13 Benefícios do Chá Branco – Para Que Serve e Propriedades

A ingestão de chá é uma prática usada por diversos povos desde a antiguidade na busca de tratamentos para enfermidades e de efeitos positivos para a saúde em geral. Hoje em dia, existem diversos tipos de chá disponíveis para consumo que costumam trazer muitos benefícios.

Com o chá branco não é diferente. Seu consumo está associado a diversos benefícios, que incluem uma redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, a melhora da saúde bucal e até a diminuição da incidência de alguns tipos de câncer.

O chá branco tem várias propriedades interessantes que fazem bem para a nossa saúde. Abaixo, vamos discutir e destacar os principais benefícios do chá branco para a saúde.

Chá Branco – O que é?

Acredita-se que o chá branco foi originado na China. Ele é obtido através das folhas da planta Camellia sinensis e é uma das variedades de chá mais populares no mundo. Ele é um chá que geralmente não é muito processado.

Outros tipos de chá como o chá preto, o chá verde e o chá oolong também são obtidos da planta Camellia sinensis, porém esses são mais processados durante sua obtenção ou obtidos de brotos mais maduros da planta. A produção do chá verde consiste em cozinhar as folhas ou os brotos mais jovens desta planta no vapor e secar em seguida, para preservar suas propriedades benéficas para a saúde. Por não ser oxidado como os outros chás, o chá branco tem um sabor mais suave.

O chá branco é capaz de promover benefícios similares aos obtidos com a ingestão de chá preto ou chá verde, por exemplo. Porém, como a produção do chá branco envolve um menor processamento, isso ajuda a reter níveis mais altos de substâncias fitoquímicas boas para a saúde.

Para que serve – Benefícios do chá branco

As propriedades antioxidantes do chá branco promovem benefícios para a saúde da pele como a redução de sinais de envelhecimento como rugas, por exemplo. O chá branco também pode ser usado como uma proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV. Além disso, suas propriedades antibacterianas também podem ajudar a proteger o organismo de diversas bactérias que causam infecções e doenças.

Existem vários outros benefícios do chá branco, que ajuda até no controle da diabetes e no auxílio à perda de peso. Além do efeito bactericida, ele é rico em nutrientes e substâncias flavonoides como as catequinas e os polifenóis, que são responsáveis pela ação antioxidante e fazem muito bem para o nosso organismo. Alguns desses benefícios são destacados a seguir.

1. Proteção do organismo pelo efeito antioxidante

Como já mencionado, o chá branco apresenta diversas substâncias antioxidantes em sua composição. A presença de radicais livres no corpo está associada ao desenvolvimento de doenças, danos celulares e envelhecimento precoce.

Os flavonoides presentes no chá ajudam na neutralização desses radicais livres, o que os torna menos destrutivos. Estudos sugerem que o chá branco é capaz de aumentar os efeitos antioxidantes protegendo diversos órgãos no nosso corpo. Além disso, é provado cientificamente que o chá branco auxilia na proteção das células do nosso cérebro, mantendo-o saudável e evitando doenças neurodegenerativas relacionadas com radicais livres.

2. Antienvelhecimento

Os radicais livres causam um aceleramento de processos naturais de envelhecimento. Devido às propriedades antioxidantes do chá branco, ele é capaz de lutar contra a ação desses radicais livres e diminuir o risco de envelhecimento precoce, diminuindo por exemplo rugas e marcas de envelhecimento na pele.

3. Pele saudável

Além do efeito antienvelhecimento, o chá branco pode ser usado para manter a pele bonita e saudável. Ele é eficaz na reparação e recuperação da pele danificada também devido ao seu alto poder antioxidante. Além disso, a pele fica protegida contra efeitos indesejados da exposição à radiação ultravioleta do sol pode estar associada a um aumento de radicais livres no corpo.

