Comer alho cru faz mal ou bem? Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 21/01/2021

O alho é um alimento versátil e que pode ser utilizado de diversas maneiras na cozinha. Dá para temperar o feijão ou carne com ele, preparar um patê de alho para comer com um pãozinho ou uma torradinha no café da manhã ou ainda fazer uma sopa com o ingrediente.

Mas será que comer alho cru faz bem?

  Continua Depois da Publicidade  

Esse alimento é fonte de vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E cálcio, ferro e magnésio.

Devido ao seu alto valor nutricional ele ajuda a diminuir os níveis de colesterol, a reduzir a pressão arterial, possui ação antioxidante e também age como um antibiótico. Saiba todos os benefícios do alho para a saúde e boa forma.

Comer alho cru faz mal?

alho

Porém, mesmo o alho trazendo muitos benefícios para a saúde, comer o alho cru, para muitas pessoas, pode não ser a melhor forma de consumi-lo. Isso porque mastigar o dente de alho pode causar azia, náusea, dor abdominal e vômito.

O alho cru ainda pode causar uma sensação de queimação na boca, mau hálito, diarreia, odor corporal e inchaço. A probabilidade de que esses sintomas sejam observados aumenta conforme a quantidade ingerida do alimento.

Além disso, crianças, mulheres grávidas ou lactantes devem ter um cuidado redobrado com o consumo deste alimento. Também devem evitar o alho:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos, já que ele pode aumentar o risco de sangramento;
  • Quem tem pressão baixa, visto que ele ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Pessoas que sofrem com problemas digestivos ou estomacais, pois ele pode irritar o trato gastrointestinal.

Em caso de cirurgia, recomenda-se interromper o consumo de qualquer forma de alho duas semanas antes da data marcada para o procedimento, pois esse alimento pode interferir na coagulação e na pressão arterial.

Pessoas que tomam medicamentos diluidores do sangue, pílulas anticoncepcionais, ciclosporina, remédios para HIV/Aids ou anti-inflamatórios não esteroides devem conversar com o médico antes de começar a consumir o alho cru.

Comer alho cru todos os dias faz mal? 

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, uma pessoa saudável pode consumir até quatro dentes de alho a cada dia, sendo que o ideal é que a soma do peso dos 4 dentes de alho não ultrapasse 4 gramas.

Comer alho cru faz bem? 

Se, em alguns casos, é bem verdade que comer alho cru faz mal, como acabamos de observar, também existem as situações em que a ingestão desse alimento cru pode trazer benefícios.

Entretanto, é importante ter em mente que ele não deve ser consumido em quantidades elevadas.

Assista ao vídeo abaixo que trata dos benefícios do alho ou se preferir, continue lendo para saber suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do alho cru

Quando um dente de alho é mastigado, um composto naturalmente encontrado no alimento chamado alicina é liberado, e essa substância traz uma série de benefícios para a saúde.

Protege o sistema cardiovascular

Segundo um estudo feito em animais e publicado em 2016 no Oxidative medicine and cellular longevity, a alicina ajuda a combater a hipertensão, o estresse oxidativo, melhorando a saúde e o funcionamento do sistema cardiovascular.

Outros estudos atestaram a propriedade do alho na prevenção de doenças cardiovasculares como derrames, arterosclerose, e até mesmo na melhora da função renal.

Além disso, o consumo de alho cru, ou em forma de cápsulas, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que ele possui propriedades antissépticas e antifúngicas, contribuindo assim para a prevenção e tratamento de tosses, resfriados e infecções.

Melhora os níveis de testosterona

Foi comprovado também, através de estudo feito em animais e publicado no The Journal of Nutritrion em 2001, que o alho pode elevar os níveis de testosterona, devido a atuação da alicina, que ajuda a aumentar os níveis desse hormônio, ao mesmo tempo em que reduz as taxas de cortisol.

A testosterona é um hormônio que é importante para quem quer aumentar a massa magra e diminuir a gordura corporal, já que está associada à ação de transformação da gordura acumulada em fonte de energia.

