Benefícios e Receitas de Batata Doce Para Emagrecer

Os benefícios da batata doce são numerosos, e por isso é importante tentar incorporar esse alimento na sua dieta. Nos últimos anos a batata doce ganhou fama como alimento poderoso para dietas de emagrecimento e também de ganho de massa muscular. Esse artigo explora as formas mais consumidas de batata doce e dá algumas dicas e receitas. Não deixe de conferir também os artigos Batata Doce Engorda ou Emagrece? e o Dieta da Batata Doce Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Como o nome implica, a maioria das pessoas acha que a batata doce tem um sabor doce, tornando-a agradável para o paladar. A batata doce é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, manganês, cobre, fibra alimentar, vitamina B6, potássio e ferro. Todas essas vitaminas e minerais oferecem benefícios nutricionais. Com pouca gordura e calorias, junto com grande quantidade de vitaminas, essa raiz tem sido descrita como um dos alimentos mais saudáveis do mundo.

Veja também:

Você pode já ter visto batata doce no seu supermercado, mas há chances de que você não saiba como prepará-la de forma saudável. Da próxima vez que estiver procurando uma ideia para um acompanhamento, deixe a batata inglesa de lado e use inhame ou batata doce. Não importa se você assa, grelha ou faz um purê, você com certeza terá um prato que é delicioso e nutritivo. Aqui nós juntamos algumas formas de preparo receitas para uma deliciosa batata doce para emagrecer e usufruir de todos os seus benefícios.

Assada

Uma das formas mais fáceis de preparar batata doce para emagrecer é assando. Quando assar uma batata doce, comece lavando o exterior e escovando. Use um garfo para fazer vários buracos no exterior da batata e asse-a em temperatura média até que esteja macia. Sirva quente com um pouco de manteiga ou azeite e aproveite. Sua família vai pedir por mais.

Grelhada

Outra receita para preparar batata doce para emagrecer é grelhando. Essa é uma ótima alternativa a fritá-la. Não apenas grelhar esse vegetal a deixará com um ótimo sabor, mas também dará a ela uma crocância quando você morder. Para grelhar a batata doce, comece lavando e escovando a casca. Use uma faca para cortar a batata em pedaços de tamanhos iguais. Passe um pouco de óleo ou manteiga derretida e coloque um pouco de alho, manjericão ou ervas e temperos de sua preferência. Coloque em uma grelha aquecida a uma temperatura média e grelhe por cerca de 10 minutos. Vire a batata doce após esse tempo e grelhe o outro lado até que ela esteja macia. Remova do calor e sirva.

Discos Finos Grelhados ou Assados

Uma variação da forma acima descrita é você cortar pedaços bem finos de batata doce e grelhar na frigideira antiaderente. A escolha da panela antiaderente é importante porque se você não quiser colocar manteiga ou azeite você pode fazer a batata sem nenhum gordura. Se você tiver um processador com lâmina para cortes finos facilitará sua vida. Corte fatias bem finas e coloque-os na panela. Você pode fazer isso em uma assadeira também.

A batata doce ficará com aspecto quase de biscoito salgado. Para dar um gostinho especial sem adicionar muito gordura você pode pincelar levemente um dos lado com manteiga ou azeite. Isso irá garantir que a quantidade de manteiga ou azeite usada é muito pequena mas suficiente para dar um delicioso sabor. Muitas pessoas acabar colocando manteiga com colher e colocando azeite direto da garrafa. Isso acaba fazendo a batata ficar com gordura demais, o que adiciona muitas calorias a refeição.

Purê

Uma das receitas mais tradicionais para servir batata doce é como purê. Para fazer isso, ferva uma panela de água. Use uma faca para cortar a batata doce lavada em pedaços de mesmo tamanho e a coloque na água fervente. Cozinhe até que ela esteja macia. Escorra e amasse. Você pode misturar um pouco de leite, manteiga e ervas e temperos para criar o sabor desejado.

Lembre-se que muitas vezes você acaba exagerando no consumo de batata ao come-la na versão purê. É muito fácil pegar algumas colheres de sopa do alimento e como você não tem muito trabalho para mastigar você acaba comendo mais de 300g do alimentos. Isso significa cerca de 70g de carboidratos e 340 calorias. Além disso, é muito comum utilizar manteiga para fazer o purê. Esta porção pode ficar ainda mais calórica nessa forma.

Em Sobremesas

Uma das melhores formas de servir batata doce é em sobremesas. A batata doce pode ser usada no lugar da abóbora em tortas, bolos e barras. Já que ela é mais doce que a abóbora, você pode diminuir a quantidade de açúcar que você tradicionalmente usa na receita.

Em alguns casos, a batata doce pode ser usada no lugar de gorduras e óleos. Por exemplo, da próxima vez que você estiver fazendo um bolo ou pão, tente substituir a gordura com um pouco de purê de batata doce. O resultado será uma sobremesa que não é apenas doce e deliciosa, mas também é surpreendentemente úmida e muito mais saudável do que sobremesas tradicionais.

Receita de Batata Doce Assada

Essa é uma ótima receira para o jantar ou para um piquenique, porque é bom servido quente ou frio. Você pode até mantê-lo na geladeira por 48 horas antes de servir. Simplesmente prepare os seguintes ingredientes:

  •  ¼ de colher de chá de sal
  • 3 colheres de chá de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de sopa de alecrim (fresco ou seco)
  •  750 gramas de batata doce, sem casca e em cubos

Preaqueça o forno a 180°C com uma panela ou frigideira dentro. Quando estiver quente, remova a frigideira e frite a cebola em uma colher de chá de azeite de oliva. Retorne a frigideira ao forno e espere 10 minutos, mexendo a cebola a cada 5 minutos. Então adicione sua batata doce e mexa. Deixe no forno por meia hora e mecha a cada 7 minutos, aproximadamente. Coloque o alecrim e cozinhe por mais 10 minutos. Uma vez pronto, remova a frigideira do forno e regue com 2 colheres de chá de azeite de oliva para terminar o prato.

Receita de Chips de Batata Doce ou Inhame

Se você não consegue tirar as mãos de fast food e lanches não saudáveis, essa é a melhor alternativa. Prepare os seguintes ingredientes:

  • 1 quilo de inhame ou batata doce, sem casca e cortado em fatias finas
  • 1 ½ colher de chá de açúcar
  • 1 ½ colher de sopa de suco de limão fresco
  • 1 ½ colher de chá de manteiga ou margarina derretida
  • 1 colher de sopa de pimenta em pó

Coloque todos os ingredientes juntos em uma tigela até que a batata doce ou o inhame estejam cobertos com os sabores. Unte uma forma e coloque as fatias de batata ou inhame nela. Asse no seu forno a 180°C por meia hora ou até que fique dourada. O resultado é um lanche delicioso que você pode comer sem culpa.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de preparar batata doce para emagrecer? De que jeito você mais gosta de ingeri-las? Comente abaixo sua receita preferida!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...

3 comentários em “Benefícios e Receitas de Batata Doce Para Emagrecer”

  1. Essa receitas tem sal, açucar, óleo… que tipo de boa forma é essa? Sabemos q esse alimentos substituiveis por formas bem mais saldaveis de temperar os alimentos…

Deixe um comentário