Fruta do Conde engorda? Propriedades e benefícios

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atualizado em 16/03/2021

A fruta do conde, também conhecida como pinha, é uma fruta nutritiva e que, ao contrário do que muitos pensam, não engorda.

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Mas, para usufruir de suas propriedades emagrecedoras, ela deve ser consumida como parte de um programa de perda de peso, como veremos mais adiante.

Então, vamos agora conhecer melhor essa fruta tão saborosa, suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, além de aprender como incluir a fruta do conde em uma dieta de emagrecimento.

fruta do conde

Propriedades nutricionais

A fruta do conde, de nome científico Annona squamosa, é uma fruta muito cultivada na América do sul e na Ásia. Ela é rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares, além de ser livre de colesterol e conter quantidades ínfimas de gorduras.

Por isso, ela pode ser uma ótima aliada na luta contra a balança, quando incluída em uma dieta balanceada. Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de fruta do conde in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias91 kcal
Carboidratos22,4 g
Proteína1,49 g
Gorduras0,32 g
Fibra alimentar3,36 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Fruta do conde engorda?

Não, pois, apesar de ser uma fruta rica em carboidratos, os outros nutrientes da fruta do conde podem ajudar na perda de peso.

É o caso das fibras alimentares, que ajudam não só a manter o bom funcionamento do trânsito intestinal, mas também ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Por isso, ela é uma boa opção para lanches, já que ela pode contribuir para a diminuição do consumo calórico no decorrer do dia.

Além disso, seus antioxidantes ajudam a combater a inflamação causada pela obesidade e pelo sobrepeso, melhorando assim a sensibilidade à insulina.

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Então, a fruta do conde pode ser uma ótima aliada da perda de peso, mas o ideal é incluí-la em uma dieta balanceada e, se possível, associada à prática de exercícios.

fruta do conde aberta

Efeitos colaterais da fruta do conde

O consumo da fruta do conde, quando feito sem exageros, normalmente não causa efeitos colaterais.

Mas, como a fruta é rica em açúcares, é importante consumi-la com moderação, principalmente se você sofre com diabetes, síndrome metabólica ou resistência à insulina.

Além disso, deve-se tomar cuidado com a semente, especialmente com crianças pequenas, que podem se engasgar.

Principais benefícios da fruta do conde

As propriedades nutricionais da fruta do conde podem trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos a seguir:

  • Rica em vitamina C: Essa fruta contém tanta vitamina C quanto as frutas cítricas, o que á a ela um excelente poder antioxidante. Assim, ela ajuda a combater o efeito dos radicais livres no corpo, e a prevenir problemas como o envelhecimento precoce da pele e as inflamações;
  • Fonte de potássio e magnésio: Esses minerais são essenciais para a saúde dos vasos sanguíneos, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, como a hipertensão;
  • Rica em fibras e pobre em gordura: A fruta do conde também contribui para a saúde do coração, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, além de prevenir a constipação;
  • Rica em carboidratos: A pinha também pode ser uma opção de alimento pré-treino, uma vez que é rica em carboidratos, que fornecerão a energia necessária para a realização dos exercícios.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de fruta do conde in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias91 kcal
Carboidratos22,4 g
Proteína1,49 g
Gorduras0,32 g
Fibra alimentar3,36 g
Gorduras saturadas0,1 g
Gorduras poli-insaturadas0,1 g
Cálcio20,9 mg
Ferro0,21 mg
Sódio1,34 mg
Magnésio30,5 mg
Fósforo34,4 mg
Potássio283 mg
Zinco0,24 mg
Cobre0,11 mg
Tiamina0,12 mg
Riboflavina0,04 mg
Vitamina B60,09 mg
Vitamina C35,9 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Você gosta da fruta do conde? Tem o costume de consumi-la com certa frequência? Acredita que isso pode estar te fazendo ganhar peso indevidamente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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6 comentários em “Fruta do Conde engorda? Propriedades e benefícios”

  1. Hum ta dificil pra mim então! Aqui no quintal de casa tem um pé da fruta, se chama ata na minha região. Está na época dela e sou louca pela fruta. Enquanto tem, estou comendo..1 2 3 ?

    • Engorda sim. Ganhei peso sem saber porque , até q lembrei estar comendo fruta do conde todo dia, pois está na época delas e eu adoro. Resolvi pesquisar e vi q é muito calórica.

  2. Se comer a fruta frequentemente pode regularizar o intestino, quer dizer prender o intestino? ou tem que fazer chá das folhas etc?

  3. essa fruta é maravilhosa, agora sabendo dos beneficios que possui é para tê-la sempre por perto,gostaria de saber se tem algum produto farmacêutico produzido com essa fruta ex. xarope, shampho etc…, caso sim, faça um artigo mencionado, os leitores agradecem.

    • Não é de nosso conhecimento por enquanto, Angela. Fique ligada nos novos artigos para saber qualquer novidade. Obrigado!