Cenoura é Low Carb? Carboidratos por Tipos, Preparo e Dicas

Especialista:
atualizado em 06/04/2020

Confira se é verdade que a cenoura é low carb ou se ela não pode fazer parte de uma dieta com restrição de carboidratos, dependendo do preparo.

Dentro da salada, em um sanduíche natural ou no refogado de uma carne ensopada, existem diversas maneiras saudáveis de consumir a cenoura e, precisamos dizer, todas elas valem a pena para quem se importa em manter uma alimentação saudável.

Tudo porque ela serve como fonte de diversos nutrientes como a vitamina B6, fibras, potássio, vitamina A, biotina (uma vitamina do complexo B) e vitamina K. As cenouras são ricas em betacaroteno, que o seu corpo converte em vitamina A. Este nutriente promove a boa visão e é importante para o crescimento, o desenvolvimento e a função imunológica.

Aproveite para conhecer todos os benefícios da cenoura e veja como funciona uma dieta low carb.

Será que a cenoura é low carb?

Saber se a cenoura é low carb é importante para quem segue uma alimentação com controle ou restrição na ingestão de carboidratos. Embora o nutriente funcione como uma importante fonte de energia para o organismo, existem pessoas que aderem a esse tipo de dieta por questões de saúde ou com o objetivo de estimular uma perda de peso.

Pois bem, ainda que seja tão nutritiva como vimos acima, a cenoura não é exatamente o vegetal com o menor teor de carboidratos em sua composição – pelo contrário.

A concentração de carboidratos presente na cenoura é maior do que a encontrada em diversos outros vegetais. Por outro lado, a cenoura é mais pobre em carboidratos do que os vegetais tubérculos ricos em amido (as batatas são um exemplo dessa categoria).

Se você está tentando perder peso por meio do corte de carboidratos, você pode querer pular as cenouras porque elas são mais ricas em açúcar (um tipo de carboidrato) do que outros vegetais.

Por exemplo, enquanto 100 g de palitinhos de aipo contêm 1 g de carboidratos digeríveis e 100 g de palitinhos de pepino e pimentão verde possuem 3 g de carboidratos digeríveis, a mesma porção de palitinhos de cenoura apresenta 7 g de carboidratos digeríveis.

Aproveite para conhecer receitas de petisco de cenoura saudável e gostoso com esses palitinhos.

No entanto, é necessário ponderar que a cenoura também é mais pobre em carboidratos do que outros alimentos consagrados como saudáveis como a banana, que pode conter 22,84 g no nutriente em 100 g, e a maçã, que pode carregar 13,81 g de carboidratos em 100 g.

A inclusão ou não da cenoura nas refeições depende do tipo de dieta low carb

Enquanto pode não ser apropriada para um programa alimentar que restringe o consumo de carboidratos para menos de 20 g por dia, a cenoura pode ser permitida em um método low carb moderado ou liberal, cujo objetivo é consumir menos de 50 g a 100 g do nutriente por dia.

Entretanto, quando citamos dietas com restrições tão significativas como essas na ingestão de carboidratos, é nosso dever recomendar que você consulte um médico e um nutricionista antes de aderir a um regime do tipo, para saber se realmente pode fazer isso sem prejudicar a sua saúde e entender como deve proceder em suas refeições e dia a dia para evitar maiores problemas.

A maioria dos programas alimentares com baixa ingestão de carboidratos indica um consumo de carboidratos bem abaixo das diretrizes recomendadas.

O consumo médio de carboidratos é de 200 g a 330 g por dia para os homens e de 180 g a 230 g diárias para as mulheres. A recomendação nutricional (RDA) de carboidratos foi estabelecida pelo Institute of Medicine (IOM, 2002) em 130 g por dia para adultos e crianças, baseado na quantidade mínima de glicose utilizada pelo cérebro.

Os tipos de carboidratos encontrados na cenoura

A nutricionista e mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir explicou que a composição de carboidratos da cenoura é de aproximadamente 10%.

Esses carboidratos consistem em amidos e açúcares como a sacarose e a glicose, relatou. Entretanto, o vegetal também é uma fonte relativamente boa de fibras, completou Bjarnadottir.

Vale lembrar que as fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue digerir. A fibra alimentar consiste em um grupo de carboidratos complexos encontrados principalmente nos vegetais, frutas e legumes. A sua estrutura fibrosa a torna indigestível para os humanos, então elas não contribuem com nenhuma caloria ou energia para a dieta. A maioria das fibras alimentares passa pelo seu trato intestinal completamente não digerida.

Além disso, de acordo com informações do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, a fibra alimentar faz com que o corpo se sinta saciado com maior rapidez, o que colabora com o controle do peso.

Uma porção de 100 g de cenoura crua, correspondente a duas unidades de tamanho pequeno a médio do alimento, apresenta 9,6 g de carboidratos, dos quais 2,8 g são fibras. Neste sentido, uma porção de 100 g de cenoura possui 9,58 g de carboidratos, dos quais 2,8 g são na forma de fibras.

A quantidade de carboidratos pode variar conforme o modo de preparo

Quando queremos saber se a cenoura é low carb ou não, também é importante que se conheça quantos gramas de carboidratos o alimento pode apresentar ao ser preparado em diferentes maneiras.

Nós acabamos de conhecer a quantidade que a cenoura crua pode apresentar. Por sua vez, uma porção de 100 g de cenoura cozida pode carregar aproximadamente 8 g de carboidratos, dos quais 2,9 g são equivalentes a fibras.

Já a cenoura na forma de purê pode ser composta por 8,96 g de carboidratos, dos quais, 2,6 g são correspondentes a fibras.

Atenção

Não submetemos os diferentes modos de consumo e preparo da cenoura apresentados neste artigo a análises nutricionais para entender se a cenoura é low carb – simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas pelas fontes previamente citadas.

Em outras palavras, os valores mostrados servem somente como uma estimativa, para que tenhamos uma noção de quais podem ser esses números. Portanto, isso torna possível encontrar cenouras cruas, cozidas ou na forma de purê com diferenças em seus teores de carboidratos.

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Referências Adicionais:

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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