Conheça os principais benefícios do limão siciliano, para que serve na sua dieta e seu organismo, receitas e mais dicas de como usar essa fruta!
Embora seja mais consumido nos Estados Unidos e na Europa do que no Brasil, cada vez mais as pessoas estão buscando consumir o limão siciliano devido suas propriedades e sabor.
Rico em vitamina C, que é essencial para a saúde, uma unidade deste limão de casca amarela de 58 gramas pode fornecer mais de 30 mg desta vitamina.
Benefícios do limão siciliano
Assim como outros tipos de limão, ele oferece vários benefícios e pode ser usado em diversos pratos e receitas para cuidar da saúde, com a facilidade de ser menos ácido.
Por isso, veja agora quais são os benefícios do limão siciliano para a saúde, de acordo com pesquisas, e para que serve esta fruta!
1. Ajuda a prevenir pedras nos rins
Os limões contêm uma grande quantidade de citrato, que provou impedir naturalmente a formação de pedras nos rins, aumentando o volume e o pH da urina.
Apenas 1/2 xícara ou 125 ml de suco de limão por dia pode fornecer ácido cítrico suficiente para ajudar a prevenir a formação de cálculos em pessoas que já sofreram com a condição.
2. Bom para saúde do coração
É uma das melhores fontes de vitamina C, fibras e outros compostos, e por isso um dos benefícios do limão siciliano, segundo pesquisas, é que ele pode reduzir significativamente alguns fatores de risco para doenças cardíacas, bem como derrames.
Segundo um estudo publicado em 2012, seus flavonoides podem ajudar a diminuir o risco de derrame isquêmico em mulheres, e o potássio pode também ajudar a diminuir o risco de derrame, além de oferecer vários outros benefícios à saúde.
3. Pode previnir a anemia
A anemia ocorre quando você não consome ferro em quantidade suficiente na sua dieta. O limão siciliano contém um pouco de ferro, mas ele apresenta benefícios indiretos para combater a anemia porque melhora a absorção de ferro dos alimentos vegetais.
Seu intestino absorve o ferro da carne, frango e peixe (conhecido como ferro heme) com muita facilidade, enquanto o ferro de fontes vegetais (ferro não-heme) não é tão facilmente digerido.
No entanto, essa absorção pode ser melhorada através do consumo de vitamina C e ácido cítrico, que estão presentes no limão siciliano.
Espremer um pouco de suco de limão em uma salada feita com folhas de espinafre pode ajudar a melhorar a ingestão de ferro e vitamina C, e assim aproveitar esses benefícios do limão siciliano.
4. Ajuda a controlar o peso
A ciência comprovou que a pectina presente na casca e polpa das frutas cítricas como o limão siciliano ajuda as pessoas a se sentirem mais saciadas e por mais tempo.
Além disso, o limão siciliano é rico em polifenóis, compostos naturais que contêm antioxidantes.
5. Pode ajudar contra o câncer
É uma excelente fonte de antioxidante e vitamina C. Os antioxidantes ajudam a impedir que os radicais livres causem danos às células, o que pode levar ao câncer.
Alguns estudos também descobriram que as pessoas que comem mais frutas cítricas apresentam menor risco de câncer. No entanto, a ciência ainda não pode afirmar como os antioxidantes podem ajudar a prevenir o câncer.
6. Melhora a saúde digestiva
A principal fibra dos limões é a pectina, uma forma de fibra solúvel ligada a vários benefícios do limão siciliano para a saúde, como por exemplo melhorar a saúde intestinal e retardar a digestão de açúcares e amidos. Além disso, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.
7. Ajuda a prevenir a asma
De acordo com um estudo, pessoas que sofrem com asma e consomem quantidades maiores de vitamina C e outros nutrientes quando estão resfriadas, podem sofrer menos ataques de asma.
