Calorias do Brigadeiro – Tipos, Porções e Dicas

Um dos docinhos favoritos dos brasileiros, o brigadeiro é uma daquelas delícias impossíveis de comer uma só: se não prestarmos atenção, são 5, 6,7 de uma única vez. E como leva basicamente leite condensado, manteiga e chocolate, o brigadeiro engorda se não for consumido com moderação.

Mas isso não significa que você deve deixar de aproveitar sua sobremesa favorita: é possível substituir o leite condensado pela versão light, utilizar chocolate meio amargo e eliminar a manteiga da receita. Ou ainda preparar o brigadeiro com biomassa de banana verde, que além de ser mais saudável, ainda contém menos calorias.

Continue lendo para saber quais são as calorias do brigadeiro e veja no final a receita para o saboroso brigadeiro nutritivo de banana verde.

Tipos de brigadeiro

Além do tradicional brigadeiro enroladinho sempre presente nas festinhas infantis, também podemos encontrar brigadeiro de colher, brigadeiro de panela, brigadeiro branco, brigadeiro com nozes, brigadeiro de nutella e até brigadeiro cor de rosa.

Veja as calorias do brigadeiro em diferentes tipos e porções:

– Calorias do Brigadeiro Tradicional

O tradicional brigadeiro feito com leite condensado e chocolate em pó é possivelmente um dos doces mais conhecidos e consumidos do país. E certamente um dos mais calóricos: são 58 kcal em cada docinho de 15 g.

– Calorias do Brigadeiro de Colher

brigadeiro-de-colher

Também conhecido como brigadeiro de panela, o doce é perfeito para aqueles dias chuvosos na frente da TV, pois além de saboroso é também muito prático e rápido. Só é preciso ficar atento para não comer a panela inteira sozinho e acabar exagerando nas calorias: uma colher de sopa (20g) contém 72 calorias. Ou 362 calorias em uma porção de 100g de brigadeiro.

– Calorias do Brigadeiro Branco

 download

Como o nome já sugere, esta receita leva chocolate branco, o que só aumenta o teor de gordura e açúcar do brigadeiro, tornando-o ainda mais calórico. Uma unidade de brigadeiro branco de 15 g contém 77 calorias.

– Calorias do brigadeiro de Moça Fiesta

É só abrir a lata e já temos à nossa disposição 385 gramas de brigadeiro pronto para ser devorado, peso esse que equivale a aproximadamente 19 colheres do doce – ou 25 brigadeiros pequenos de 15 gramas cada.

Se considerarmos que uma lata inteira de Moça Fiesta contém 1.193 calorias, uma colher fornece 59,6 kcal, e um brigadeiro enroladinho de 15 g contém 46 kcal.

– Calorias do Brigadeirão

1382375069_brigadeirao_classico

Uma fatia média do doce – que é um tipo de pudim – contém 255 calorias e 17,3 gramas de gordura.

– Calorias do Bolo de brigadeiro

bolo

Outra tentação feita com brigadeiro, o bolo ainda tem o agravante da massa, que leva farinha branca e açúcar, dois alimentos calóricos e pouco nutritivos. Uma fatia de 60 g do bolo contém 295 calorias.

– Calorias da Pizza de brigadeiro

Servida normalmente em rodízios, a pizza de brigadeiro contém 302 calorias por fatia, cerca de 60 calorias a mais por pedaço que a pizza de chocolate tradicional.

– Calorias do sorvete de brigadeiro Kibon

Com 135 calorias por palito, o sorvete de brigadeiro tem quase o triplo do Fruttare de limão da mesma marca, por exemplo, que contém somente 50 kcal por unidade. Portanto, se o seu objetivo for somente se refrescar, prefira os picolés de fruta e deixe o de brigadeiro de lado.

– Calorias do Cupcake de brigadeiro

Cupcake-de-Brigadeiro

Uma variação do bolo de brigadeiro, o Cupcake tem a vantagem de ser pequeno, o que facilita o autocontrole, embora ainda seja bastante calórico: são 221 calorias por unidade do doce.

– Calorias da Trufa de brigadeiro

Se trufa por si só já é uma delícia, imagina com recheio de brigadeiro – impossível resistir, não é mesmo? Mas vale a pena prestar atenção no rótulo antes de comer uma: dependendo da marca e dos ingredientes, as calorias podem chegar a espantosas 200 kcal por um único doce. Ou o equivalente a 3 maçãs. Pense nisso.

