Chá de Amora Branca Emagrece?

publicado em

Confira o que é e veja se o chá de amora branca emagrece mesmo ou se essa bebida não auxilia o processo de perda de peso, entre outros benefícios.

Ficar em forma e com o corpo tonificado requer mais do que apenas alguns dias na academia. É preciso motivação, dedicação e uma nutrição bem planejada.

Tomar chás de ervas para perder peso é um conceito bastante utilizado e ideal para as pessoas que procuram uma ajuda natural e saudável para o seu processo. Há vários chás que compõe a lista daqueles que ajudam a queimar as gordurinhas indesejadas, como por exemplo o chá de cavalinha, chá verde, chá de hibisco, entre outros.

Mas será que o chá de amora branca emagrece e pode integrar essa lista?

Antes, o que é o chá de amora branca?

O chá de amora branca é feito a partir das folhas da amora branca, que também leva o nome de Rubus suavissimus. Essas folhas contêm um adoçante natural chamado de rubusoside, que é 200 vezes mais doce do que o açúcar proveniente da cana.

  Continua Depois da Publicidade  

Há muito tempo o chá de amora branca vem sido usado para aliviar sintomas nos rins, e um recente estudo japonês também indica que ele possui efeitos anti-inflamatórios e ajuda contra alergias.

Embora as folhas usadas para preparar o chá não contenham açúcar, elas contêm entre 5% a 8% de um adoçante natural, o Rubusoside, glicosídeos diterpênicos, e um baixo teor calórico, mesmo sendo 300 vezes mais doce que a sacarose, ficando próximo da doçura do açúcar puro e sendo considerado o melhor substituto do açúcar para todas as idades.

Por isso, pode ser usado no processamento de produtos de pastelaria, bebidas, pães, chocolates bem como na culinária caseira.

Esse adoçante natural é bom para todas as pessoas, especialmente aquelas que sofram de diabetes, hipertensão, obesidade, alergia ao pólen, constipação, rinite, bronquite, angina e também para pessoas que bebem e fumam muito. Esse chá possui um sabor doce, suave e é ótimo para saciar a sede.

  Continua Depois da Publicidade  

Valores nutricionais do chá de amora branca

Esse chá contém 18 tipos de aminoácidos, em especial, 8 aminoácidos que não podem ser absorvidos através de alimentos e são apenas produzidos pelo organismo das pessoas como a lisina, fenilalanina e triptofano. Também é rico em vários oligoelementos que são necessários para o corpo e muitos tipos de vitaminas.

Principais valores nutricionais por 100 gramas de chá de amora branca.

  • Rubososide – 5.0g
  • Aminoácidos totais – 13.6
  • Flavonóides – 4.1g
  • Vitamina B1 – 5.3 mg
  • Vitamina B2 – 0.26 mg
  • Vitamina B6 – 20.0 mg
  • Vitamina E – 88,0 mg
  • Polifenóis – 20.3 g
  • Cafeína – 5.4 mg
  • Ferro – 4.55 mg
  • Ácido fólico – 10 mg
  • Zinco – 17 mg
  • Selênio – 1,3 mg
  • Kalium – 383.0 mg
  • Germânio – 55 ug

O chá de amora branca também contém outros quatro constituintes bioativos, são eles:

  • Ácido elágico;
  • Ácido gálico;
  • Monossídeo de Steviol;
  • Rutina.

Benefícios do chá de amora branca

Alguns dos benefícios para a saúde do chá de amora branca são:

1. Atividade antioxidantes

Os polifenóis presente no chá de amora branca têm uma quantidade significativa de antioxidantes. Eles podem promover mutação antissúbita, têm propriedades anticâncer, podem diminuir o colesterol e a lipoproteína de baixa densidade no sangue, diminuir a pressão arterial e inibir a agregação plaquetária.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá ainda é antibacteriano, ajuda contra a alergia alimentar, melhora o ambiente microbiano gastrointestinal e tem efeito desodorizante.