Os autores também encontraram evidências de que a vitamina C oferece benefícios para as pessoas com hipersensibilidade brônquica quando também apresentavam um resfriado comum.
Receitas com limão siciliano: aproveite os benefícios!
Agora que você já sabe todos os benefícios do limão siciliano e para que serve, veja algumas ideias de receitas para adicioná-lo ao seu dia a dia, além de usar para temperar salada e no preparo de suco de limão ou água saborizada.
1. Coalhada de limão siciliano
Esta é uma receita fácil e rápida que você pode deixar por até 3 semanas no freezer. Você pode saboreá-la com torradas, panquecas, bolos, tortas, entre outros.
Rendimento: 16 porções.
Tempo de preparo: 16 minutos.
Informações nutricionais (por porção):
- Calorias: 117 calorias
- Carboidratos: 14,1 g
- Proteína: 1,3 g
- Colesterol: 50,1 mg
- Sódio: 14,1 mg
Ingredientes:
- 1 xícara de suco de limão siciliano fresco;
- Raspas de 3 limões sicilianos;
- 1 xícara de açúcar branco;
- 3 ovos;
- ½ xícara de manteiga sem sal derretida.
Modo de preparo:
Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela para microondas e misture bem até ficar homogêneo. Em seguida misture o suco, raspas de limão siciliano e a manteiga.
Cozinhe no micro-ondas por 6 minutos com intervalos de um minuto, mexendo após cada minuto até que a mistura fique grossa o suficiente para cobrir as costas de uma colher de metal. Por fim, retire do micro-ondas e despeje em pequenos frascos previamente limpos.
2. Linguine de limão
Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 20 minutos.
Informações nutricionais (por porção):
- Calorias: 467 calorias
- Carboidratos: 56,7 g
- Proteína: 18,6 g
- Gorduras: 17.8 g
- Açúcar: 3,1 g.
Ingredientes:
- 500 g de macarrão tipo linguine;
- Azeite extra virgem;
- 1 maço de manjericão fresco;
- 3 limões sicilianos;
- 125 g de queijo parmesão;
- 1 punhado de rúcula.
Modo de preparo:
Cozinhe o linguine em uma panela com água fervente e sal de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida escorra e retorne à panela.
Enquanto isso, rale as raspas de 1 limão siciliano em uma tigela e esprema o suco dos três.
Depois, adicione ao limão 6 colheres de sopa de óleo, rale finamente o parmesão e misture os 3 ingredientes formando um molho espesso e cremoso.
Em seguida tempere a gosto com sal marinho, pimenta do reino e mais suco de limão se necessário.
Então pique finamente as folhas de manjericão, adicione o molho de limão ao linguine e agite a panela para cobrir cada fio de macarrão (o parmesão derreterá quando misturado com o macarrão).
Por fim, acrescente e misture a massa com o manjericão picado e a rúcula.
3. Risoto de espargos, hortelã e limão siciliano
Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparação: 1 hora e 5 minutos.
Informações nutricionais (por porção):
- Calorias: 395 calorias
- Carboidratos: 61,9 g
- Gorduras: 8,9 g
- Proteínas: 9,3 g
- Açúcar: 3 g
- Sal: 0,2 g
- Fibra: 2,4 g
Ingredientes:
- 1 litro de caldo de legumes ou de frango orgânico;
- 4-5 palitos de aipo, cortados e picados;
- 1 maço de folhas hortelã fresca e picadas;
- 1 cebola grande descascada e picada;
- 600 g de arroz para risoto;
- 50 g de manteiga;
- 250 ml de vermute ou vinho branco seco;
- 2 cachos de aspargos com as extremidades amadeiradas removidas e descartadas;
- 700 ml de caldo de vegetais ou de frango orgânico;
- 1 punhado de queijo parmesão pequeno ralado na hora mais um bloco para ralar depois;
- Suco e raspas de 2 limões;
- Azeite de oliva extra virgem;
- Pimenta do reino moída na hora;
- Sal marinho.
