Um dos docinhos favoritos dos brasileiros, o brigadeiro é uma daquelas delícias impossíveis de comer uma só: se não prestarmos atenção, são 5, 6,7 de uma única vez. E como leva basicamente leite condensado, manteiga e chocolate, o brigadeiro engorda se não for consumido com moderação.
Mas isso não significa que você deve deixar de aproveitar sua sobremesa favorita: é possível substituir o leite condensado pela versão light, utilizar chocolate meio amargo e eliminar a manteiga da receita. Ou ainda preparar o brigadeiro com biomassa de banana verde, que além de ser mais saudável, ainda contém menos calorias.
Continue lendo para saber quais são as calorias do brigadeiro e veja no final a receita para o saboroso brigadeiro nutritivo de banana verde.
Índice deste artigo:
Tipos de brigadeiro
Além do tradicional brigadeiro enroladinho sempre presente nas festinhas infantis, também podemos encontrar brigadeiro de colher, brigadeiro de panela, brigadeiro branco, brigadeiro com nozes, brigadeiro de nutella e até brigadeiro cor de rosa.
Veja as calorias do brigadeiro em diferentes tipos e porções:
– Calorias do Brigadeiro Tradicional
O tradicional brigadeiro feito com leite condensado e chocolate em pó é possivelmente um dos doces mais conhecidos e consumidos do país. E certamente um dos mais calóricos: são 58 kcal em cada docinho de 15 g.
– Calorias do Brigadeiro de Colher
Também conhecido como brigadeiro de panela, o doce é perfeito para aqueles dias chuvosos na frente da TV, pois além de saboroso é também muito prático e rápido. Só é preciso ficar atento para não comer a panela inteira sozinho e acabar exagerando nas calorias: uma colher de sopa (20g) contém 72 calorias. Ou 362 calorias em uma porção de 100g de brigadeiro.
– Calorias do Brigadeiro Branco
Como o nome já sugere, esta receita leva chocolate branco, o que só aumenta o teor de gordura e açúcar do brigadeiro, tornando-o ainda mais calórico. Uma unidade de brigadeiro branco de 15 g contém 77 calorias.
– Calorias do brigadeiro de Moça Fiesta
É só abrir a lata e já temos à nossa disposição 385 gramas de brigadeiro pronto para ser devorado, peso esse que equivale a aproximadamente 19 colheres do doce – ou 25 brigadeiros pequenos de 15 gramas cada.
Se considerarmos que uma lata inteira de Moça Fiesta contém 1.193 calorias, uma colher fornece 59,6 kcal, e um brigadeiro enroladinho de 15 g contém 46 kcal.
– Calorias do Brigadeirão
Uma fatia média do doce – que é um tipo de pudim – contém 255 calorias e 17,3 gramas de gordura.
– Calorias do Bolo de brigadeiro
Outra tentação feita com brigadeiro, o bolo ainda tem o agravante da massa, que leva farinha branca e açúcar, dois alimentos calóricos e pouco nutritivos. Uma fatia de 60 g do bolo contém 295 calorias.
– Calorias da Pizza de brigadeiro
Servida normalmente em rodízios, a pizza de brigadeiro contém 302 calorias por fatia, cerca de 60 calorias a mais por pedaço que a pizza de chocolate tradicional.
– Calorias do sorvete de brigadeiro Kibon
Com 135 calorias por palito, o sorvete de brigadeiro tem quase o triplo do Fruttare de limão da mesma marca, por exemplo, que contém somente 50 kcal por unidade. Portanto, se o seu objetivo for somente se refrescar, prefira os picolés de fruta e deixe o de brigadeiro de lado.
– Calorias do Cupcake de brigadeiro
Uma variação do bolo de brigadeiro, o Cupcake tem a vantagem de ser pequeno, o que facilita o autocontrole, embora ainda seja bastante calórico: são 221 calorias por unidade do doce.
– Calorias da Trufa de brigadeiro
Se trufa por si só já é uma delícia, imagina com recheio de brigadeiro – impossível resistir, não é mesmo? Mas vale a pena prestar atenção no rótulo antes de comer uma: dependendo da marca e dos ingredientes, as calorias podem chegar a espantosas 200 kcal por um único doce. Ou o equivalente a 3 maçãs. Pense nisso.
