Benefícios da Maçã, receitas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2020

A maçã é uma das frutas mais consumidas do mundo, e seus benefícios para a saúde, apesar de bem conhecidos, não são muito divulgados.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos então ver para que serve a maçã e quais são as propriedades que a deixaram tão bem conceituada.

É rica em antioxidantes

maçã

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, sendo o mais importante deles a quercetina.

Eles ajudam a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, e assim trazem muitos benefícios para a saúde:

  • Fortalecimento o sistema imunológico: A maçã ajuda tanto no controle quanto no fortalecimento do sistema imune.
  • Previne o envelhecimento precoce: Como o envelhecimento precoce da pele é causado principalmente pela ação dos radicais livres, uma dieta que inclua a maçã ajuda a manter a pele bonita e saudável por mais tempo.
  • É anti-inflamatório: Outra ação dos antioxidantes é diminuir as inflamações que podem ocorrer pelo corpo. Isso acontece principalmente pela sua ação no sistema imune.
  • Ajuda a prevenir o câncer: Além da ação anticâncer dos antioxidantes, a maçã conta também com o auxílio das fibras, que sozinhas já ajudam a prevenir cânceres intestinais.
  • Previne doenças neurodegenerativas: Outra ação importante dos antioxidantes é a ajuda na prevenção de algumas doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer e de Parkinson.

É rica em fibras

A maçã possui grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis, ambas com efeitos benéficos para o corpo:

  • Fibra solúvel: A maçã é rica em pectina, que está presente principalmente na polpa da fruta.
  • Fibra insolúvel: Está presente em maior quantidade na casca. Um exemplo desse tipo de fibra presente na maçã é a celulose.

As fibras trazem diversos benefícios para a saúde, como:

  • Redução do colesterol: Esse é um efeito importante das fibras solúveis, que se unem as moléculas do colesterol e diminuem sua absorção.
  • Redução de peso: Como as fibras demoram a ser digeridas, elas dão ao corpo uma saciedade de longa duração. Isso faz com que a ingestão de calorias diminua. Veja aqui todas as propriedades da maçã relacionadas à perda de peso.
  • Diminuem o risco de diabetes: As fibras presentes na maçã ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Melhora a saúde do intestino: As fibras da maçã ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, além de contribuírem para a saúde da flora intestinal.

Como consumir a maçã no dia a dia?

É possível comer a maçã in natura inteira ou cortada em pedacinhos durante o seu dia, substituindo lanches mais calóricos entre as refeições e em qualquer hora que a fome aparecer.

Outras formas de usar a fruta é incluindo ela na famosa salada de frutas ou preparando alguma receita saudável com a maçã, como:

Riscos e cuidados

Apesar dos benefícios da maçã para a saúde e para a boa forma é preciso estar atento à procedência da fruta.

Esse cuidado é necessário porque muitas vezes são usadas grandes quantidades de pesticidas no cultivo da maçã, que se alojam principalmente na casca, que é uma das partes mais nutritivas da fruta.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, é importante higienizar bem as frutas antes de consumi-la.

Para eliminar os pesticidas das frutas, você pode deixá-la de molho em uma solução de bicarbonato por 15 minutos. A solução é bem fácil de ser preparada:

  • Antes de tudo, lave bem as maçãs com água e sabão;
  • Dilua 10g de bicarbonato de sódio em um litro de água;
  • Deixe as maçãs de molho na solução de bicarbonato por 15 minutos.

Estudos mostram que este método ajuda bastante, mas não é garantia de que eliminará completamente os pesticidas.

Por isso, o ideal seria, sempre que possível, comprar frutas orgânicas.

Tabela nutricional

Segue abaixo a informação nutricional por 100 gramas de maçã. Lembrando que uma maçã inteira tem aproximadamente 170 gramas.

ComponenteValor por 100g
Energia65 kcal
Carboidrato total16,6 g
Proteína0,22 g
Lipídios0,25 g
Fibra alimentar2,03 g
Colesterol0
Ácidos graxos saturados0,1 g
Ácidos graxos monoinsaturadostr
Ácidos graxos poli-insaturadostr
Ácidos graxos trans0
Cálcio3,39 mg
Ferro0,05 mg
Sódio1,32 mg
Magnésio4,86 mg
Fósforo11,4 mg
Potássio117 mg
Zincotr
Cobre0,03 mg
Vitamina A (RE)7 mcg
Vitamina A (RAE)3,5 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,26 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavinatr
Niacinatr
Vitamina B6tr
Vitamina C1,49 mg
Equivalente de folato3,6 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) / tr = traços

Quer saber mais sobre os benefícios da maçã? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como a planta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

  Continua Depois da Publicidade  

Quais benefícios da maçã são os mais importantes, em sua opinião? Agora que você sabe para que serve, pretende comer com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

19 comentários em “Benefícios da Maçã, receitas e cuidados”

  1. Estou consumindo uma maçã Argentina por dia. Isso tem me afastado dos médicos. Tenho 50 anos sou 100% saudável.

    Responder
  2. Comendo até 4 maçãs por dia, só farão bem, mais que isso é exagero e pode como tudo em excesso a fazer mal, como por exemplo prender o intestino. Fiquem na paz de Cristo!

    Responder
    • Já alguns anos atrás eu tinha o hábito de consumir no mínimo 2 maçã por dia, depois para me certificar dos benefícios pesquisei e pude observar o quanto é importante o consumo da maçã,como por exemplo não sou diabético,não tenho catarata,faço caminhada 3 vezes por semana,coração saudável,apesar dos meus 69 anos de idade, faço Bacharel em Teologia, já me preparando para uma pós e mestrado, além do trabalho.Deus é Fiel!

      Responder
  3. Adorei saber dos benefícios da maça, eu comia às vezes, agora que eu soube já estou comprando até de pacote fechado, que vem bastante.

    Responder
  4. Uma maçã todos os dias sem falhar faz super bem a saúde do coração e outros órgãos. Mais que uma é prejudicial devido a grande quantidade de açúcar.

    Responder
  5. Gostei muito de saber mais a respeito dos benefícios desta fruta maravilhosa. Eu já estava consumindo todos os dias, agora é que vou continuar mesmo a consumir.

    Responder
  6. Eu geralmente tenho uma maçã na bolsa, para me saciar nas horas de fome, quando estou voltando do trabalho, assim me ajuda a não comer algo artificial. Também fiquei sabendo que faz bem para as cordas vocais, então amei mais ainda. Mas, o que me deixou preocupada foi saber que são usadas muitas pesticidas nas plantações de maçãs.

    Responder
  7. Depois que eu assei a ler sobre os benefícios da maçã, agora tô pegando o hábito de comer pelo menos uma por dia…

    Responder
  8. Olha não pode ficar com esta fixação em comer só a maçã também não se esquecendo que outras frutas também devem fazer parte da nossa alimentação,como Banana ,Abacate ,abacaxi e outras ,pois todas elas têm a sua função em nosso metabolismo e de preferência consumilas naturais sem agrotóxicos

    Responder
  9. Foi bom fazer melhor dos benefícios da maçã.
    Pois eu não ligava para comer a fruta mas mediante este artigo , vou passar a comer mais com frequência , já que estou com o colesterol um pouco alto

    Responder
  10. Gostei de mais das informações acima , agora que descobrir que maçã e muito bom para saúde do corpo vou passar a comer uma vez no dia achei super , importante !!!

    Responder