Chá de Bétula – O Que é, Para Que Serve e Benefícios

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

A bétula é uma planta medicinal rica em compostos antioxidantes e outros nutrientes. Trata-se de uma árvore conhecida por sua capacidade de limpar o solo contaminado em que outras espécies de plantas não conseguem mais se desenvolver.

Assim, além do benefício ambiental ao solo onde ela cresce, as características e nutrientes presentes na planta também promovem vários benefícios para o nosso corpo, que incluem o combate a inflamações, o suporte ao sistema imune e a manutenção da saúde da pele.

Aqui, vamos falar sobre o chá de bétula e discutir suas propriedades, benefícios e dicas de preparo e consumo para que você possa aproveitar ao máximo os seus efeitos benéficos para o organismo.

Bétula – O que é

A bétula é um tipo de árvore pertencente à família de plantas Betulaceae. Chamada também de árvore do vidoeiro, essa espécie é usada comercial e medicinalmente ao longo de vários anos. Nativa de regiões de climas temperados, hoje ela pode ser cultivada e encontrada em qualquer lugar do mundo, mas se concentra no hemisfério norte.

A árvore de bétula é totalmente aproveitada. Seu tronco é muito utilizado na fabricação de madeira para móveis e de papel. Já as suas folhas, casca e seiva são usadas para fins medicinais.

Informações nutritivas

As folhas de bétula são a parte da planta mais usada para fins terapêuticos. Elas são ricas em nutrientes como a vitamina C, ácido salicílico, salicilato de metila, as saponinas, os taninos, os flavonoides e os sesquiterpenos.

O principal uso se dá através da ingestão do chá de bétula, que pode ser preparado a partir de suas folhas ou de uma combinação de folhas com a casca da árvore.

A casca também contém nutrientes como o ácido betulínico, responsável por grande parte do efeito anti-inflamatório da planta.

Por fim, a seiva também pode ser aproveitada para fins medicinais e deve ser extraída diretamente da árvore. Ela é uma fonte de carboidratos importantes para a dieta como a frutose e a glicose, de vitaminas como a vitamina C e a vitamina B1 (tiamina) e de minerais como o magnésio, o cálcio, o zinco, o potássio, o fósforo e o ferro.

Para que serve

Ela é muito utilizada como um remédio natural para o tratamento de infecções no trato urinário que atingem órgãos como o rim, a bexiga e a uretra, já que as folhas de bétula são ricas em substâncias que ajudam a aumentar a eliminação de água através da urina.

Também é usada devido ao seu efeito diurético para ajudar a limpar o trato urinário e eliminar toxinas do organismo. Outros usos da planta incluem o alívio de sintomas da artrite reumatoide, da queda de cabelo e de erupções cutâneas.

Em suma, a planta se destaca pelas suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Vamos dar uma olhada mais a fundo nos benefícios do chá de bétula?

Benefícios do chá de bétula

O chá de bétula é a forma mais popular de aproveitar os benefícios da planta. Assim, os benefícios listados a seguir se devem aos nutrientes contidos nas folhas ou cascas da bétula usadas no preparo do chá.

1. Estimula o sistema imunológico

O chá de bétula preparado através das folhas da planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque a planta apresenta propriedades bactericidas, antiparasitárias e antivirais que ajudam a proteger o corpo de infecções e doenças. O chá parece ser ainda mais eficaz no caso de infecções que afetam órgãos como os rins, a bexiga e o trato urinário.

Além disso, o chá é repleto de compostos antioxidantes como os flavonoides, os taninos e a vitamina C que também ajudam a eliminar os radicais livres que causam danos as células e que podem causar doenças crônicas.

2. Melhora a inflamação 

O chá de bétula também ajuda a combater inflamações devido à presença de ácido betulínico, composto com atividade anti-inflamatória que auxilia no tratamento de inflamações como a artrite reumatoide, inflamação que atinge as articulações, por exemplo. A bebida também é eficaz em casos de inflamações no sistema digestivo e no sistema respiratório.

3. Promove uma boa digestão

O consumo de chá de bétula ajuda a melhorar o processo digestivo em geral. Por apresentar efeito anti-inflamatório, a planta é eficaz no alívio de desconfortos digestivos como dores abdominais, diarreia, azia, inchaço e cãibras na região pélvica e abdominal.

As folhas de bétula também são conhecidas por suas propriedades laxantes suaves. Isso significa que o chá também ajuda a aliviar problemas como a constipação através do estímulo aos movimentos intestinais naturais.

4. Mantém a saúde da pele e do cabelo

As folhas e a casca da bétula contêm propriedades adstringentes, ou seja, elas ajudam a reduzir a oleosidade na pele. Seus efeitos anti-inflamatório e antibacteriano também ajudam a tratar diversas condições inflamatórias que atingem a pele como a eczema, a dermatite e a acne. Devido às propriedades antioxidantes, o chá de bétula também pode prevenir sinais de envelhecimento precoce como rugas e marcas na pele.

Por causa das mesmas propriedades, a bétula também é útil para prevenir e tratar caspas, além de reduzir a oleosidade dos fios.

