Nabo – Benefícios, para que serve e receitas!

Especialista:
atualizado em 02/10/2020

Aliado da boa forma, promove a saúde intestinal e do sistema cardiovascular: conheça os benefícios do nabo e saiba como usar!

O nabo (Brassica rapa) é uma planta herbácea da mesma família da couve, do brócolis e do repolho, a Brassicaceae. Riquíssimo em nutrientes, o nabo pode ajudar a emagrecer, proteger o intestino e até ajudar a prevenir doenças degenerativas.

Veja a seguir os benefícios do nabo, para que serve e suas propriedades nutricionais.

Benefícios do Nabo
Nabo fresco

Benefícios do Nabo para a saúde

Vejamos a seguir como as propriedades do nabo proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o nabo afinal?

O nabo ajuda a emagrecer

Além o nabo ter poucas calorias, ele também tem boas quantidades de fibras, que ajudam a promover uma sensação de saciedade, fazendo você ingerir uma menor quantidade de comida e com isso emagrecer de forma saudável.

Essas fibras ainda ajudam a controlar o nível de glicemia, evitando variações bruscas que levam ao acúmulo de gordura.

Auxilia na proteção do intestino

As fibras do tubérculo ainda contribuem para a manutenção da saúde intestinal, pois elas estimulam a evacuação, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar toxinas.

Pode ajudar a previnir o câncer

O nabo, assim como os outros vegetais da família Brassicaceae, apresentam glucosinolatos, sulforafano e brassinin, compostos que apresentam atividade anticancerígena.

Melhora a saúde do sistema cardiovascular

As propriedades do nabo podem contribuir para o controle de fatores de risco associados à ocorrência de doenças cardiovasculares.

Isso porque ele contêm potássio que ajuda a regular a pressão arterial. Além disso a vitamina C do nabo ajuda a evitar o acúmulo do colesterol ruim, o LDL. As vitaminas piridoxina (B6) e o ácido fólico também ajudam nesse sentido.

Outros benefícios do nabo

O nabo é rico em vitaminas, especialmente a vitamina C, que oferecem muitos benefícios à saúde:

  • Mantém a boa saúde dos olhos;
  • Ajuda a combater crises de asma;
  • Ajuda a evitar o envelhecimento da pele e dos cabelos.

Receitas

Conheça algumas receitas de salada light de nabo e outras receitas com nabo para emagrecer. Além disso uma ótima sugestão é consumir uma sopa de nabo.

Uma das foram mais fáceis, gostosas e práticas de ingeri-lo também é fazendo suco. Sendo assim, confira todos os benefícios do suco de nabo e saiba como fazer.

Vale destacar que as folhas de nabo também são comestíveis, bastante nutritivas, rica em fibras e possuem um sabor próximo ao da mostarda. Elas podem ser cozidas ou, se mais novas, ingeridas cruas.

Informações Nutricionais

Se você está preocupado com sua dieta, saiba que duas fatias (cerca de 100 gramas de nabo cru) contém somente 76 kcal. Conheça seus valores nutricionais a seguir:

ComponenteQuantidade por fatia (50 g de nabo)
Energia38 kcal
Carboidrato2,23 g
Proteína0,46 g
Gorduras0,03 g
Fibra alimentar0,94 g
Colesterol0 g
Cálcio20,5 mg
Ferro0,11 mg
Sódio1,19 mg
Magnésio7,06 mg
Fósforo8,01 mg
Potássio135 mg
Zinco0,09 mg
Cobre0,02 mg
Selênio0,26 mcg
Vitamina E0,01 mg
Tiamina0,03 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina C4,62 mg
Equivalente de folato5,49 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Contraindicações

O consumo em excesso do nabo não é recomendado, pois pode provocar flatulências. Além disso, se você apresenta hipotireoidismo, não consuma o nabo sem antes conversar com seu médico, pois ele pode inibir a produção do hormônio tireoidiano

O que achou dos benefícios do nabo? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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11 comentários em “Nabo – Benefícios, para que serve e receitas!”

  1. Eu já conhecia o tubérculo,mas não as suas propriedades.Fui a um ortopedista e ele me aconselhou a usar nabo ralado,não tenho esse habito,agora estou usando e tb.gostando por isso aprendi muito.obrigada.

  2. Obrigado por todas as informações sobre o nabo. Gosto de fazer comparações, e pesquisas. O nabo parece com a raiz ( Maca peruana ).
    Quem conhece sabe de estou falando.
    Obrigado por tudo 👍🤗

    • Obrigado, gostei muito de Ler estes beneficios do nabo, fiquei muito bem esclarecido,
      é bom ler estes conteúdos que nos ajudam muito na nossa alimentação,

      cumprimentos

      antonio valente

  3. Gosto do nabo cru em salada regado num bom azeite em pequena quantidade. consumo também rabanete da mesma forma. junto coloco tomate e alface é a salada minha preferida. Na minha alimentação é indispensável, sou muito vegetariana, evito carnes vermelhas.

  4. Achei muito interessante saber das propriedades e beneficios do Nabo, era sabedor de algumas , mas não da maneira tão abrangente de seus beneficios.- Aprercio muito em suas diversas apresentações, ou seja,..redondo , comprido no formato de Cenouras, e preferencialmente crú, como se consome o tradicional Rabanete.

    • Ele pode ser doce? pois veio uma raiz junto quando comprei mandioca com casca só que é adocicada. Será que é nabo?!….