  Continua Depois da Publicidade  

Já o cortisol, que também é conhecido como o hormônio do estresse, ajuda a regular a produção de energia por parte do corpo e, quando suas taxas estão muito elevadas, promove o acúmulo de gordura.

Quando comer o alho cru? 

Consumir até quatro dentes de alho pela manhã, logo antes do café da manhã, pode trazer uma série de benefícios á saúde, já mencionados anteriormente.

Por outro lado, o consumo de alho antes de dormir pode prejudicar o estômago, já que esse alimento é um estimulante do trato gastrointestinal.

Além disso, as propriedades picantes do alho aumentam o a secreção de suco gástrico, o que pode atrapalhar a qualidade do sono.

O hábito de comer alho cru antes de dormir também pode causar azia, especialmente em pessoas que têm o estômago sensível ou que sofrem de refluxo.

No entanto, segundo a Encyclopedia of Old Medicine, o alho também ajuda a secar as membranas mucosas e a abrir as vias respiratórias, o que, teoricamente, pode diminuir o ronco.

Entretanto, o alho não precisa ser consumido necessariamente antes de dormir, mesmo por quem quer diminuir o ronco. Neste caso é possível ingeri-lo durante as refeições do dia ou por meio de suplementos de manhã ou na hora do almoço.

Confira no vídeo abaixo se o alho ajuda a emagrecer.

Tabela Nutricional

Confira as propriedades nutricionais por 100 g de alho cru.

ComponentesValor por 100 g
Calorias121 cal
Carboidratos totais25,8 g
Proteína5,7 g
Fibra alimentar3,19 g
Cálcio13,7 g
Ferro0,81 g
Sódio5,43 g
Magnésio21,5 g
Fósforo150 g
Potássio541 g
Zinco0,83 g
Cobre0,15 g
Selênio2,24 g
Vitamina E0,98 g
Tiamina0,19 g
Vitamina B60,45 g
Vitamina C24,8 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (81 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

45 comentários em “Comer alho cru faz mal ou bem? Emagrece?”

  1. Uma dica, quando partimos o dente do alho ao meio, notasse uma tirinha branca bem no meio, a chamada ” alma do alho” comecei a tirar ela antes de por na água e nunca mais senti ardência nem dor no estômago. Ví essa dica em um programa de TV e realmente o q faz dar os problemas de estomago é essa tirinha no meio do alho.

    Responder
  2. estou começando a comer dois dente de alho a noite, so tem uma semana irei verificar depois de 10 dias para ver o rezutado.

    Responder
  3. A bem da verdade, embora privilegiado normalmente com pressão 12×8, talvez pela minha idade avançada acabei de ser surpreendido com queda da pressão para 11×7, ao ingerir, no mesmo dia, um dente e meio, cru, pela manhã, e outro, em conserva, no almoço. Normalmente vinha fazendo uso de um dente, cru, no café da manhã, em dias alternados. Espero que sejam úteis estes esclarecimentos.

    Responder
  4. Deixo na água um dente de alho mastigo e engulo com a água n tenho problema só q meu açucar tá alto à contra indicação

    Responder
    • O ácido clorídrico, presente no alho, acelera o metabolismo. Para quem tem o metabolismo normal, e sente ardência no estômago em condições normais, não deve fazer uso dele.

      Responder
  5. Uso alho cru a mais de 2 anos e desde então nunca mais tive um resfriado e só benefícios tenho tido minha força aumentou em mais de 50% só com 6 dentes de alho por dia quem fala que faz mal só digo uma coisa faça uma experiência por 3 semanas e depois me conta coloco minha mão no fogo como você só vai obter benefícios.

    Responder
  6. Sr. Carlos Matias,
    Parabens ??????????
    O sr. está indo bem, eu tambem consumo o que o senhor consome… Eu tenho 46 e pretendo viver todos os dias em que Deus me permitir com saude … ou seja muitos anos….
    Deus te abencoe e viva com saude .

    Responder
  7. Ja tomo uns 6 meses alho mais deixo na agua a noite e tomo no jejum.
    PS :
    Gente,
    Tenho dado uma rapida olhada nos comentarios, tem gente que está adquerindo o alho sem ter uma orientacao medica, isto é super perigoso!
    Conheca o seu organismo como pressao arterial, se tiver sangue fino nao pode usar por causa risco serissimo de vida.

