A atemoia é uma fruta híbrida, ou seja, que é resultado do cruzamento entre duas frutas: a fruta-do-conde (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola). Ela é dona de uma casca verde com protuberâncias, de sementes de coloração escura e de uma polpa doce e saborosa.
Sua origem data de 1907, na Flórida, nos Estados Unidos. Entretanto, ela chegou ao Brasil somente no ano de 1950. Nos últimos anos, o estado de São Paulo foi considerado o maior produtor da fruta por aqui no território brasileiro.
Enquanto as suas sementes podem ser trituradas e usadas como acompanhamento de sorvetes, iogurtes e frutas, como se fosse uma granola, a sua polpa pode ser consumida in natura ou em receitas de sucos ou purês.
Bacana conhecer algumas das curiosidades, detalhes e especificidades a respeito de uma nova fruta, não é mesmo? No entanto, hoje conhecer as vantagens e os benefícios que já foram associadas a essa junção entre a fruta-do-conde e a cherimoia.
Para que serve: 5 benefícios da atemoia
Agora, confira a nossa lista a seguir:
1. As propriedades nutricionais da atemoia
O potássio e o cobre são dois nutrientes presentes na polpa da fruta. Ao mesmo tempo, as sementes da atemoia contêm uma boa quantidade de ácidos graxos (gorduras) saudáveis.
Além disso, análises apontam que o alimentos apresenta carboidratos, fibras, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C.
2. Fonte de energia
Conforme a nutricionista e gerente de nutrição das instituições afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Vanessa Maniezo, a atemoia é fonte de energia para o dia a dia porque tem uma polpa cheia de carboidratos.
Entretanto, principalmente quem procura emagrecer, deve consumir a fruta moderadamente porque ela é bastante calórica. Dados apontam que uma unidade de atemoia pode carregar 243 calorias.
3. Fonte de potássio
De acordo com a SPDM, uma pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que a atemoia apresenta tanto potássio quanto a banana.
Aliás, essa é uma boa notícia porque o organismo precisa do mineral para a construção de proteínas, a decomposição e uso de carboidratos, a formação de músculos e a manutenção de um crescimento corporal normal.
Além disso, o potássio trabalha na função nervosa, no controle da atividade elétrica do coração e do equilíbrio ácido-base do organismo.
4. Fonte de fibras
Ao mesmo tempo, a atemoia também é um alimento que serve como fonte de fibras. Sabia que o nutriente auxilia a digestão e contribui com a prevenção da prisão de ventre?
Outra vantagem da fruta ser rica em fibras é que elas colaboram com a promoção da saciedade ao corpo. Só não vale se esquecer de moderar na hora de comer a atemoia, já que ela possui bastantes calorias, como vimos acima.
Além disso, se você não tem o costume de consumir muitas fibras, adicione o nutriente aos poucos na dieta. Isso porque aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente nas refeições pode provocar efeitos colaterais como gases, inchaço e cólica.
5. Fonte de cobre
Lembra que vimos lá no começo da lista que o cobre é um nutriente presente na polpa da atemoia? Então, estima-se que a sua polpa tenha uma quantia do mineral que corresponde a 65% do teor de cobre que precisamos ingerir em um único dia.
O cobre contribui com a absorção de ferro no organismo e trabalha ao lado desse segundo mineral para auxiliar o corpo na tarefa de produzir glóbulos vermelhos.
Além disso, o cobre colabora com a manutenção de vasos sanguíneos, nervos e ossos saudáveis, ao mesmo tempo em que auxilia a saúde do sistema imunológico.
Vídeo
Sua preocupação é com a perda de peso? Então, aprenda com a nossa nutricionista a maneira certa de incluir as frutas na dieta e conheça os erros comuns:
Fontes e referências adicionais
- MedlinePlus – Potassium
- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – Conheça a atemoia
- MedlinePlus – Dietary Fiber
- Unicamp – Tudo se aproveita na atemoia
- MedlinePlus – Copper in diet
Fontes e referências adicionais
- MedlinePlus – Potassium
- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – Conheça a atemoia
- MedlinePlus – Dietary Fiber
- Unicamp – Tudo se aproveita na atemoia
- MedlinePlus – Copper in diet