Endívia – O que é, tipos, benefícios e como usar

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atualizado em 01/12/2020

Boa para a saúde da gestação, para a saúde do cérebro e para a visão: conheça os todos benefícios da endívia e saiba como usar na dieta!

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A endívia (Cichorium endivia) é um vegetal folhoso que traz incríveis benefícios para a pele, cabelo e saúde de uma forma geral.

O alimento ainda traz doses de folato (vitamina B9), vitamina K, vitamina A, vitamina C, manganês, do nutriente colina e de ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6.

A endívia também possui doses menos significativas de outras vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e cobre.

Tipos e formas de uso das endívias

Existem 3 tipos de endívia: belga, chicória e escarola.

Belga: pequena cabeça cilíndrica com folhas amarelas ou avermelhadas e bordas onduladas. Devido ao sabor moderadamente amargo pode ser usada em saladas, refogadas ou assadas.

Endívia belga
Endívia belga

Chicória: cacheada ou encaracolada, com cabeça espessa e folhas de textura rendada. O sabor amargo é mais intenso nas folhas verde escuras, por isso é indicado para saladas.

Endívia chicória
Endívia chicória

Escarola: folhas largas, com sabor menos amargo é indicado para saladas. Já as folhas exteriores mais escuras são mais amargas e duras, sendo boas para sopas, cozidos, salgados e pizzas.

Além disso, podem ser consumidos na forma de chá, xarope ou suco.

Endívia escarola
Endívia escarola

Benefícios da endívia

Estudos e análises acerca da composição do alimento têm apontado quais são os benefícios da endívia. Confira para que serve o vegetal:

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Ajuda a prevenir a constipação

A endívia tem alto teor de fibras, elas absorvem água no intestino, assim amolece as fezes e facilita a eliminação, prevenindo quadros de constipação.

Boa para o coração

Devido a ser rico em fibras e potássio, pode ajudar a estabilizar a pressão. Além disso, possui insulina polissacarídica natural, a qual ajuda a reduzir o colesterol LDL no sangue.

A endívia ajuda no controle da glicemia

Muitos estudos indicaram que as fibras auxiliam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, principalmente em quem já tem diabetes.

Ajuda a promover ossos mais fortes

Endívias também são ricas em cálcio e vitamina K. O cálcio é o componente mais importante da composição dos dentes e ossos. Já a vitamina K, não apenas ajuda na retenção de cálcio pelo osso, como também reduz a sua eliminação através da urina.

Ajuda na saúde da visão

Por ser rica em betacaroteno, há ótimos benefícios da endívia para a visão. O seu consumo reduz o risco da deficiência de vitamina A.

Boa para a saúde do cérebro

O potássio, folato e vários antioxidantes presentes nas endívias possuem benefícios neurológicos importantes, seja no combate ao Alzheimer, na perda de memória, falta de concentração dentre outras condições. Os antioxidantes da endívia tem ação contra os radicais livres.

Ajuda a evitar problemas congênitos

A endívia é rica em vitaminas complexo do B, como o ácido fólico. Ele ajuda na formação do tubo neural e glóbulos vermelhos em bebês pré-natais.

Aumenta o apetite

Pode ser útil na falta de apetite após o tratamento de algumas doenças e em quadros de anorexia, já que em sua composição estão presentes substâncias que auxiliam no aumento do apetite.

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A endívia ajuda a tratar a anemia

Devido ao fato de ser rico em minerais, o suco da endívia pode ser útil no tratamento da anemia. Para que ocorra os seus benefícios é indicado o seu consumo logo após o seu preparo.

Amiga do fígado e da vesícula biliar

Ingerir o suco de endívia fresco pode ajudar no processo de desintoxicação realizado pelo fígado e rins. Isso acontece pois estimula a vesícula biliar a secretar a bile, o que elimina os materiais tóxicos do fígado.

Auxilia no tratamento da asma aguda

A endívia é considerada um alimento anti-inflamatório, podendo reduzir infecções e doenças respiratórias, como a asma.

Para auxiliar a prevenção de ataques de asma, você pode comer a endívia regularmente e fazer um suco misturando folhas de endívia fresca, folhas de aipo e pedaços de cenoura. Um suco de endívia também é indicado para ajudar a desintoxicar o corpo.

Como consumir a endívia

A endívia pode ser consumida por meio das receitas de salada de endívia light, além de poder ser utilizada em receitas fit para o jantar, por exemplo.

A endívia da variedade belga pode ser refogada ou assada. As suas folhas podem ser separadas e usadas como acompanhamento para aperitivos.

As cabeças compactas de endívia podem ser adicionadas ao vinagrete ou grelhadas e funcionam ainda como um bom acompanhamento para peixes grelhados.

As folhas exteriores mais escuras da endívia de folha larga, também chamada de escarola, são boas para incrementar sopa e cozidos, além de serem usadas como recheio para salgados e pizzas.

Propriedades nutricionais da Endívia

A endívia fornece vários outros nutrientes importantes para a saúde do nosso organismo, como já destacado anteriormente, principalmente de vitamina A, C e K.

ComposiçãoQuantidade por 100 g% VD (*)
Calorias12 kcal = 51 kJ1
Carboidrato2,8 g1
Proteína1,1 g1
Gorduras
Fibras2,2 g9
Cálcio47,4 mg5
Ferro0,5 mg4
Sódio16,3 mg1
Magnésio15,6 mg6
Fósforo13,4 mg2
Potássio531 mg15
Vitamina A155 mcg26
Ácido fólico142 mcg35
Vitamina C6,5 mg14
Vitamina E0,32 mg3
Vitamina K231 mcg355
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA e TABNUT
Fontes e Referências Adicionais

O que você achou de todos os benefícios da endívia para a saúde que separamos acima? Pretende incluí-la em sua dieta agora para aproveitá-los? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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