Sulfato de Agmatina: O Que é, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Qual Comprar

Especialista:
atualizado em 20/03/2015

Na busca por um corpo saudável e bem cuidado, os suplementos alimentares ganham cada vez mais espaço nas academias. Aliado a um acompanhamento especializado e muita malhação, eles podem ser uma boa opção para complementar a dieta e tirar melhor proveito dos treinos. Atualmente, inúmeras pesquisas e novas tecnologias permitem que sejam utilizados produtos naturais na suplementação, que resultam em pouco ou nenhum efeito colateral dos mesmos. Além de acelerarem o desenvolvimento de massa muscular, ainda podem ajudar o corpo a ficar saudável.

Um exemplo de composto natural utilizado na suplementação é o Sulfato de Agmatina. A substância é produzida pelo corpo humano, derivada da arginina, ajuda a acelerar o ganho de massa muscular, dá a sensação de plenitude e vascularização, além de promover a perda de gordura, proteger contra os danos dos radicais livres e funcionar como antidepressivo. Provavelmente o que o deixou mais conhecido no meio de praticantes de musculação foi o efeito de vascularização, o que dá um efeito muscular desejado por muitos, além de melhorar o transporte de oxigênio e nutrientes para o aumento de massa muscular.

Desde que o composto começou a ganhar atenção, em 1994, vários estudos têm sido desenvolvidos sobre seus efeitos fisiológicos e farmacológicos. A Agmatine, como é conhecida mundo afora, demonstrou ser benéfica em uma variedade de áreas, incluindo controle da pressão sanguínea, alivio de dores e a melhora da saúde do intestino.

Mas é importante ressaltar que, até o momento, os estudos foram feitos somente em animais. Não há estudos suficientes em humanos para comprovar os mesmos efeitos do Sulfato de Agmatina obtidos em animais. Muitas pessoas utilizam a substância e aprovam os resultados e por isso o produto tem se tornado mais consumido.

O que é

O Sulfato de Agmatina já tem sido utilizado há algum tempo na comunidade atlética como suplemento alimentar para ajudar no ganho de massa muscular. Ainda que a substância em si não atue direto no músculo, ela oferece vários benefícios que ajudam a alcançar este objetivo. Como forte potencial neurotransmissor, melhora a conexão entre músculo e mente, e por consequência melhora os esforços contrativos dos músculos. Com mais força e contrações mais dirigidas, ela auxilia na eficácia dos treinos.

Os efeitos de diminuição da dor promovidos pela Agmatine não somente são benéficos em condições de dores crônicas, que limitam a prática de exercícios, como podem ainda melhorar a resistência e promover melhores desempenhos musculares.

Estudos feitos em animais demonstraram que o componente age também como antidepressivo, e pode ser uma possível alternativa de tratamento contra o câncer, diabetes, lesões no cérebro e na medula espinhal, assim como para tratar as condições neurodegenerativas como o Alzheimer e a demência.

Outra habilidade do Sulfato de Agmatina é a de regular a produção de insulina e aumentar a captação de glicose, que pode oferecer benefícios ao armazenamento de glicogênio, bem como uma redução na quantidade de glicose a ser transformada em gordura.

Como tomar

Ainda não existem pesquisas suficientes para determinar uma dose oficial, e diferentes fabricantes e estudos indicam algumas dosagens que variam de acordo com o que se pretende atingir com a suplementação.

Aos que buscam melhorar o desempenho cognitivo, podem variar a dosagem de 500 a 750mg por dia, segundo alguns fabricantes. Esta variação é indicada também para quem pratica musculação e atletas à procura de melhores resultados musculares, ingerindo-o de 30 a 45 minutos antes de iniciar a malhação. Já aos que sofrem de dores crônicas, sugere-se uma quantidade mais alta.

Algumas pesquisas também têm utilizado com sucesso dosagens entre 1,3-2,6g por dia. Esta variação parece ser eficaz e bem tolerada pelo organismo. No entanto, muitas destas doses clinicamente provadas referem-se apenas à suplementação do Sulfato de Agmatina via injeção, e não oral – um item importante de se observar quando se pesquisa a respeito. E futuros estudos são ainda necessários para determinar se a suplementação de Sulfato de Agmatina via oral oferece os mesmos benefícios que aqueles observados em estudos com animais.

Para aumentar o desempenho mental e aliviar a ansiedade, a dosagem normalmente indicada para suplementos de Agmatine ingeridos oralmente fica em torno de 6,4mg/Kg. A estimativa é baseada na dosagem feita em estudo com ratos, que varia de 10 a 40mg/Kg e é equivalente entre 217 e 465mg para uma pessoa de 68kg.

Alguns fabricantes recomendam que as doses sejam tomadas em ciclos. Por exemplo: 3 dias sim e 1 não, para prevenir a propensão de tolerância do organismo. E cientistas afirmam que o Sulfato de Agmatina é melhor absorvido com o estômago vazio ou após refeições leves. Não existe um horário apontado como o melhor para as dosagens. Este cronograma fica por conta da preferência de cada um.

Outra recomendação é que a Agmatine não seja consumida com proteína dietética, pois elas competem pelos mesmos transportadores químicos, que possuem disponibilidade limitada no intestino.

Efeitos Colaterais

De acordo com a maioria dos estudos, o Sulfato de Agmatina é seguro mesmo em dosagens consideradas altas. Ainda que muitas pesquisas ainda precisem ser feitas a este respeito, até o momento não foram registrados efeitos colaterais negativos associados ao suplemento.

Mesmo assim, é importante que um nutricionista, educador físico e um especialista na área da saúde auxiliem no seu uso de forma segura. Alguns componentes do suplemento podem não fazer bem ao corpo de determinados indivíduos, principalmente àqueles que têm pressão alta ou baixa, problemas de coração, fígado, rim ou doenças de tireoide, diabetes ou até mesmo doenças psiquiátricas. É inapropriada a suplementação para mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação. 

Qual comprar 

Existem diversos produtos de Agmatine no mercado. Dê preferência às versões orgânicas, de origem natural. A vantagem é a de ser mais pura, agindo com maior eficácia e livre de Arcaina e Putrescina, um subproduto da versão sinteticamente derivada.

Você tem vontade de experimentar a suplementação de Sulfato de Agmatina? Conhece alguém que tenha obtido bons resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário