Fruta do Conde Engorda?

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atualizado em 17/12/2019

A fruta do conde advém das Índias Ocidentais e da América do Sul, portanto, é uma fruta facilmente encontrada no Brasil. Ela também cresce nas encostas dos Andes e em várias partes da Ásia. A fruta do conde, em determinadas regiões do mundo, pode ter um alto custo devido à dificuldade de transporte.

Possui uma casca rígida, mas dentro a polpa é carnuda e suave. Tem sabor açucarado, gosto granulado e é rica em ferro, niacina e cálcio, além de ter também muitas calorias e até por este motivo, muitas pessoas questionam se fruta do conde engorda.

Calórica por possuir grande quantidade de açúcares naturais, pode-se afirmar que se consumida fora do controle, a fruta do conde engorda. Ela é frequentemente consumida como sobremesa ou lanche nutritivo entre as refeições. A fruta do conde pode ser usada batida em shakes ou vitaminas e até mesmo sorvetes naturais de sabor exótico. É indicada para aqueles que têm hipertireoidismo ou precisam ganhar peso rapidamente.

Especificações da fruta do conde

A polpa da fruta tem um sabor suave e doce. O tamanho varia de 8 a 16 cm de diâmetro. Esta fruta pode ser redonda ou irregular em forma de coração. A pele que cobre a fruta é fina, mas resistente e geralmente aparece em colorações verde ou marrom. Ao abrir a fruta, você se depara com uma camada grossa e cremosa que envolve as sementes. De sabor açucarado e textura granulada, a fruta advém de uma planta perene que cresce até 6 metros, chamada de pé de pinha ou pinheira e possui folhas e flores.

O tronco do pé de pinha tem cerca de 10 a 14 polegadas de espessura. Estas árvores crescem de 4,5 a 10 metros de comprimento. As folhas desta árvore são oblongas ou estreitas. As folhas não têm um cheiro agradável, mas são largas e visíveis. A árvore é muitas vezes feita de galhos caídos longos que podem tocar o chão. Podem carregar flores amarelas em algumas épocas do ano que exalam uma fragrância doce à noite. Esta árvore pertence à família Annosa de árvores. A fruta do conde é rica em sabor e pode ser consumida pura, vitaminas ou em sobremesas como sorvete ou torta.

Fruta do conde engorda?

A polpa da fruta do conde é ideal para pessoas desnutridas, que têm dificuldade em ganhar peso por causa do metabolismo acelerado ou outras pessoas que querem ganhar mais massa. Isso porque a fruta do conde engorda devido à alta presença de açúcar em sua composição, o que faz com que o alimento seja altamente calórico. A polpa da fruta do conde com mel ou em receitas diversificadas de sobremesas é ideal para aqueles que desejam ganhar um pouco de peso.

Os açúcares presentes na fruta agem como um estimulante do apetite. E quanto maior o seu apetite, maior será a ingestão de alimentos. A água presente na fruta pode mantê-lo mais hidratado e a boa taxa de proteínas pode também ajudar na construção muscular. A alta quantidade de gordura e carboidratos fornece mais energia para o corpo.

A fruta tem uma proporção de 100 calorias a cada 100 gramas, ou seja, a cada 1 grama possui uma caloria, isso a torna mais calórica do que outras frutas encontradas nos mercados que já são consideradas mais calóricas, como é o caso do abacate, açaí, manga, caqui e banana.

Tabela de valor nutricional

A fruta do conde contém vários nutrientes essenciais, como a vitamina C, vitamina A e vitamina B6. Também contém 35 gramas de vitamina V e 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Contém minerais importantes como potássio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e fibra dietética. Veja a tabela de valores detalhados sobre uma fruta do conde de 190 g.