4. Saúde bucal

A presença de substância como polifenóis, flavonoides e taninos no chá branco ajudam na inibição de várias bactérias que podem causar placas bacterianas nos dentes. Além disso, a bebida contém um alto teor de flúor, que pode ser útil na redução do risco de desenvolver cáries dentárias.

5. Controle de diabetes

Estudos científicos sugerem benefícios do chá branco no alívio de sintomas de diabetes como sede excessiva (condição conhecida como polidipsia), controle dos níveis de glicose sanguíneos e aumento da secreção de insulina.

6. Prevenção de câncer

O chá branco apresenta atividade antioxidante que reduz o risco de danos celulares que podem causar alguns tipos de câncer. Além disso, podem existir benefícios do chá branco para prevenção e auxílio ao tratamento de câncer como o câncer de pulmão. Pesquisas indicam que o chá pode ter um potencial anticancerígeno, agir como um agente quimiopreventivo e o seu extrato parece induzir a apoptose (morte celular) de células danificadas pela doença.

Assim, o chá branco pode atuar na prevenção do crescimento de novas células cancerosas na região e de mutações de células normais, já que apresenta também propriedades antimutagênicas.

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Oregon nos EUA revelou que o chá branco contém grandes quantidades de catequina, um antioxidante que é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas. Dessa forma, beber o chá regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer de estômago, fígado, pele, mama, cólon, próstata, pulmão, esôfago, pâncreas e ovário.

De acordo com a American Cancer Society, tomar o chá branco também pode ajudar a reduzir o risco de recorrência de câncer de mama naqueles que já combateram a doença.

7. Saúde do coração e redução do colesterol

Os flavonoides encontrados no chá branco estão associados também à redução do risco de doenças cardiovasculares. Essas substâncias ajudam na diminuição da pressão arterial sanguínea, o que é bom para pessoas com este problema cardiovascular. O chá também pode ajudar no tratamento de dislipidemia, que é uma condição em que os níveis de lipídios no organismo estão elevados no sangue.

Segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Epidemiology, componentes como as catequinas ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos, o que resulta em uma redução da pressão arterial sanguínea e em um melhor fluxo sanguíneo no organismo.

Outro estudo publicado em 2002 na revista de Clinical Science Journal mostrou que indivíduos que bebiam qualquer tipo de chá tiveram uma diminuição significativa nos níveis de colesterol sanguíneo.

Portanto, podemos dizer que entre os benefícios do chá branco estão o controle da pressão arterial e a redução do risco de ataques cardíacos e derrames.

8. Proteção contra bactérias e melhoria do sistema imunológico

Muitas doenças são causados por patógenos como micro-organismos que afetam o sistema imunológico causando infecções e prejudicando o funcionamento normal do organismo. A ação antibacteriana do chá branco é capaz de proteger o nosso organismo da ação de bactérias e outros tipos de germes causadores de doenças. Existem até sabonetes que podem conter chá branco em sua composição para proteger a nossa pele desses patógenos presentes no ambiente externo.

Estudos mostram que o chá branco consegue retardar o crescimento de bactérias que causam infecções como os estreptococos, pneumonia e cáries nos dentes. A pesquisa sugere que o extrato do chá é capaz de destruir os organismo causadores das doenças através da inativação de alguns vírus e da prevenção ao crescimento de bactérias.

Os estudos indicam que além da atividade bactericida, o chá branco pode ter ação antifúngica e antiviral, podendo ser usado para combater diversas doenças ajudando o nosso sistema imunológico a lutar contra infecções.

9. Alívio de resfriado

O consumo de chá branco pode ajudar no alívio de sintomas de gripe e resfriados, pois as substâncias presentes no chá podem lutar contra o agente infeccioso.

10. Perda de peso

Estudos indicam que a ingestão de chá branco pode prevenir a adipogênese, que é um processo de formação de células adiposas (gordura) no organismo. O chá branco pode atuar no controle do ciclo de vida dessas células adiposas e ajudar em processos de perda de peso.

