Boldenona – O que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 15/07/2020

Ganho de massa muscular, força física e estímulo à produção do hormônio eritropoeitina: conheça os usos da boldenona e efeitos colaterais!

A Boldenona é uma substância com efeitos androgênico e anabólico que foi desenvolvida para uso animal e que não é aprovada para uso em seres humanos. Ainda assim, há quem se arrisque e utilize a Boldenona com o principal objetivo de obter grandes ganhos em massa muscular.

Lançada originalmente na década de 1960 para uso veterinário com o intuito de melhorar o apetite e aumentar a massa muscular magra de cavalos de corrida, a boldenona foi o primeiro derivado sintético da testosterona no mercado. Embora já tenha sido usada em humanos, seu uso em pessoas foi logo proibido devido aos sérios efeitos colaterais do composto.

Ela é um dos esteroides injetáveis mais famosos, mas que também está dentre os mais perigosos para a saúde. A boldenona se tornou bastante popular porque os efeitos colaterais androgênicos – ou seja, aqueles relacionados a características do sexo masculino – são pouco pronunciados.

Usos da boldenona

– Ganho de massa muscular e força física

Capaz de promover ganhos de massa muscular e de força, a Boldenona é procurada por atletas de alto nível e fisiculturistas que almejam grandes ganhos de músculos. Embora o ganho de massa seja lento, o aumento de músculo é constante, assim como o ganho de força. Ela atua aumentando o apetite e facilitando o ganho de massa magra.

– Estímulo à produção do hormônio eritropoeitina

Além disso, a boldenona estimula os rins a produzirem o hormônio eritropoeitina, interessante na prática de exercícios intensos aeróbicos, já que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Isso eleva a viscosidade do sangue e permite que mais oxigênio e nutrientes sejam transportados pelo corpo, melhorando o desempenho do atleta principalmente em exercícios aeróbicos ou que exigem muito esforço físico.

Mas tudo isso é inútil

Uma vez que o produto é de uso veterinário e não tem aprovação para ser utilizado em seres humanos, isso significa que você não deve utilizá-lo para nenhuma das finalidades acima.

Como é usado?

Há quem use a boldenona sempre em conjunto com outros esteroides anabolizantes para potencializar os seus efeitos, o que é muito arriscado devido aos efeitos colaterais dos anabolizantes. O uso isolado geralmente é a escolha de pessoas novatas no mundo dos esteroides devido ao risco menor de reações adversas quando comparados com outros anabolizantes injetáveis, o que não deixa de ser perigoso.

Efeitos colaterais da boldenona

Assim como outros esteroides anabolizantes, a Boldenona também apresenta efeitos colaterais. Os que podem ser observados são:

  • Aumento da pressão arterial sanguínea;
  • Ansiedade;
  • Ginecomastia;
  • Retenção de fluidos e inchaço;
  • Calvície masculina;
  • Danos ao fígado e aos rins;
  • Traços masculinos em mulheres que utilizam altas doses, como o crescimento de pelos indesejados e engrossamento da voz;
  • Aumento do clitóris e irregularidades menstruais nas mulheres;
  • Danos à saúde cardiovascular como alterações nos níveis de colesterol;
  • Alterações de comportamento como agressividade;
  • Pele oleosa e acne;
  • Função sexual prejudicada;
  • Possíveis danos à função reprodutiva;
  • Supressão da testosterona.

Vale a pena usar a boldenona?

Em suma: não. Além de todos os perigos para a saúde, se você é um atleta de alto nível que participa de competições, tenha em mente que a boldenona é identificada em exames antidoping e isso pode prejudicar toda a carreira de um profissional.

Lembre que a boldenona é um medicamento aprovado apenas para uso veterinário. Esse fato deveria ser o suficiente para que as pessoas optassem por não usar o esteroide. Existem outras maneiras de melhorar a força, aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho nos exercícios: a dieta balanceada e prática segura de exercícios, aliadas ao uso de suplementos dietéticos seguros e aprovados para uso em seres humanos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar dos usos da boldenona e conhece alguém que se arriscou? Ficou com alguma dúvida a respeito do anabolizante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário