Como fazer Chá de Salsa – Receita e dicas

Especialista da área:
atualizado em 28/03/2021

Os benefícios do chá de salsa já são bastante conhecidos, mas, para usufruir deles, é preciso saber como fazer a bebida da forma correta.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse chá, feito a partir da salsa, ou salsinha, possui muitas propriedades medicinais que podem ajudar a manter a saúde, como veremos adiante.

Então, vamos agora aprender como preparar a bebida e conhecer seus benefícios para a saúde e a boa forma, além disso, vamos descobrir se o chá de salsa emagrece.

salsa

Benefícios do chá de salsa

A salsa possui propriedades nutricionais e medicinais, e assim o seu consumo pode ajudar a prevenir e a tratar diversos tipos de problemas.

Suas principais ações são:

  • Tem efeito diurético: O chá de salsa tem uma leve ação diurética, e assim estimula o funcionamento dos rins. Por isso, ele é indicado para quem tem tendência a desenvolver pedras nos rins;
  • Propriedades antibacterianas: Outro benefício desse chá é a sua ação contra bactérias, que faz dele uma boa forma de prevenir infecções intestinais;
  • Ação antioxidante: A salsa é rica em vitamina C e outras substâncias com ação antioxidante, e por isso ela ajuda a combater a ação dos radicais livres;
  • Combate algumas doenças: A ação antioxidante, associada à ação anti-inflamatória da salsa contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e inflamações;
  • Melhora cólicas: Mulheres que sofrem de cólicas menstruais podem se beneficiar, pois esse chá alivia os sintomas da cólica menstrual. Isso se deve à sua ação calmante e relaxante, que alivia dores pelo corpo;
  • Melhora a digestão: O chá de salsa ajuda a melhorar sintomas gastrintestinais, como gases, dores de estômago e má digestão.

Chá de salsa emagrece? 

O chá de salsa pode contribuir para a perda de peso, desde que o seu consumo esteja associado à uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas.

Mas, quando incluímos o chá de salsa em um programa de emagrecimento, é possível observar alguns efeitos benéficos, como:

Como preparar o chá de salsa

chá de salsa com limão

Veja a seguir algumas das receitas mais consumidas de chá de salsa.

1. Receita de chá de salsa simples

Ingredientes:

  • 3 ramos de salsa;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Separe 3 ramos de salsa e lave bem;
  2. Depois, pique a salsa e aqueça junto com a água;
  3. Então, deixe ferver por cerca de 5 minutos, desligue o fogo e deixe em infusão por mais 10 minutos;
  4. Após esse tempo, sirva.

2. Receita de chá de salsa com gengibre

Ingredientes:

  • 3 ramos de salsa;
  • 500 ml de água;
  • 1 pedaço de gengibre de 2 cm.

Modo de preparo:

  1. Corte o gengibre e a salsinha e reserve
  2. Então, ferva o gengibre junto com a água;
  3. Quando começar a ferver, acrescente a salsa e deixe em infusão por 10 minutos.

3. Receita de chá de salsa com limão

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • Suco de 1 limão;
  • Mel a gosto, para adoçar.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela e, quando atingir fervura, desligue o fogo;
  2. Então, acrescente a salsa e o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos.
  3. Após esse tempo, adoce com o mel.

4. Receita de chá de salsa com canela

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 litro de água;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela, juntamente com a canela em pau;
  2. Depois, quando a água começar a ferver, desligue o fogo, acrescente a salsa e deixe em infusão por 10 minutos;
  3. Então, coe e sirva.

Dicas e cuidados

O chá de salsa não deve ser consumido em excesso. Então, o ideal é dividir a porção preparada e tomar durante o dia, não passando de 3 canecas de 250 ml.

Além disso, não se deve usá-lo por muito tempo, sento recomendado no máximo por 5 dias consecutivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, evite consumir o chá se estiver grávida ou amamentando, já que o uso da bebida não foi estudado nesses grupos de pessoas.

Vídeo do especialista

Gostou das dicas? Então aproveite e assista ao vídeo da nossa nutricionista abaixo explicando sobre os benefícios da salsa, e veja ainda mais receitas com essa verdura.

O que você achou dessas dicas e receitas de como fazer chá de salsa? Tem vontade de adicionar esta bebida em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (208 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

36 comentários em “Como fazer Chá de Salsa – Receita e dicas”

  1. Boa tarde !!! Gostaria de saber se posso fazer o chá na hora ou posso fazer a quantidade que seria 4 vezes por dia?Tenho dúvida pois estava fazendo para cada 500ml e 2 colheres de salsinha e ferver 5 minutos tá errado?
    Fico muito grata e gostaria do seu retorno

  2. Olá td bem então eu ñ preciso esmagrecer, eu preciso fazer xixi pois estou com problemas urinário, mas vi q o chá esmagrcer o que eu faço??