5. Trata problemas no trato urinário

O chá de bétula é benéfico no tratamento de inflamações ou infecções no trato urinário. Suas propriedades diuréticas ajudam a aumentar a frequência e volume de micção, o que ajuda o organismo a eliminar ácido úrico em excesso, toxinas e líquidos acumulados no corpo.

Isso também ajuda a manter a saúde de órgãos como o fígado e os rins, removendo toxinas que prejudicam o funcionamento desses órgãos. No entanto, por causa do aumento da micção, é importante manter-se hidratado para evitar desidratação.

6. Ajuda a tratar a insônia

Se você busca uma noite tranquila de sono, o chá de bétula é uma boa opção. Ainda não se sabe como o chá promove o sono, mas seu uso é considerado seguro.

Apesar de ajudar a dormir, ele não é tão eficaz para pessoas que sofrem distúrbios de sono mais sérios e com muita frequência. Porém, se você está com insônia por causa de alguma situação estressante não recorrente, é bem provável que tomar o chá antes de dormir ajude a pegar no sono mais facilmente.

7. Desintoxica o organismo

Mais uma vez, o efeito diurético é o responsável por um benefício do consumo de chá de bétula. As folhas apresentam compostos que ajudam a desintoxicar o corpo através da eliminação de toxinas e impurezas presentes no organismo. Como já mencionado, ele também ajuda a evitar o acúmulo de ácido úrico no organismo, o que pode causar problemas de saúde como a artrite e a gota.

8. Regula produção de hormônios 

O chá de bétula também ajuda estimular a liberação de hormônios e a regular a sua produção. Ter um equilíbrio hormonal é essencial para manter a boa saúde e evitar problemas como depressão, diabetes e alterações de humor, por exemplo.

9. Tem propriedades antissépticas que ajudam a combater infecções

O chá de bétula também apresenta componentes como ácido salicílico e salicilato de metila, que são adstringentes naturais e que ajudam a tratar infecções na pele. Também auxilia no combate a agentes causadores de doenças como vírus e bactérias devido aos seus efeitos antimicrobianos e ao fortalecimento do sistema imunológico, que fica mais forte e preparado para lutar contra eventuais infecções.

10. Alivia dores nas articulações

Além das propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a inflamação nas articulações, o chá de bétula também contém salicilato em sua composição. O salicilato é um analgésico natural presente em analgésicos como a aspirina, por exemplo, que ajuda também a aliviar as dores na região.

Cuidados

O chá de bétula é considerado seguro para ingestão oral e para aplicação diretamente sobre a pele. No entanto, mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o consumo do chá por não existirem ainda estudos que comprovem a segurança da bebida para o feto ou o bebê.

Pessoas que tem alergia à cenoura, artemísia, aipo, soja, maçã, amendoim, avelã ou pólen também devem evitar o consumo do chá de bétula devido a um maior risco de apresentarem reação alérgica ao chá.

Também há contraindicação para pessoas que sofrem de pressão alta, já que a bétula pode aumentar a retenção de sódio no organismo, piorando o quadro de pessoas hipertensas. Também é indicado evitar o consumo do chá se você estiver tomando medicamentos diuréticos devido ao risco de desidratação.

Como usar

Para preparar o chá de bétula, você vai precisar de cerca de 5 folhas de bétula previamente lavadas para cada xícara de água. Antes de adicionar à água quente, pique ou amasse as folhas para ajudar a extrair seus nutrientes durante o preparo do chá.

Em seguida, coloque a bétula na água quente e deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos. Depois disso, basta coar e beber. Se preferir, adoce.

É indicado tomar de 3 a 4 xícaras por dia para melhorar condições como infecções urinária, artrite, gota ou retenção de fluidos.

Se você não tem acesso a folhas frescas de bétula, é possível encontrar as folhas secas em lojas de produtos naturais. 

Alguns especialistas indicam mergulhar as folhas de bétula em vinagre de maçã ou em um suco de limão por algumas semanas para extrair de forma mais eficiente os micronutrientes e minerais presentes na planta.

Como aplicar o chá de bétula na pele e no cabelo

Além do óleo, o chá de bétula também pode ser usado para aplicação tópica na pele. Quando estiver morno, aplique o chá na pele com a ajuda de um algodão, por exemplo. Também é possível usar o chá para fazer compressas mornas para aplicar diretamente na pele para aliviar dores relacionadas a inflamações como a artrite.

No cabelo, basta aplicar o chá no comprimento dos fios e massagear suavemente o couro cabeludo para evitar o surgimento de caspas e fortalecer os folículos capilares devido aos nutrientes encontrados na bétula.

Também há indícios de que as propriedades diuréticas do chá de bétula ajudem a reduzir a celulite no corpo devido à eliminação de toxinas, resíduos e fluidos em excesso. 

Dicas finais

O chá de bétula é ótimo para ajudar no tratamento de infecções, incluindo aquelas causadas por bactérias e outros micro-organismos. Embora o consumo do chá de bétula seja totalmente seguro para a saúde sem o risco de efeitos colaterais, nada substitui uma consulta com um médico especializado para fazer o diagnóstico correto, tirar todas as suas dúvidas e orientar o melhor tratamento para a sua condição de saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou o chá de bétula alguma vez? Já tomou por conta de algum desses benefícios mencionados acima? Teve resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário