Calorias da Batata Doce – Tipos, Porções e Dicas

Amante dos praticantes de musculação, a batata doce é fonte de carboidratos saudáveis e fornece energia ao organismo sem elevar de maneira excessiva os níveis de glicose no sangue, evitando os picos dessas taxas que são precedidos pelo aumento do apetite. Mas quais serão as calorias da batata doce? Será que ela deve ser evitada em excesso? É o que você vai conferir abaixo.

O alimento também é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Ela ainda está associada a benefícios como a contribuição com o controle da diabetes, o fortalecimento do sistema imunológico e a melhoria do funcionamento do sistema digestivo. Não deixe de conferir todos os benefícios da batata doce para a saúde e boa forma.

Para quem deseja seguir uma alimentação controlada e saudável, além de checar a composição nutricional dos alimentos e saber como eles afetam o organismo, conhecer as calorias que cada comida ingerida oferece também é uma preocupação para não exceder o consumo e evitar o acúmulo de calorias no corpo.

É importante saber que a quantidade de calorias da batata doce não varia somente de acordo com o tamanho das porções, mas também conforme a variedade e a forma de preparo do alimento.

Vamos conhecer abaixo os diversos valores que as calorias da batata doce podem trazer, conforme as características das variadas vertentes do alimento.

As calorias da batata doce 

1. Calorias da batata doce branca

Os diferentes tipos de batata doce são classificados conforme a cor de sua polpa. A batata doce branca, que também é conhecida pelo nome de angola ou terra-nova, tem a parte interna seca e apresenta um sabor que não é muito doce.

Cada porção de 100 g da batata doce branca crua apresenta 92 calorias. Já uma xícara desta batata crua traz aproximadamente 122 calorias.

2. Calorias da batata doce roxa

Continuando com as calorias da batata doce, chegou a vez da versão roxa do tubérculo. Ela traz essa coloração em sua casca e sua polpa e é indicada para o preparo de doces. Enquanto uma porção que traz 100 g de batata doce roxa contém 95 calorias, o consumo de uma xícara do alimento possui em torno de 126 calorias.

3. Calorias da batata doce cozida

Em geral, podemos considerar que uma porção de 100 g de batata doce cozida é composta por 125 calorias. Isso nos faz concluir que a ingestão de uma porção equivalente a uma xícara do alimento traz um aporte de aproximadamente 248 calorias ao organismo.

Uma batata doce pequena cozida apresenta 54 calorias, enquanto uma batata doce média cozida possui 103 e calorias e uma unidade grande de batata doce preparada da mesma maneira é composta por 163 calorias.

4. Calorias da batata doce assada

Uma porção de 100 g de batata doce assada embrulhada em papel alumínio – portanto, sem a adição de gordura – é composta por 143 calorias.

Com isso, ao consumirmos uma porção do tamanho de uma xícara de batata doce assada fornecemos 286 calorias ao nosso corpo.

5. Calorias da batata doce frita

A ingestão de 100 g de batata doce frita fornece 168 calorias ao organismo. Além disso, é possível encontrar 345 calorias em uma porção correspondente a uma xícara do alimento.

Já uma batata doce pequena frita contém 81 calorias, enquanto uma unidade média preparada do mesmo modo possui 155 calorias e a versão de tamanho grande do tubérculo frito apresenta 248 calorias.

Vale lembrar que esse valores podem ser até 30% maiores dependendo do preparo.

6. Calorias do purê de batata doce

Outra forma de consumir o alimento é por meio de um purê, receita em que as batatas são amassadas. Uma porção de 100 g de purê de batata doce apresenta 115 calorias.

Enquanto isso, o consumo de uma quantidade equivalente a uma xícara do purê de batata doce oferece 283 calorias ao organismo. Por sua vez, uma porção correspondente a uma colher de sopa cheia com 46 g de purê de batata doce apresenta aproximadamente 53 calorias.

Receitas com batata doce

Agora que já conhecemos as calorias da batata doce em diferentes versões e modos de preparo, que tal aprendermos a preparar algumas receitas com batata doce?

1. Purê de batata doce light 

Ingredientes: 

  • 3 unidades de batata doce;
  • 1 ½ xícaras de leite desnatado;
  • 1 colher de sopa de margarina light;
  • Sal.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar as batatas;
  2. Depois que elas tiverem cozidas, porém ainda bem quentes, descascá-las e amassá-las;
  3. Passar para uma panela e adicionar o leite e a margarina. Mexer bem para misturar;
  4. Finalizar adicionando o sal como tempero.

2. Sopa de batata doce com cebola e pimentão 

Ingredientes:

  • 900 g de batatas doces cortadas ao meio;
  • ¼ de copo de água;
  • 2 colheres de chá de óleo de oliva;
  • 1 xícara de cebola fatiada;
  • ½ de colher de sopa de cominho moído;
  • ¼ de colher de chá de pimentão amassado;
  • 4 copos de caldo de galinha sem sal;
  • ¼ de colher de chá de sal;
  • 6 fatias de bacon cozidos;
  • 28 g de queijo parmesão;
  • 2 colheres de chá de folhas de salsa (se desejar).

Modo de preparo:

  1. Cortar as batatas em pedaços iguais e colocá-las em um recipiente próprio para micro-ondas;
  2. Colocar a água nesse recipiente e levar o conteúdo ao micro-ondas por 15 minutos, ou até que as batatas estejam macias. Deixe esfriar e tire as cascas;
  3. Colocar uma frigideira no fogo médio e adicionar nela o óleo. Depois, adicionar a cebola e refogar durante um minuto. Despejar o cominho e o pimentão, acrescentar dois copos do caldo à panela e deixar ferver;
  4. Em seguida, bater metade das batatas doces e um copo de caldo no liquidificador. Colocar a mistura da frigideira em uma tigela grande;
  5. Após bater no liquidificador o restante das batatas e do caldo;
  6. Unir o conteúdo da frigideira com a mistura da batata e do caldo e temperar com o sal. Cobrir com o bacon e o queijo parmesão e a salsa, se preferir e servir.

Aproveite essas receitas e consumo as calorias da batata doce do jeito que você preferir para receber seus nutrientes! Uma outra opção é experimentar essas receitas com batata doce em pó, que facilita bastante o preparo com os mesmos benefícios.

Vídeos:

E ai, gostou das dicas?

Você costuma consumir as calorias da batata doce de que forma de preparo? Que receita é a sua preferida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...

Deixe um comentário