A Boldenona é uma substância com efeitos androgênico e anabólico que foi desenvolvida para uso animal e que não é aprovada para uso em seres humanos. Ainda assim, há quem se arrisque e a utilize com o principal objetivo de aumentar o ganho de massa muscular.
Esse artigo traz informações importantes sobre para que serve a Boldenona, e também sobre a segurança do produto e seus efeitos colaterais.
Índice deste artigo:
O que é a Boldenona?
A Boldenona é um anabolizante utilizado na veterinária, e nunca foi comercializado ou mesmo recomendado para uso humano.
Ela age aumentando a retenção de nitrogênio, a síntese de proteínas, além de estimular o apetite e a liberação de eritropoietina nos rins. Assim, ela ajuda a aumentar a massa e a força muscular de animais.
Vale ressaltar que o uso da Boldenona em seres humanos é proibido, e pode causar sérios efeitos colaterais, alguns deles potencialmente fatais. A Boldenona é vendida como uma droga veterinária, e seu uso pode inclusive causar dependência física e psicológica.
O uso de Boldenona em humanos é proibido no brasil e em vários outros países. Sua utilização não é autorizada pela Anvisa.
Boldenona emagrece?
Anabolizantes como a Boldenona, levam ao aumento da massa muscular, e a uma maior queima de gordura corporal. Mas ela de forma alguma é indicada para emagrecimento, uma vez que seu uso causa diversos danos à saúde.
Como a Boldenona funciona?
A Boldenona é um esteroide anabolizante de uso veterinário, muitas vezes usados por atletas e fisiculturistas para aumentar o ganho de massa muscular e de força.
E por ser um hormônio androgênico, a Boldenona age aumentando o anabolismo ao mesmo tempo que inibe o catabolismo muscular.
Além disso, outro efeito da Boldenona é o estímulo à produção de eritropoetina, uma substância que aumenta a produção de células vermelhas do sangue
Como usar?
Não existe uma dose segura de Boldenona para humanos, muito menos um esquema de doses adequado (os chamados “ciclos”).
Porém, o que ocorre normalmente é o uso indicado por pessoas que já utilizaram a substância, e, por não terem sofrido efeitos colaterais significativos, consideram a substância como segura.
Principais malefícios para o corpo
Assim como outros esteroides anabolizantes, a Boldenona causa diversos danos ao corpo, como veremos a seguir.
1. Efeitos cardíacos
Diversos estudos mostram que o uso de anabolizantes em geral pode causar o aumento do músculo cardíaco, e consequentemente a perda da capacidade de contração. Isso leva a um quadro de insuficiência cardíaca, que muitas vezes grave e irreversível.
Além disso, outro possível efeito cardiovascular é a hipertensão e alterações nos níveis de colesterol.
2. Masculinização do corpo e mudanças hormonais em mulheres
Outro efeito do uso da Boldenona é o aparecimento de traços masculinos em mulheres, como:
- Crescimento de pelos indesejados;
- Engrossamento da voz;
- Aumento do clitóris.
Além disso, o uso de anabolizantes causa irregularidades no ciclo menstrual, podendo causar esterilidade.
3. Alterações psicológicas
O uso de anabolizantes está associado a algumas alterações comportamentais, já demonstradas em estudos, que estão ligadas principalmente ao excesso de testosterona e seus análogos.
Entre as essas alterações, a mais comuns são:
- Agressividade;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Mudanças do humor, como mania e euforia;
- Insônia;
- Desinibição;
- Depressão.
Em alguns casos mais graves, pode ocorrer episódios de agressão física e mesmo suicídio.
4. Pele oleosa e acne
Este talvez seja o efeito mais comum, e até mesmo esperado do uso de anabolizantes.
Isso acontece porque o estímulo dos receptores de testosterona acaba levando ao aumento das glândulas sebáceas, e consequentemente ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento da acne.
5. Mudanças hormonais, em homens
Como a Boldenona é uma substância com estrutura parecida com a testosterona, seu uso pode causar a supressão da produção testosterona.
Isso acontece porque o corpo entende que não precisa mais produzir o hormônio, uma vez que já há uma grande quantidade dele na corrente sanguínea.
Outro efeito relacionado aos hormônios é a calvície masculina, que é causada por uma “versão” da testosterona. Então, o uso de anabolizantes pode acelerar e intensificar o processo de calvície.
Além disso, por alterar o equilíbrio hormonal, a Boldenona pode levar a disfunções sexuais e infertilidade masculina.
6. Danos ao fígado
Estudos mostram que o uso de esteroides anabolizantes, como a Boldenona, pode causar danos ao fígado.
Esse efeito é potencializado pelo uso de combinações de anabolizantes, que é uma prática bastante comum entre usuários desse tipo de substância.
Os danos mais comumente encontrados no fígado são:
- Colestase intra-hepática;
- Hepatite;
- Adenoma e carcinoma hepatocelular.
7. Danos ao rim
O uso de anabolizantes está associado ao desenvolvimento de doenças renais de gravidades variadas, podendo ir desde uma alteração leve da função renal até a insuficiência renal crônica, inclusive com necessidade de hemodiálise.
Vale a pena usar a Boldenona?
Não. Além de todos os malefícios a saúde já citados no artigo, o uso da Boldenona é ilegal, podendo inclusive prejudicar a carreira atlética da pessoa.
O ideal, para quem quer ganhar massa muscular de forma saudável, é investir em uma rotina adequada de exercícios e uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, pode-se aliar o uso de suplementos alimentares, como a albumina ou o whey protein.
Fontes e Referências Adicionais
- National Library of Medicine
- BlueCloud – Boldenone 101: Shocking Facts About Equipoise Revealed
- SteroidAbuse.org – Equipoise (Boldenone Undecylenate)