    Sucesso!

    Responder
    • Quando estou muito gripado ,como 4 dentes de alho cru , minha gripe vai embora rapidinho , melhor que ir no hospital, ainda ativa a testosterona no outro dia fico bem animado rsrsrsr , adoro alho.não comer com estômago vazio causa irritação no estômago.

      Responder
    • Eu não mastigo o alho para não causar dissabor na boca mais ingiro dois a três dentes todas as manhãs em jejum porque ele também é um disparasitante natural e um libertador de gases etc.e quando tomo sinto um alívio abdominal.

      Responder
  8. Já há algum tempo venho usando 1 dente de alho crú no café da manhã. De uns dias pra cá passei também a usar mais um, no lanche. Tenho oitenta anos e meio, e em que pese me submeter a vários remédios por dia, e também fazer uso de açafrão com gengibre e cloreto de magnésio, vou superando eventuais dores nas articulações, e de modo geral estou bem, pretendendo chegar aos 100 anos.

    Responder
    • Eu como no meio de pedaço de pão, assim espalho o efeito picante. A minha questão é se pode ser engolido tendo em conta os benefícios.. !?

      Responder
    • Após estudar as interações dos vários remédios que tomo com açafrão c/gengibre, reduzi o consumo de um dente de alho às 2a., 4a. e 6a. feiras.

      Responder
  9. Sempre como um dente de alho em jejum. Não mastigo , espremo ele e tomo com água. Tive melhoras significativas na saúde em geral. Mas também alterno os dias. Super recomendo.

    Responder
  10. Comi um dente de alho na hora do almoço. .. a noite me deu uma dor de barriga, logo seguida uma diarréia. .. no mais foi bom… mas infelizmente tive esse efeito colateral.

    Responder
  11. No meu almoço, esmago 5 dentes de alho mais 3 pimentas dedo de moça, e me sinto muito bem, não sei o que é gripe ou tosse…..

    Responder
    • Eu sempre como alho cru, mas dou uma pausa por alguns dias, sempre que percebo que minha garganta ta meio irritada começo a comer alho duas vezes ao dia, como um dente de alho junto com uma banana para nao arder muito, como de duas a tres vezes por dia.

      Responder
  12. Eu consumia e dei uma parada, mas agora voltei a ingeri-lo diariamente pelo menos 4 dentes cru. Estou me sentindo outra pessoa com mais disposição e bem estar.

    Responder
    • Tenho 13 anos e como alho cru também é bom demais , porém não sei se eu posso comer pela minha idade mais eu como no máximo 4 dentes de alho mais que isso não consigo mais depois que eu como me dá uma azia chata e dor abdominal também por isso me preocupo também em comer alho cru e minha pressão também é um pouco baixa aí eu tenho medo disso mais tá bom obrigado

      Responder
  13. Consumo alho diariamente cru, seis dentes, em jejum, espremido com água. Me sinto um trator, nunca fiquei 1 dia de cama desde que passei a consumir dessa forma. O hálito e a transpiração são o problema, mas contornável. Não consigo deixar de consumir assim. Já faz parte da minha rotina.

    Responder
      • Existe um espremedor de alho, tipo aquele de batata, escolha um com os ditongos bem pequenos. É bem bacana. Tem alguns modelos com os furos maiores, geralmente são sempre bem baratinho. Os de furo estreito, geralmente são de aço inoxidável e um pouco mais caro.

        Responder
    • Eu queria me sentir um trator tbm. Mas quando comecei essa dieta do alho toda noite antes de dormir adquiri um queimação no estômago que durou semanas. Por que será?

      Responder
  14. Eu acho que esse alimento deve ser usado com muito cuidado, deviam ser médicos a indicar se uma determinada pessoa deve ou não comer alho

    Responder
    • É melhor colocar em um copo com agua e no dia seguinte beber a água, pois mastigar um dente como se fosse chiclete, é difícil por causa da sua acidez, e deixa uma azia insuportável.

      Responder