– Calorias do Panetone com brigadeiro
Como se já não bastassem as inúmeras tentações à base de brigadeiro a que temos que resistir todos os dias, agora inventaram mais uma para as festas de fim de ano: o panetone com recheio de brigadeiro, que embora saboroso contém assustadoras 414 calorias por fatia de 80g. Ou seja, praticamente 40 minutos de corrida moderada.
Dicas
- Na hora de escolher os ingrediente da receita, dê preferência ao cacau em pó ou então ao chocolate meio amargo, que além de conterem menos açúcar também trazem benefícios à saúde;
- Se você adora brigadeiro mas tem dificuldade para se controlar e comer só um pouquinho, evite fazer o doce em casa. Uma única receita contém quase todas as suas necessidades diárias de calorias;
- Para um brigadeiro mais nutritivo, troque leite condensado tradicional pela versão light ou por leite em pó desnatado, utilize cacau em pó sem açúcar e acrescente duas colheres de aveia no final do preparo;
- Algumas receitas de brigadeiro listam o creme de leite entre os ingredientes, mas você pode substituí-lo por iogurte natural, que manterá a cremosidade e deixará o brigadeiro menos calórico;
- Experimente trocar o brigadeiro por dois ou três quadradinhos de chocolate amargo – além de economizar nas calorias, você se sentirá saciado com uma quantidade menor de doce e ainda obterá os benefícios do chocolate com pouco ou nenhum açúcar.
Receita de Brigadeiro Light
Para quem adora brigadeiro mas não quer sair da dieta, a receita abaixo promete saciar a vontade do doce sem exagerar nas calorias. Feita com biomassa de banana verde e leite condensado caseiro, a receita não leva açúcar e ainda é rica em fibras que ajudam a manter a saciedade.
É importante lembrar, no entanto, que mesmo sendo light, o brigadeiro ainda contém 40 calorias por unidade e deve ser consumido com moderação. Crédito da Receita: chef de cozinha Iracema Bertoco.
Rendimento e calorias do brigadeiro de biomassa de banana verde: 40 brigadeiros com 40 calorias cada.
1. Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
- 4 bananas médias bem verdes;
- Água suficiente para cobrir as bananas na panela.
Preparo:
- Lave bem as bananas e corte as pontas das frutas sem atingir a polpa;
- Leve as frutas ao fogo em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo e aguarde alguns minutos antes de abrir a panela, para que a pressão possa sair sozinha;
- Descasque as bananas com cuidado para não se queimar e bata as polpas no liquidificador. Se necessário, utilize somente um pouquinho de água quente para processar a fruta (não utilize a mesma água do cozimento);
- Bata até obter uma massa homogênea e reserve.
2. Leite condensado light
Ingredientes:
- 1 xícara (150 ml) de água quente;
- 400 g de leite em pó desnatado;
- 10 g de sucralose;
- 60 g de manteiga light.
Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.
3. Preparo do Brigadeiro
Ingredientes:
- 100 g de biomassa de banana verde;
- 1 receita de leite condensado light;
- 80 g de cacau em pó (sem açúcar);
- 100 g de chocolate diet picado;
- 150 g de chocolate diet ralado (para substituir o chocolate granulado tradicional).
Modo de Preparo:
- Leve os quatro primeiros ingredientes ao fogo;
- Mexa sempre até a massa começar a soltar da panela e atingir o ponto do brigadeiro convencional;
- Desligue o fogo e deixe esfriar;
- Enrole e passe no chocolate diet ralado.
Vídeo:
Gostou das dicas?
Eu acho que n e tão pesado assim, mas se colocar Nescau light, fica mais gostosos menos calórico.
Eu faço o brigadeiro assim e fica uma delícia, segue receita:
4 colheres de sopa de biomassa de banana verde
2 cs de cacau em pó
5cs de mel
um fio de oleo de coco
fica muuuuuuuito mais nutritivo
bjs
Se um brigadeiro comum tem 58kcal e o light tem 40, a diferença não é tão grande assim… Mas já é uma ajuda.