Boldenona – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 10/07/2021

A Boldenona é uma substância com efeitos androgênico e anabólico que foi desenvolvida para uso animal e que não é aprovada para uso em seres humanos. Ainda assim, há quem se arrisque e a utilize com o principal objetivo de aumentar o ganho de massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse artigo traz informações importantes sobre para que serve a Boldenona, e também sobre a segurança do produto e seus efeitos colaterais.

O que é a Boldenona?

Estrutura química da Boldenona
Estrutura química da Boldenona

A Boldenona é um anabolizante utilizado na veterinária, e nunca foi comercializado ou mesmo recomendado para uso humano.

Ela age aumentando a retenção de nitrogênio, a síntese de proteínas, além de estimular o apetite e a liberação de eritropoietina nos rins. Assim, ela ajuda a aumentar a massa e a força muscular de animais.

Vale ressaltar que o uso da Boldenona em seres humanos é proibido, e pode causar sérios efeitos colaterais, alguns deles potencialmente fatais. A Boldenona é vendida como uma droga veterinária, e seu uso pode inclusive causar dependência física e psicológica.

O uso de Boldenona em humanos é proibido no Brasil e em vários outros países. Sua utilização não é autorizada pela Anvisa.

Boldenona emagrece?

Anabolizantes como a Boldenona, levam ao aumento da massa muscular, e a uma maior queima de gordura corporal. Mas ela de forma alguma é indicada para emagrecimento, uma vez que seu uso causa diversos danos à saúde.

Como a Boldenona funciona?

A Boldenona é um esteroide anabolizante de uso veterinário, muitas vezes usado por atletas e fisiculturistas para aumentar o ganho de massa muscular e de força.

  Continua Depois da Publicidade  

E por ser um hormônio androgênico, a Boldenona age aumentando o anabolismo ao mesmo tempo que inibe o catabolismo muscular.

Além disso, outro efeito da Boldenona é o estímulo à produção de eritropoetina, uma substância que aumenta a produção de células vermelhas do sangue

Como usar?

Não existe uma dose segura de Boldenona para humanos, muito menos um esquema de doses adequado (os chamados “ciclos”).

Porém, o que ocorre normalmente é o uso indicado por pessoas que já utilizaram a substância, e, por não terem sofrido efeitos colaterais significativos, consideram a substância como segura.

Principais malefícios para o corpo

Assim como outros esteroides anabolizantes, a Boldenona causa diversos danos ao corpo, como veremos a seguir.

1. Efeitos cardíacos

Diversos estudos mostram que o uso de anabolizantes em geral pode causar o aumento do músculo cardíaco, e consequentemente a perda da capacidade de contração. Isso leva a um quadro de insuficiência cardíaca, que é muitas vezes grave e irreversível.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, outro possível efeito cardiovascular é a hipertensão e alterações nos níveis de colesterol.

2. Masculinização do corpo e mudanças hormonais em mulheres

Outro efeito do uso da Boldenona é o aparecimento de traços masculinos em mulheres, como:

  • Crescimento de pelos indesejados;
  • Engrossamento da voz;
  • Aumento do clitóris.

Além disso, o uso de anabolizantes causa irregularidades no ciclo menstrual, podendo causar esterilidade.

3. Alterações psicológicas

O uso de anabolizantes está associado a algumas alterações comportamentais, já demonstradas em estudos, que estão ligadas principalmente ao excesso de testosterona e seus análogos.

Entre as essas alterações, a mais comuns são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Agressividade;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Mudanças do humor, como mania e euforia;
  • Insônia;
  • Desinibição;
  • Depressão.

Em alguns casos mais graves, pode ocorrer episódios de agressão física e mesmo suicídio.

4. Pele oleosa e acne

Este talvez seja o efeito mais comum, e até mesmo esperado, do uso de anabolizantes.

Isso acontece porque o estímulo dos receptores de testosterona acaba levando ao aumento das glândulas sebáceas, e consequentemente ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento da acne.

5. Mudanças hormonais, em homens

Como a Boldenona é uma substância com estrutura parecida com a testosterona, seu uso pode causar a supressão da produção testosterona.

Isso acontece porque o corpo entende que não precisa mais produzir o hormônio, uma vez que já há uma grande quantidade dele na corrente sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro efeito relacionado aos hormônios é a calvície masculina, que é causada por uma “versão” da testosterona. Então, o uso de anabolizantes pode acelerar e intensificar o processo de calvície.

Além disso, por alterar o equilíbrio hormonal, a Boldenona pode levar a disfunções sexuais e infertilidade masculina.

6. Danos ao fígado

Estudos mostram que o uso de esteroides anabolizantes, como a Boldenona, pode causar danos ao fígado.

Esse efeito é potencializado pelo uso de combinações de anabolizantes, que é uma prática bastante comum entre usuários desse tipo de substância.

Os danos mais comumente encontrados no fígado são:

  • Colestase intra-hepática;
  • Hepatite;
  • Adenoma e carcinoma hepatocelular.

7. Danos ao rim

O uso de anabolizantes está associado ao desenvolvimento de doenças renais de gravidades variadas, podendo ir desde uma alteração leve da função renal até a insuficiência renal crônica, inclusive com necessidade de hemodiálise.

Vale a pena usar a Boldenona?

Não. Além de todos os malefícios a saúde já citados anteriormente, o uso da Boldenona é ilegal, podendo inclusive prejudicar a carreira atlética da pessoa.

O ideal, para quem quer ganhar massa muscular de forma saudável, é investir em uma rotina adequada de exercícios e uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, pode-se aliar o uso de suplementos alimentares, como a albumina ou o whey protein.

Fontes e referências adicionais

Você já ouviu falar dos usos da boldenona e conhece alguém que se arriscou? Ficou com alguma dúvida a respeito do anabolizante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Boldenona – O que é, para que serve e efeitos colaterais”

  1. Eu na minha juventude aos 23 anos fiz um ciclo de boldenone equifort e digo aumentei rápido os músculos mais não vale aoena tive problemas cardíacos rítmica cardíaca resumindo não vale apena hoje tenho 43 anos e ainda sinto sintomas

    Responder