Nutrientes Quantidade
Componentes
Proteína 5.2 g
Água 183 g
Polpa 1.9 g
Calorias
Calorias totais 235
Calorias do Carboidrato 213
Calorias da Gordura 6.1
Calorias da Proteína 17
Carboidratos
Total de Carboidratos 59 g
Fibra dietética 11 g
Gorduras
Gorduras totais 725 mg
Gordura saturada 120 mg
Gordura monoinsaturada 285 mg
Gordura poliinsaturada 100 mg
Ômega-6 100 mg
Vitaminas
Vitamina A 15 UI
Vitamina C 91 mg
Tiamina 275 mcg
Riboflavina 283 mcg
Niacina 2.2 mg
Vitamina B6 500 mcg
Folato 35 mcg
Ácido pantotênico 565 mcg
Minerais
Cálcio 60 mg
Ferro 1.5 mg
Magnésio 53 mg
Fósforo 80 mg
Potássio 618 mg
Sódio 23 mg
Zinco 250 mcg
Cobre 215 mcg
Selênio 1.5 mcg

Efeitos colaterais da fruta do conde

A fruta do conde encontrada na natureza deve ser consumida com cuidado, pois quando consumidas verdes podem fazer mal à saúde, e além disso as sementes são venenosas, por isso nunca se deve consumir as sementes. Procure sempre por frutas do conde maduras. A fruta também é rica em açúcar, por isso, deve ser consumida com parcimônia por pacientes diabéticos, pois pode elevar o nível de glicose no sangue.

Benefícios gerais da fruta do conde

  1. As frutas do conde são ricas em vitamina C, um antioxidante que pode combater os radicais livres no corpo;
  2. A fruta também contém vitamina A, o que é bom para manter a pele saudável, melhorar a visão dar mais vida ao cabelo;
  3. O magnésio presente na fruta do conde pode proteger o coração contra doenças cardíacas e ajuda relaxar os músculos;
  4. A fruta do conde é rica em vitamina B6 e potássio;
  5. A fruta do conde é rica em cobre e possui muita fibra alimentar, o que é bom para manter o trânsito intestinal, ajudando na digestão e evitando a constipação;
  6. Frutas do conde têm baixos níveis de gordura, o que é bom para a saúde de uma forma geral, pois mantém os níveis de colesterol estáveis;
  7. Acredita-se que uma massa feita com a polpa do fruto pode ser usada como um bálsamo para tratar furúnculos, abcessos e úlceras;
  8. Fruta do conde quando seca no sol e moída pode tratar a disenteria e diarreia.
  9. A fruta do conde também atua como estimulante e expectorante. Estes frutos são bons para o tratamento de anemia.
  10. Algumas pessoas acreditam que a fruta quando consumida como bebida pode funcionar como um substituto do leite.
  11. A casca da árvore da fruta contém substâncias adstringentes e taninos e é utilizada na fabricação de medicamentos à base de plantas. As folhas das árvores são importantes para o tratamento de câncer e tumores, enquanto a casca pode aliviar dores de dente.

Você gosta da fruta do conde? Tem o costume de consumi-la com certa frequência? Acredita que isso pode estar te fazendo ganhar peso indevidamente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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6 comentários em “Fruta do Conde Engorda?”

  1. Hum ta dificil pra mim então! Aqui no quintal de casa tem um pé da fruta, se chama ata na minha região. Está na época dela e sou louca pela fruta. Enquanto tem, estou comendo..1 2 3 ?

    • Engorda sim. Ganhei peso sem saber porque , até q lembrei estar comendo fruta do conde todo dia, pois está na época delas e eu adoro. Resolvi pesquisar e vi q é muito calórica.

  2. Se comer a fruta frequentemente pode regularizar o intestino, quer dizer prender o intestino? ou tem que fazer chá das folhas etc?

  3. essa fruta é maravilhosa, agora sabendo dos beneficios que possui é para tê-la sempre por perto,gostaria de saber se tem algum produto farmacêutico produzido com essa fruta ex. xarope, shampho etc…, caso sim, faça um artigo mencionado, os leitores agradecem.

    • Não é de nosso conhecimento por enquanto, Angela. Fique ligada nos novos artigos para saber qualquer novidade. Obrigado!