– Calorias do Panetone com brigadeiro

panetone-com-brigadeiro-f8-108957

Como se já não bastassem as inúmeras tentações à base de brigadeiro a que temos que resistir todos os dias, agora inventaram mais uma para as festas de fim de ano: o panetone com recheio de brigadeiro, que embora saboroso contém assustadoras 414 calorias por fatia de 80g. Ou seja, praticamente 40 minutos de corrida moderada.

Dicas

  • Na hora de escolher os ingrediente da receita, dê preferência ao cacau em pó ou então ao chocolate meio amargo, que além de conterem menos açúcar também trazem benefícios à saúde;
  • Se você adora brigadeiro mas tem dificuldade para se controlar e comer só um pouquinho, evite fazer o doce em casa. Uma única receita contém quase todas as suas necessidades diárias de calorias;
  • Para um brigadeiro mais nutritivo, troque leite condensado tradicional pela versão light ou por leite em pó desnatado, utilize cacau em pó sem açúcar e acrescente duas colheres de aveia no final do preparo;
  • Algumas receitas de brigadeiro listam o creme de leite entre os ingredientes, mas você pode substituí-lo por iogurte natural, que manterá a cremosidade e deixará o brigadeiro menos calórico;
  • Experimente trocar o brigadeiro por dois ou três quadradinhos de chocolate amargo – além de economizar nas calorias, você se sentirá saciado com uma quantidade menor de doce e ainda obterá os benefícios do chocolate com pouco ou nenhum açúcar.

Receita de Brigadeiro Light

brigadeiro de biomassa

Para quem adora brigadeiro mas não quer sair da dieta, a receita abaixo promete saciar a vontade do doce sem exagerar nas calorias. Feita com biomassa de banana verde e leite condensado caseiro, a receita não leva açúcar e ainda é rica em fibras que ajudam a manter a saciedade.

É importante lembrar, no entanto, que mesmo sendo light, o brigadeiro ainda contém 40 calorias por unidade e deve ser consumido com moderação. Crédito da Receita: chef de cozinha Iracema Bertoco.

Rendimento e calorias do brigadeiro de biomassa de banana verde: 40 brigadeiros com 40 calorias cada.

1. Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:

  • 4 bananas médias bem verdes;
  • Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

  • Lave bem as bananas e corte as pontas das frutas sem atingir a polpa;
  • Leve as frutas ao fogo em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo e aguarde alguns minutos antes de abrir a panela, para que a pressão possa sair sozinha;
  • Descasque as bananas com cuidado para não se queimar e bata as polpas no liquidificador. Se necessário, utilize somente um pouquinho de água quente para processar a fruta (não utilize a mesma água do cozimento);
  • Bata até obter uma massa homogênea e reserve.

2. Leite condensado light

Ingredientes:

  • 1 xícara (150 ml) de água quente;
  • 400 g de leite em pó desnatado;
  • 10 g de sucralose;
  • 60 g de manteiga light.

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

3. Preparo do Brigadeiro

Ingredientes:

  • 100 g de biomassa de banana verde;
  • 1 receita de leite condensado light;
  • 80 g de cacau em pó (sem açúcar);
  • 100 g de chocolate diet picado;
  • 150 g de chocolate diet ralado (para substituir o chocolate granulado tradicional). 

Modo de Preparo:

  • Leve os quatro primeiros ingredientes ao fogo;
  • Mexa sempre até a massa começar a soltar da panela e atingir o ponto do brigadeiro convencional;
  • Desligue o fogo e deixe esfriar;
  • Enrole e passe no chocolate diet ralado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é um daqueles que não resistem a um ou mais brigadeiros durante uma festa de aniversário? Já experimentou a opção dessa receita saudável acima? Acha que conseguiria substituir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...

3 comentários em “Calorias do Brigadeiro – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Eu faço o brigadeiro assim e fica uma delícia, segue receita:
    4 colheres de sopa de biomassa de banana verde
    2 cs de cacau em pó
    5cs de mel
    um fio de oleo de coco

    fica muuuuuuuito mais nutritivo
    bjs

  2. Se um brigadeiro comum tem 58kcal e o light tem 40, a diferença não é tão grande assim… Mas já é uma ajuda.

Deixe um comentário