De acordo com um estudo científico publicado na revista Nutrition and Metabolism Journal, as catequinas presentes no chá branco inibem a adipogênese, estimulando a queima de gordura no corpo. Além disso, o chá branco tem zero calorias e há indícios de que ele reduz a ansiedade relacionada à vontade de consumir açúcar.

11. Saúde mental

O chá branco é uma excelente fonte de antioxidantes que fornecem catequinas para o organismo. Essas substâncias ajudam em funções cerebrais melhorando a memória e outras funções cognitivas, além de reduzir o risco de declínio dessas funções em idosos, por exemplo.

Um estudo realizado na Universidade de San Jorge na Espanha em 2011 mostrou que o extrato de chá branco protege as células cerebrais contra estresse oxidativo e toxicidade. A presença de zinco e selênio também ajudam em funções como memória e concentração, reduzindo a fadiga mental.

A L-teanina presente no chá também ajuda na sensação de alerta e aumenta a clareza mental. A teanina também é capaz de relaxar os nervos, diminuindo o estresse.

12. Tratamento de problemas renais

Estudos sugerem que o consumo de chá branco pode ajudar a reduzir efeitos causados pela poluição ambiental, que pode resultar no acúmulo de toxinas e substâncias indesejadas nos rins. As catequinas presentes no chá oferecem uma proteção contra insuficiência renal. Há inclusive um estudo chinês mostrando os benefícios do chá branco para tratar e prevenir cálculos renais.

13. Saúde reprodutiva

Diversos estudos indicam os benefícios do chá branco para ajudar a melhorar a saúde reprodutiva e aumentar a fertilidade, principalmente em homens.

Estudos com animais mostram que o chá melhora a qualidade do esperma através da prevenção a danos oxidativos causados por radicais livres, aumentando sua mobilidade e viabilidade. Porém, estudos com humanos devem ser realizados para confirmar essas propriedades.

Como fazer

O consumo do chá em forma de folhas naturais é a melhor forma de obter todos os nutrientes e benefícios do chá branco. Os tipos de chá branco que já foram processados perdem alguns desses nutrientes durante o processamento. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

A receita do chá branco é bastante simples. Basta aquecer a água até antes de chegar ao ponto de ebulição, isto é, antes de começar a ferver. Isso porque o aquecimento até o ponto de ebulição pode degradar algumas substâncias benéficas presentes no chá. O ideal é usar de uma a duas colheres de chá de folhas de chá branco por xícara.

O consumo de 2 a 4 xícaras por dia pode trazer ainda mais benefícios para a saúde.

Receita passo a passo

  1. Aqueça a água em uma panela até quase atingir a ebulição;
  2. Embeba as folhas de chá branco na água;
  3. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
  4. Se preferir, adicione um adoçante de sua preferência.

O chá branco também pode ser feito através de extratos prontos em pó ou em saquinhos para preparo de chá, mas as folhas secas realmente trazem os melhores benefícios do chá branco porque conservam melhor as suas propriedades.

O chá pronto apresenta uma cor muito clara ou amarela pálida e um aroma bem refrescante. O gosto pode variar de amanteigado a doce ou floral, dependendo do broto da planta que foi extraído e do modo de preparo.

O chá branco é uma opção de chá muito interessante já que apresenta até três vezes mais antioxidantes do que outras variedades como o chá verde, por exemplo. Também é uma ótima saída para quem quer fugir do alto teor de cafeína presente em outros chás. O chá branco tem apenas 28 miligramas de cafeína por xícara, podendo fornecer energia mas sem viciar ou causar sintomas de abstinência de outras bebidas com muita cafeína.

Esse é um chá com muitas propriedades desejadas para uma boa saúde. Tente incluir a bebida em sua rotina diária para aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios do chá branco para a saúde e boa forma? PRetende incluí-lo em sua dieta a partir de agora para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...

Deixe um comentário