na regulação do ciclo menstrual e no alívio das cólicas menstruais. Mas, as substâncias presentes nessa erva medicinal também apresentam atividade antiespasmódica, que alivia a dor de estômago e outros sintomas de má digestão. 

Antes de usar a artemísia para aliviar a dor de estômago, converse com um profissional de saúde ou um especialista que tenha experiência com plantas medicinais, pois esta erva pode causar convulsões, reações alérgicas e aborto. 

Como preparar

Ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de sopa de folhas secas de Artemísia vulgaris, deixando repousar por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dia, até a melhora dos sintomas. 

Chá de hortelã

A hortelã é uma planta medicinal dotada de propriedades analgésicas, digestivas e antigripais. Por isso, o consumo do chá preparado com essa erva pode ser útil para aliviar a dor de estômago e outros problemas que estejam causando mal-estar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Dentre os problemas digestivos que a hortelã ajuda a resolver estão a azia, o refluxo e os gases e cólicas intestinais. A hortelã melhora a secreção de substâncias digestivas em nosso organismo e reduz as contrações que causam dor no estômago e no intestino. 

Veja como plantar hortelã em casa, para ter essa erva sempre disponível e de fácil acesso, para aliviar dores leves no dia a dia.  

Como preparar

Ferva 150 mL de água e adicione 1 colher de sopa de folhas de hortelã. Tampe a caneca, deixando em infusão por 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber, de preferência após as refeições. 

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Substâncias anti-inflamatórias presentes no gengibre podem ajudar a aliviar as dores

O chá de gengibre é mais conhecido pelo seu uso no tratamento da dor de garganta, devido à sua atividade anti-inflamatória. Mas, a raiz também pode ser usada para aliviar desconfortos gástricos, especialmente enjoo e queimação, que causa dor de estômago. Veja como o gengibre pode ajudar com o enjoo

As propriedades medicinais do gengibre são resultado da presença do gingerol, shogaol e da zingerona, que são substâncias anti-inflamatórias e antieméticas, ou seja, reduzem a inflamação e o excesso de acidez estomacal, aliviando a dor, a queimação e as náuseas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Pessoas com úlceras no estômago ou que fazem uso contínuo de medicações anticoagulantes não devem beber chá de gengibre, pois ele aumenta o risco de sangramento nessas condições. 

Como preparar

Ferva 1 litro de água, juntamente com um pedaço de gengibre fatiado (para facilitar a extração), durante 10 minutos. Coe o chá e beba uma xícara, 20 minutos antes de cada refeição. 

Chá de espinheira-santa

A espinheira-santa é uma planta medicinal nativa da região sul do Brasil, muito conhecida por aliviar dores de estômago e ajudar no tratamento da gastrite. Essa fama tem fundamento, já que a planta é rica em substâncias antioxidantes com atividade antisséptica, cicatrizante, analgésica e antiácida.

Por causa dessas propriedades, o chá de espinheira-santa é indicado para aliviar a dor de estômago e a queimação.

Como preparar

Ferva meio litro de água e adicione 3 colheres de sopa de folhas de espinheira-santa e deixe em infusão por 5 minutos. Depois disso, é só coar e beber, de preferência 3 vezes ao dia. 

Chá de tanchagem

O chá de tanchagem é outra opção de remédio caseiro para dor de estômago, pois a erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, que contribuem para a resolução de problemas que afetam o sistema digestivo e irritam a mucosa que reveste o estômago. 

Como preparar

Ferva 250 mL de água e adicione uma colher de sopa de folhas de tanchagem. Abafe a caneca, deixando as folhas em infusão durante 5 minutos. Coe e beba até 3 canecas por dia. 

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é usado para tratar inúmeros problemas de saúde, inclusive distúrbios gástricos, como dor de estômago, queimação, azia e má digestão, pois estimula a produção de ácido gástrico, melhorando a digestão dos alimentos que não caíram tão bem no estômago.  

O ácido málico presente na erva-doce também combate as náuseas e ajuda na cicatrização das úlceras gástricas. Além disso, reduz o desconforto intestinal causado pelo excesso de gases produzidos na fermentação dos alimentos mal digeridos. 

Como preparar

Ferva 250 mL de água e adicione 1 colher de café de sementes de erva-doce seca, deixando em infusão por 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber até 3 xícaras ao dia. 

Chá de camomila

Chá de camomila
Além de ser um ótimo calmante, o chá de camomila ajuda na prevenção da gastrite

O chá de camomila possui compostos com ação anti-inflamatória e antiespasmódica, que aliviam a sensação de enjoo e as dores de estômago. Também parece ser útil no tratamento preventivo de gastrite e úlceras estomacais, por apresentar atividade contra a bactéria H. pylori, associada à gastrite. 

Como preparar

Ferva meio litro de água e adicione 2 colheres de sopa de flores e folhas secas de camomila. Abafe o caneco, deixando 10 minutos em infusão. Coe e beba esse chá até 3 vezes ao dia. 

Suco de batata crua

O suco de batata ou a água de batata é naturalmente alcalina, servindo como um remédio antiácido para o estômago, reduzindo a inflamação local, a queimação e a azia. 

Como preparar

Para fazer o suco de batata, é preciso escolher uma batata inglesa que não tenha manchas escuras ou brotinhos. 

Descasque a batata e bata no liquidificador com 150 mL de água. Caso o suco fique muito espesso, pode adicionar mais água ou suco de melão para melhorar o sabor. O ideal é tomar o suco antes do café da manhã, em jejum, ou 30 minutos antes de cada refeição. 

Suco de abacaxi com mamão

Se você não gosta de chás, duas frutas com propriedades digestivas podem ser boas opções para te ajudar com a dor de estômago: o abacaxi e o mamão. O abacaxi possui uma enzima digestiva chamada bromelina, e o mamão, a papaína. 

Essas enzimas facilitam a digestão, aliviando os desconfortos da má digestão, como a dor de estômago, a queimação e até prisão de ventre.  

Como preparar

Bata uma fatia de cada fruta no liquidificador com 200 mL de água e beba, de preferência, sem adoçar. 

Água com limão e uma pitada de bicarbonato de sódio

Apesar de parecer estranho, pelo fato do limão ser uma fruta ácida, ele pode aliviar a dor de estômago, quando misturado com um pouco de água e uma pitada de bicarbonato de sódio. O ácido carbônico produzido nessa mistura reduz o excesso de gases no sistema digestivo e melhora o funcionamento do fígado e do intestino.

No estômago, o preparado neutraliza o ácido estomacal, aliviando os sintomas de queimação, azia e dor estomacal. 

Veja se bicarbonato com limão emagrece mesmo.

Como preparar

Esprema o suco de 3 limões em 250 mL de água em temperatura ambiente e acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio. Tome essa mistura de manhã, em jejum, ou 30 minutos antes das refeições. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma ter dor de estômago após consumir qual alimento/bebida? Já testou algumas das receitas mencionadas? Conhece algum outro remédio caseiro que seja bom para aliviar a dor de estômago? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

1 comentário em “11 remédios caseiros para dor de estômago”