Chá de Noz-Moscada Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

A noz-moscada é uma semente e especiaria que chegou até o Ocidente vinda da Indonésia e da Índia por meio dos navios de mercadores muçulmanos.

Triturada ou ralada, ela pode ser utilizada como tempero para acentuar o sabor de aves, adicionada em purês de legumes e receitas compostas por queijo e leite e ser usada no preparo de doces e compotas de frutas.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, vamos falar abaixo sobre outra aplicação dessa especiaria e os efeitos que pode provocar ao nosso organismo.

Será que o chá de noz-moscada emagrece? 

A noz-moscada é classificada como uma substância soporífica, ou seja, que induz o sono. Assim, a pessoa que tem problemas ao dormir pode se beneficiar ao ingerir a especiaria por meio do chá antes de deitar.

Mas o que isso tem a ver com a perda de peso? É que um dos prejuízos associados à má qualidade do sono é justamente o aumento do peso. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard explicou que dormir mal também está associado ao aumento do tamanho da cintura.

De acordo com a publicação, mulheres que dormem menos de sete horas por noite têm um risco maior de sofrer com um aumento de peso significativo do que aquelas que dormem no mínimo sete horas a cada noite.

Acredita-se que isso possa acontecer devido ao fato de que a privação do sono deixa a pessoa esgotada, fazendo com que ela fique desmotivada para se alimentar de maneira ou saudável e praticar exercícios físicos, ou porque a falta de sono possa desacelerar o metabolismo e, por consequência, desacelerar também o processo de queima de calorias e gorduras do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a nutricionista Jill Corleone alertou que uma noite mal dormida atrapalha os hormônios que controlam o apetite, o que pode deixar a pessoa mais faminta.

Outro ponto que favorece a afirmação que o chá de noz-moscada emagrece é o fato de que, principalmente na Índia, a especiaria é conhecida por combater a ansiedade.

Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, afirmaram que a ingestão de 1/3 de colher de sopa de noz-moscada todos os dias ajudaria a amenizar os sintomas da depressão, ainda que o efeito não seja 100% comprovado.

Isso pode ser útil para quem tem o costume de comer calorias extras provenientes de guloseimas como forma de aliviar momentos em que os sintomas da ansiedade e depressão aparecem. Então, uma vez que ela passa a conseguir controlar o apetite por esses alimentos, ganha um aliado na tarefa de combater o aumento de peso.

Veja que com isso não dizemos que o chá de noz-moscada cura a ansiedade ou a depressão, se você sabe que sofre com um desses problemas, busque rapidamente a ajuda de um médico especializado.

Entretanto, isso não indica que o chá de noz-moscada emagrece em todos os casos ou que promove o emagrecimento magicamente. Os efeitos indicam que existe a possibilidade de que a bebida possa colaborar indiretamente com o processo, porém, não há a garantia de que isso realmente aconteça.

  Continua Depois da Publicidade  

Para se certificar de ter sucesso no processo de emagrecimento é fundamental seguir toda uma alimentação controlada, equilibrada, saudável e nutritiva. Praticar atividades físicas com frequência também pode ser útil neste sentido tendo em vista que maximiza a queima de calorias.

Além disso, tudo isso torna-se eficaz e seguro quando conta-se com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e educador físico. 

Como fazer – Receita de chá de noz-moscada

Agora que já vimos se o chá de noz-moscada emagrece, vamos aprender uma maneira como a bebida pode ser preparada. Dá só uma conferida: 

Ingredientes:

  • ½ noz-moscada;
  • 1 l de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Ralar a noz-moscada;
  2. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogão para ferver;
  3. Então, desligar o fogo e adicionar a semente ralada de noz-moscada;
  4. Tampar e deixar a mistura descansar durante três minutos;
  5. Na sequência, coar o chá com o auxílio de uma peneira bem fina e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Certifique-se ainda de que a noz-moscada que você utiliza no preparo do seu chá seja de boa qualidade, de boa procedência, orgânica, esteja bem limpinha e higienizada e não tenha a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o chá de noz-moscada 

O limite máximo recomendado de ingestão da noz-moscada é de duas colheres de chá para um indivíduo adulto, teor que é dificilmente atingido nas receitas que levam o ingrediente.

Ainda assim, vale a pena saber que a ingestão em quantidades elevadas da noz-moscada pode provocar intoxicação, alucinações, náusea, tontura, palpitações, sudorese e o coma, em casos graves.

Comer uma unidade inteira ou 5 g do ingrediente pode trazer problemas como descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas.

Uma dosagem de seis a oito colheres de chá de noz-moscada provoca vertigem, boca seca e batimento cardíaco irregular enquanto o consumo de mais de 12 colheres de sopa de noz-moscada em pó ou na forma de óleo pode causar uma intoxicação.

O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês e por crianças com menos de dois anos de idade.

Antes de utilizar o chá de noz-moscada para auxiliar o tratamento de qualquer doença ou condição de saúde, converse antes com o seu médico para saber se isso é realmente seguro e eficaz e não deixe de seguir as outras orientações já passadas por ele em relação ao problema em questão.

Mesmo para quem não for utilizar a bebida para ajudar a tratar alguma doença, vale a pena consultar o médico antes de começar a bebê-la para se assegurar de que ela não pode provocar nenhum prejuízo ao organismo. O conselho vale para todos, principalmente para adolescentes, idosos e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Também é necessário falar com o médico caso esteja usando algum tipo de medicamento para se certificar de que ele não pode interagir com o chá de noz-moscada.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você conhece alguém que tome frequentemente e afirme que o consumo de chá de noz-moscada emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média 3,50)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Noz-Moscada Emagrece?”

  1. Sim, sim, os médicos tentam desconstruir, os ensinamentos dos índios e dos mais velhos, que foram criados no interior de grandes capitais. E que por utilizar as plantas, aprenderam os benefícios que elas trazem para nós. Eu uso e gosto de chás de algumas ervas como o capim santo, erva cidreira, cravo, folhas de limão, mate ECT. E vou continuar a usar.

    Responder
  2. Vocês mandam ir ao médico eles dizem isso é uma mentira pecada vocês ainda acreditam nisso eu acho que não vale a pena ir ao médico porque eles não acreditam já mi tem dito isso a mi imagine ainda se zaga. Comigo mas eu tomei e esta a fazer bem e ele disse então não veha cá mas

    Responder