Modo de preparo:
Leve o caldo de legumes ou de frango orgânico para ferver em uma panela. Em outra panela grande, coloque o azeite, adicione a cebola, o aipo e cozinhe com cuidado por cerca de 15 minutos até os vegetais ficarem macio.
Então, adicione o arroz aos legumes previamente cozidos e aumente o fogo. Entretanto não deixe o arroz ou legumes grudarem no fundo, para isso, mexa sem parar. Em seguida despeje rapidamente o vermute ou vinho e continue mexendo o tempo todo até que o álcool evapore.
Agora adicione o caldo de legumes ou de frango orgânico colocando uma concha de cada vez, mexendo e aguardando até que seja totalmente absorvido antes de adicionar a próxima concha. Continue nesse processo, que levará cerca de 14 a 15 minutos.
Neste ponto, o arroz começará a amolecer, mas ainda estará um pouco al dente.
Em seguida, coloque uma panela grande em fogo médio a alto e despeje metade do caldo com os talos de aspargos em fatias finas. Mexa o tempo todo, deixe ferver em fogo baixo, então abaixe o fogo e cozinhe até que quase todo o material tenha sido absorvido.
Adicione o restante do caldo, uma concha de cada vez, até que o arroz e os aspargos estejam cozidos. Você pode não precisar de todo o caldo.
Por fim, desligue o fogo, adicione manteiga, parmesão, hortelã, quase toda a casca de limão e todo o suco. Adicione sal e pimenta, se necessário. Sirva com um fio de azeite, um pouco de raspas de limão e um pedaço de parmesão sobre a mesa.
Fontes e Referências Adicionais:
- Journal of Medicinal Food – Citric Acid Effects on Brain and Liver Oxidative Stress in Lipopolysaccharide-Treated Mice
- National Cancer Institute – Antioxidants and Cancer Prevention
- Nutrition Research – Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women
- Indian Journal of Clinical Biochemistry – Vitamin C in Disease Prevention and Cure: An Overview
- Urology – Lemonade Therapy Increases Urinary Citrate and Urine Volumes in Patients with Recurrent Calcium Oxalate Stone Formation
- Nature Communications – Flavonoid intake is associated with lower mortality in the Danish Diet Cancer and Health Cohort
- NIH – Vitamin C
- Chemistry Central Journal – Citrus fruits as a treasure trove of active natural metabolites that potentially provide benefits for human health
- European Journal of Nutrition – The hypocholesterolemic effect of lemon peels, lemon pectin, and the waste stream material of lemon peels in hybrid F1B hamsters
- Journal of Nutrition and Metabolism – Effect on Blood Pressure of Daily Lemon Ingestion and Walking
Fontes e Referências Adicionais:
- Journal of Medicinal Food – Citric Acid Effects on Brain and Liver Oxidative Stress in Lipopolysaccharide-Treated Mice
- National Cancer Institute – Antioxidants and Cancer Prevention
- Nutrition Research – Lemon detox diet reduced body fat, insulin resistance, and serum hs-CRP level without hematological changes in overweight Korean women
- Indian Journal of Clinical Biochemistry – Vitamin C in Disease Prevention and Cure: An Overview
- Urology – Lemonade Therapy Increases Urinary Citrate and Urine Volumes in Patients with Recurrent Calcium Oxalate Stone Formation
- Nature Communications – Flavonoid intake is associated with lower mortality in the Danish Diet Cancer and Health Cohort
- NIH – Vitamin C
- Chemistry Central Journal – Citrus fruits as a treasure trove of active natural metabolites that potentially provide benefits for human health
- European Journal of Nutrition – The hypocholesterolemic effect of lemon peels, lemon pectin, and the waste stream material of lemon peels in hybrid F1B hamsters
- Journal of Nutrition and Metabolism – Effect on Blood Pressure of Daily Lemon Ingestion and Walking