2. Balanceamento de pressão arterial, lipídios sanguíneos e açúcar no sangue

O chá de amora branca pode reduzir o colesterol sérico (colesterol total), TG (triglicerídeos), aumentar o HDL-C (lipoproteína de alta densidade) e reduzir significativamente o alto nível de açúcar no sangue induzido pela STZ (aloxana).

3. Atividade antialérgica significativa

A rubusoside (glicosídeos de chá de amora branca 5-8%) e tanino hidrolítico são substâncias anti-alérgicas, muito utilizadas no Japão para tratar a alergia ao pólen.

4. Melhora o comichão e o clareamento da pele

Estudos descobriram que os cosméticos fabricados com extratos de chá de amora branca podem melhorar a coceira da pele e inibir o declínio do ácido hialurônico na pele e vasos sanguíneos e indiretamente hidrata a pele para obter resultados de beleza.

5. Promove a memória, estimula o crescimento e o desenvolvimento

A lisina do chá de amora branca é uma importante variedade de síntese de proteínas do nervo e do cérebro, sendo propícia para a aptidão cerebral, com o efeito de promover o crescimento e o desenvolvimento.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Antienvelhecimento, melhora a resistência

O selênio e os polifenóis presentes neste chá podem eliminar os radicais livres nocivos, mudar a direção do metabolismo de carcinogênicos, reduzir o dano oxidativo da membrana celular e componentes das células humanas, além de aumentar a resistência do corpo aumentando a expectativa de vida da pessoa.

7. Prevenção de doenças cardiovasculares

O chá de amora branca possui flavonoides que ajudam a fortalecer os vasos capilares e ajudam a manter a pressão arterial mais baixa.

Pesquisas científicas tentam descobrir se chá de amora branca emagrece

Antes de mais nada, é importante dizer que ainda não foram realizadas pesquisas em humanos para descobrir se de fato o chá de amora branca emagrece. Trata-se de uma bebida ainda muito pouco estudada.

Um dos estudos foi realizado pelo Laboratório de Engenharia de Células Animais da Universidade de Farmácia e Ciências Aplicadas da Vida de Niigata no Japão com ratos em que alguns dos animais receberam o equivalente a 3% de sua dieta a parte de um extrato de Rubus e foram alimentados com uma dieta com baixo teor de gordura ou com com alto teor de gordura em um período de 9 semanas.

Os ratos que tiveram o extrato das folhas de amora branca adicionado à sua dieta reduziram o ganho de peso em 22%, ou seja, isso não significa que eles perderam peso, mas sim que esse extrato diminuiu a quantidade de ganho de peso.

Além disso, o extrato do chá de amora branca melhorou os níveis de açúcar no sangue, os níveis de colesterol e a saúde vascular.

Em um outro estudo realizado no Japão e publicado no Journal of Natural Medicines, os pesquisadores testaram in vitro os efeitos das folhas desta planta em células de gordura isoladas. Eles adicionaram um extrato do chá e descobriram que ele suprimiu o crescimento de adipócitos (células adiposas).

Embora essas descobertas sejam bem interessantes e reveladoras, ainda não se pode afirmar que podem ser transferidas para o tecido humano vivo, e muito menos que terá os mesmos efeitos quando utilizadas por serem humanos.

Por isso, até o presente momento, de acordo com os estudos e pesquisas científicas, ainda não há nenhuma evidência de que o chá de amora branca emagrece, já que mais pesquisas, principalmente realizadas com seres humanos, são necessárias.

Embora muitas pessoas ainda procurem suplementos milagrosos para a perda de peso, o chá de amora branca certamente não é considerado cientificamente um, já que de acordo com os estudos citados acima, ele apenas reduziu a velocidade do ganho de peso.

Porém, nada disso impede que você possa provar esse chá naturalmente doce, rico em nutrientes, muito saudável, e quem sabe, ao ser combinado com uma alimentação saudável e exercícios físicos ele possa se tonar seu novo aliado na perda de peso, ou desacelerando o ganho de peso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que o chá de amora branca emagrece? Pretende experimentar a bebida? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário