Chicória – Benefícios, para que serve e receitas!

Especialista:
atualizado em 02/10/2020

Aliada da boa forma, boa para a saúde do coração e impulsiona o sistema imunológico: conheça os benefícios da chicória e saiba como usar!

Apesar de uma verdura popular, muitas pessoas desconhecem os seus benefícios. Ela é muito utilizada em saladas, tortas e até em omeletes.

De sabor amargo, a chicória apresenta 12 calorias em cada porção de 100 gramas. É uma excelente fonte de vitamina A, B6 e C, ao mesmo tempo em que fornece doses de fibras ao organismo, proteínas, carboidratos e outros nutrientes.

Benefícios da chicória
Chicória cozida

Benefícios da chicória

Para mostrar como é vantajoso incluir esse alimento nas refeições, vamos conhecer alguns benefícios da chicória e descobrir para que serve esse alimento. Confira a seguir.

1. Ajuda na perda de peso

A chicória é um alimento com baixo valor calórico, que contribui com a redução do número de calorias ingeridas, e ainda fornece nutrientes importantes ao organismo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e publicada no British Journal of Nutrition identificou que uma fibra encontrada na raiz da chicória chamada oligofrutose, promove a sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento.

Em ratos, a oligofrutose demonstrou estimular a secreção do hormônio da saciedade, reduzir a ingestão de energia e promover a perda de peso.

2. Boa para os músculos e articulações

A chicória possui propriedades anti-inflamatória que ajudam a tratar dores musculares e nas articulações, decorrentes de exercícios de repetição. Além disso seu consumo reduz as dores causadas por condições como a artrite e a osteoartrite.

3. Benefícios da chicória para o sistema digestivo

Um dos benefícios da chicória é colaborar com o bom funcionamento do intestino e de todo sistema digestivo. Isso se dá pela presença de probióticos e fibras:

  • Inulina: um probiótico que reduz a acidez do organismo e combate problemas como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a indigestão e a azia;
  • Fibras: a chicória é rica em fibras que ajuda na eliminação das toxinas através das fezes, e no combate à prisão de ventre.

4. Bom para a saúde do coração

Por conta da presença de inulina em sua composição, a chicória pode reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo, o LDL, que é responsável por inúmeras doenças.

Além disso, a chicória também contém antioxidantes chamados de fenóis, que podem prevenir doenças cardiovasculares.

5. Benefícios da chicória para o sistema imunológico

A hortaliça é ótima para o sistema imunológico por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes, neutralizando os radicais livres e fortalecendo o organismo contra bactérias que causam infecções.

6. Ansiedade e estresse 

Por conta de seu efeito sedativo, a chicória reduz a ansiedade, deixa a mente mais sossegada e alivia o estresse. O extrato da raiz de chicória também possui efeito sedativo e pode ser utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

7. Benefícios da chicória para a saúde dos rins e fígado

O alimento tem efeito diurético, auxiliando o corpo a eliminar toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, além de contribuir para eliminar o excesso de líquido que causa inchaço e ganho de peso.

Receitas

As maneiras mais simples de se consumir esse alimento tão rico é utilizando-o como principal ingrediente de refogados e de saladas.

A salada é mais saudável, pois você vai consumir o alimento in natura, preservando todas as suas características. Para que você consiga diversificar o seu cardápio, aprenda 9 receitas de salada de chicória.

Além das receitas clássicas, a chicória pode ser consumida como suco, que tem ganhado muita popularidade, principalmente com quem está de dieta. Os benefícios do suco de chicória são inúmeros. Descubra se o suco de chicória emagrece.

Tabela nutricional

Conheça a seguir a tabela nutricional da chicória crua, antes da adição de quaisquer ingredientes, e então saiba o que você estará obtendo ao consumi-la.

ComponenteQuantidades (em 100 g de chicória)
Energia12 kcal
Carboidrato2,76 g
Proteína1,14 g
Gorduras0,14 g
Fibra alimentar2,2 g
Colesterol0 g
Cálcio47,4 mg
Ferro0,48 mg
Sódio16,3 mg
Magnésio15,6 mg
Fósforo13,4 mg
Potássio531 mg
Zinco0,17 mg
Cobre0,05 mg
Selênio0,16 mg
Vitamina A155 mcg
Vitamina E0,32 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,1 mg
Niacina0,68 mg
Vitamina C6,54 mg
Equivalente de folato111 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Contraindicações 

Mesmo com tantos benefícios da chicória para a saúde e boa forma, ainda é necessário ter alguns cuidados com o vegetal.

  • Mulheres gestantes ou que estão em processo de amamentação: a chicória estimula a menstruação e, em casos extremos, pode causar um aborto ou sangramento excessivo;
  • Pessoas que tem alergia a margaridas, tasneiras e calêndulas: estão propensas a ter reações alérgicas ao consumir a chicória;
  • Pessoas que tem cálculo biliar ou pedras na vesícula: Não é aconselhável o consumo da chicória, pois pode agravar o problema.

Você já conhecia todos esses benefícios da chicória para a boa forma e saúde? Como você costuma utilizá-la na sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “Chicória – Benefícios, para que serve e receitas!”

  1. Bem eu sofro com estômago presao alta colesterol treglicerido alto então ache que vai me fazer bem adorei a receita vou usar sempre agora

  2. Faço salada de tomates, chicória picada bem fininha, cebola bem picadinha temperada com azeite,vinagre de maçã e pitadinhas de sal. Fica uma delícia