Benefícios da Chicória – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Aliada da boa forma, boa para a saúde do coração e impulsiona o sistema imunológico: conheça os benefícios da chicória e saiba como usar!

A chicória apresenta 23 calorias em cada porção de 100 gramas. É uma excelente fonte de vitamina A, B6 e C, ao mesmo tempo em que fornece doses de fibras ao organismo, proteínas, carboidratos e outros nutrientes.

Para mostrar como é vantajoso incluir esse alimento nas refeições, vamos conhecer alguns benefícios da chicória e descobrir para que serve esse alimento, que apesar de ser originário da Europa, também é cultivado no continente americano.

Para que serve a chicória?

Estudos e análises a respeito da composição do alimento têm apontado quais são os benefícios da chicória. Descubra para que serve o vegetal:

  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Dores musculares e articulares;
  • Saúde digestiva;
  • Saúde do coração;
  • Auxílio à redução de dores da artrite;
  • Aliado do sistema imunológico;
  • Alívio da ansiedade e estresse;
  • Saúde renal e hepática.

Benefícios da chicória: saiba como usar!

A chicória é uma erva muito utilizada em saladas, tortas e até em omeletes. Além das receitas clássicas, uma das maneiras de se consumir a chicória que tem ganhado muita popularidade, principalmente com quem está de dieta, é o seu suco. Descubra se o suco de chicória emagrece e como fazer.

A maneira mais simples de se consumir esse alimento tão rico é utilizando-a como principal ingrediente de algumas saladas. Com isso, você vai consumir o alimento in natura, preservando todas as suas características. Para que você consiga diversificar o seu cardápio, aprenda receitas de salada de chicória.

Cuidados com a chicória

Desidratação: Quem não tem problemas para urinar deve ter o cuidado de não comer a chicória exageradamente, para não liberar água em excesso do seu corpo e sofrer com a desidratação, uma vez que o alimento é diurético, ou seja, aumenta a frequência da urina;

Gestação e amamentação: Não é recomendado que gestantes consumam o alimento porque ele pode estimular a menstruação e causar um aborto. Como não há evidências a respeito da transferência que pode ocorrer entre mãe e bebê através do leite, a ingestão de chicória também não é indicada para mulheres que amamentam;

Cálculo biliar: As pessoas que possuem cálculo biliar também são aconselhadas a não exagerar ao comer a chicória, pois ela pode agravar o problema;

Alergia: Outra condição que exige cuidado é a alergia a margaridas, tasneiras e calêndulas. Quem sofre com esse problema pode ter reações alérgicas ao comer o chicória e deve, portanto, conversar com o médico de confiança antes de integrar o alimento às suas refeições.

Você já conhecia todos esses benefícios da chicória para a boa forma e saúde? Como você costuma utilizá-la na sua cozinha? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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15 comentários em “Benefícios da Chicória – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Bem eu sofro com estômago presao alta colesterol treglicerido alto então ache que vai me fazer bem adorei a receita vou usar sempre agora

  2. Faço salada de tomates, chicória picada bem fininha, cebola bem picadinha temperada com azeite,vinagre de maçã e pitadinhas de sal. Fica uma delícia