Benefícios da Endívia – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Boa para a saúde da gestação, para a saúde do cérebro e para a visão: conheça os todos benefícios da endívia e saiba como usar na dieta!

O vegetal de folhas traz incríveis benefícios para a pele, cabelo e saúde. Uma porção de meia xícara de endívias tem apenas quatro calorias mensuráveis, mas fornece 3% de fibra e um 1% de proteína. Tem uma pequena quantidade de carboidratos, apenas 0,84 gramas, açúcares são 0,06 gramas e há 0,05 gramas de gordura total.

O alimento ainda traz doses de folato (vitamina B9), vitamina K, vitamina A, vitamina C, manganês, do nutriente colina e de ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6. A endívia também possui doses menos significativas de outras vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e cobre.

Para que serve a endívia?

Estudos e análises acerca da composição do alimento têm apontado quais são os benefícios da endívia. Confira para que serve o vegetal:

  • Digestão;
  • Saúde do coração;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Saúde óssea;
  • Saúde dos olhos;
  • Saúde cerebral;
  • Saúde da gestação;
  • Aumento do apetite;
  • Auxílio à prevenção da anemia;
  • Auxílio à prevenção de ataques de asma;
  • Saúde do fígado e da vesícula biliar;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Saúde da pele;
  • Saúde dos cabelos.

Benefícios da endívia: saiba como usar!

A endívia pode ser consumida por meio das receitas de salada de endívia light, além de poder ser utilizada em receitas fit para o jantar, por exemplo.

Para auxiliar a prevenção de ataques de asma, você pode comer a endívia regularmente e fazer um suco misturando folhas de endívia fresca, folhas de aipo e pedaços de cenoura. Um suco de endívia também é indicado para ajudar a desintoxicar o corpo.

A endívia da variedade belga pode ser refogada ou assada. As suas folhas podem ser separadas e usadas como acompanhamento para aperitivos. As cabeças compactas de endívia podem ser adicionadas ao vinagrete ou grelhadas e funcionam ainda como um bom acompanhamento para peixes grelhados.

As folhas exteriores mais escuras da endívia de folha larga, também chamada de escarola, são boas para incrementar sopa e cozidos, além de serem usadas como recheio para salgados e pizzas.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou de todos os benefícios da endívia para a saúde que separamos acima? Pretende incluí-la em sua dieta agora para aproveitá-los? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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