Chá de Salsa Emagrece? Para Que Serve e Benefícios

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A salsa é uma planta, também conhecida pelo nome de salsinha, que costuma aparecer em temperos de arroz, feijão, saladas, carnes e outros pratos culinários.

Ela é composta por aproximadamente 33,5 calorias a cada porção de 100 g em sua versão crua e é dotada de nutrientes como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina B1, vitamina 2, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C e vitamina K.

O vegetal ainda pode ser utilizado no preparo de um chá, que já foi associado ao efeito de auxiliar o emagrecimento. Mas será que isso é mesmo verdade? Podemos afirmar que o chá de salsa emagrece? Vamos entender melhor como isso funciona abaixo.

O chá de salsa emagrece? 

Um dos motivos que indicam que o chá de salsa emagrece é que a bebida possui propriedades diuréticas. Isso significa dizer que ela combate o inchaço que surge no corpo em decorrência da retenção de líquido, já que estimula a eliminação desse excesso de água por meio da urina.

Além disso, consumir a bebida no lugar de outras mais calóricas como cafés cremosos, refrigerantes, sucos industrializados e achocolatados pode trazer uma diminuição na ingestão calórica diária.

Vale lembrar que para perder peso é necessário consumir uma quantidade de calorias menor do que a quantia calórica que é eliminada.

A ingestão de quatro porções diárias de 250 ml de chá de salsinha pode favorecer o emagrecimento.

Obviamente, não estamos afirmando aqui que o chá de salsa emagrece magicamente. Ainda que ele possa auxiliar, a bebida contribuirá com a perda de peso somente se estiver inserida em um contexto de estilo de vida saudável.

Ou seja, além de tomar o chá, quem deseja e/ou necessita emagrecer deve seguir uma dieta equilibrada, controlada, nutritiva e saudável, sem abusar das guloseimas cheias de calorias e pobres em nutrientes, e praticar exercícios físicos com regularidade para estimular a queima de calorias por parte do corpo.

Para que serve? Outros benefícios do chá de salsa 

  • Sistema imunológico: por ser composto pelas vitaminas A, B12, C e K, o chá feito a partir da salsa melhora a resistência do sistema imunológico, contribuindo com a prevenção de resfriados.
  • Combate ao mau hálito: a bebida ajuda a evitar o cheiro desagradável na boca por possuir uma concentração alta de clorofila, que atua na inibição da produção de bactérias do mau hálito.
  • Saúde da mulher: a salsinha beneficia a saúde feminina por agir na regulação da menstruação e no combate às cólicas menstruais;
  • Saúde dos rins: o consumo regular do vegetal está associado à prevenção da formação de pedras ou cálculos nos rins.
  • Ação antioxidante: a luteolina, uma substância da salsinha que possui efeito antioxidante, está associada ao auxílio à prevenção de danos às células. Além disso, estudos feitos com animais mostraram que a salsa melhora a capacidade antioxidante do sangue.
  • Combate aos radicais livres: a ação antioxidante do chá de salsa, graças ao seu teor de vitamina A e vitamina C, também combate os radicais livres, compostos malignos que causam doenças como câncer, asma, diabetes e aterosclerose, além de promoverem o envelhecimento.
  • Prevenção da anemia: por ser fonte de ferro, o vegetal que dá origina a bebida pode auxiliar a combater a anemia ferropriva, que é caracterizada justamente pela deficiência de ferro no organismo.

Como fazer chá de salsa

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de salsa picada;
  • 500 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem e picar a salsa;
  2. Juntar a água e salsa picada em uma chaleira e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos;
  3. Desligar o fogo e deixar a chaleira tampada por mais 10 minutos. Quando amornar, o chá estará pronto para ser consumido.

Como fazer chá de salsa com limão

Ingredientes:

  • 5 ramos de salsa;
  • 1 l de água;
  • Gotinhas de limão

Modo de preparo:

  1. Juntar a salsa e a água em uma panela e levar ao fogo;
  2. Deixar ferver durante cinco minutos. Desligar o fogo, esperar amornar e passar para outro recipiente;
  3. Adicionar as gotinhas de limão ao chá e servir-se.

O vídeo a seguir também mostra o passo a passo de como fazer o chá de salsa com limão:

O limão é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Entretanto, indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia. 

Como fazer chá de salsa com gengibre 

Ingredientes:

  • 300 ml de água fervente;
  • 2 pedaços pequenos de gengibre;
  • 2 colheres de chá de salsinha.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem e picar a salsa;
  2. Juntar a água, o gengibre e salsa picada em uma chaleira e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos;
  3. Desligar o fogo e deixar a chaleira tampada por mais 10 minutos. Quando amornar, o chá estará pronto para ser consumido.

O gengibre é uma boa pedida para o chá de salsa por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

Por outro lado, é importante ter cuidado com alimentos termogênicos, como é o caso da raiz, que devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no seu consumo para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas. 

Cuidados

O chá de salsa não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou que estejam em período de amamentação de seus bebês. A bebida também não deve ser ingerida por pessoas que façam uso de medicamentos diuréticos.

Recomenda-se ainda que o chá não seja tomado próximo da hora de dormir, por conta de suas propriedades diuréticas, que farão com que você precise ir mais vezes ao banheiro, interrompendo assim o sono.

O consumo de quantidades excessivamente altas de salsinha pode trazer efeitos colaterais como anemia e problemas nos rins ou no fígado.

Caso esteja tomando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se não existem riscos de interação entre o remédio e o chá de salsa.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que o chá de salsa emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentá-lo para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

17 comentários em “Chá de Salsa Emagrece? Para Que Serve e Benefícios”

  1. Eu tomo todo dia suco de salsa com água e limão minha barriga desinchou muito ….perde peso sim porque diminui a retenção de líquidos

  2. Boa tarde!
    tenho diabete e sou hipertensa,tomo grifage e losartana,posso tomar o chá de salsa,eu me interesei e gostaria de esperimentar

  3. Comecei a tomar chá de salsa porque estava com infecção urinária; como faço uso de remédio para pressão alta, notei que minha pressão baixou muito, pesquisei sobre o uso da salsa e agora estou em duvida, se devo ou não continuar fazendo uso. Vou retornar no meu cardiologista para saber como proceder…

  4. Meu esposo esta fazendo tratamento com antibióticos, e toda noite apos o consumo do chá de salsa ele traspira muuuuuuito e fica completamente gelado e palido, eu acho que é pelo uso execivo do chá de salsa. Ele toma 200 ml a noite e de manha. Pode ser o chá que ta fazendo isso