Como congelar suco detox? Praticidade e eficácia

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2022

A utilização de bebidas desintoxicantes, ou simplesmente detox, vem crescendo nos últimos anos e, com a rotina de trabalho cada vez mais corrida, muitos se perguntam como congelar o suco detox corretamente. 

Essa dúvida é bastante comum, devido principalmente aos vários mitos que o hábito de congelar alimentos traz.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, neste artigo vamos entender o efeito do congelamento no suco detox e aprender como congelar essa bebida tão popular sem perder seus nutrientes.

Veja também: Guia da dieta detox – cardápios, dúvidas, receitas e dicas.

O que é um suco detox?

Suco detox
Os sucos detox são feitos à base de ingredientes naturais

Chamamos de sucos detox os sucos que são preparados à base de frutas e vegetais que possuem propriedades antioxidantes e diuréticas, como folhas verdes, gengibre e frutas cítricas.

Assim, essa bebida pode contribuir para a melhora do funcionamento intestinal, aumentar a capacidade antioxidante do organismo e diminuir a retenção de líquidos, favorecendo a perda de peso, quando incluídos em uma dieta balanceada.

Por que congelar suco detox?

É inegável que os benefícios dos sucos detox são maiores quando eles são tomados logo após o preparo, mas nem todo mundo consegue separar um tempo para prepará-los diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, o congelamento acaba se tornando uma excelente opção, já que permite que você tenha um alimento saudável disponível todos os dias da semana.

Veja também: Como congelar frutas e legumes, ser saudável e economizar.

Congelar o suco detox faz mal?

Quando você está de dieta, especialmente numa dieta detox, é importante obter todos os nutrientes a partir da alimentação, o que pode ser difícil para algumas pessoas.

Assim, como mostramos acima, congelar o suco e mesmo marmitas pode ser uma boa opção para resolver o problema da falta de tempo para preparar as refeições.

Entretanto, ao congelar o suco ele acaba perdendo parte de seus nutrientes, e essa perda pode ser mais drástica para alguns minerais e vitaminas do que outros. 

É o caso da vitamina C, que pode perder até metade do seu valor se congelada por muito tempo, e de outros antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Como congelar suco detox?

Suco detox congelado
Congelar os sucos detox traz mais praticidade ao dia a dia

O congelamento do suco detox é um processo rápido e fácil, mas a qualidade nutricional vai depender também da preparação da bebida.

Por isso, separamos algumas dicas para garantir que o suco detox seja preparado da melhor forma possível e congelado adequadamente.

São elas:

  • Selecione o “suco base” que mais agrade o seu paladar, pois esse será o sabor predominante da bebida. Os mais usados são o suco de laranja e o de limão.
  • Em seguida, lave bem os ingredientes que irá utilizar, como folhas, raízes e frutas.
  • Então, bata todos os ingredientes em um liquidificador, coloque o suco para congelar em forminhas e pronto, agora você tem uma bebida refrescante e saudável para utilizar quando precisar. 

Então, agora que já vimos como preparar e congelar a bebida, vamos aprender como aumentar a “vida útil” do suco detox, para poder usufruir de seus benefícios pelo máximo de tempo possível:

  • Congele o suco o mais rápido possível após o preparo, pois a exposição ao oxigênio, à luz e ao calor podem degradar os nutrientes do mesmo, além de alterar a cor e o sabor da bebida.
  • Além disso, você também pode congelar o suco detox em um recipiente hermeticamente fechado, enchendo-o ao máximo (deixando meio dedo livre para a expansão do líquido no freezer). Mas essa técnica é menos prática do que usar as forminhas de gelo, pois seria necessário descongelar toda a bebida de uma vez só para utilizá-la
  • Outro ponto importante é manter o suco, mesmo congelado, protegido da luz. Assim, caso queira levar o suco detox para viagem, utilize um recipiente escuro ou uma bolsa térmica

No fim das contas, haverá perdas de nutrientes, mas nenhuma tão grande que torne o processo de congelamento uma opção completamente inviável. E, mesmo com as perdas, a praticidade de poder ter sempre à mão uma bebida saudável compensa, já que é possível guardar os sucos congelados por até três meses.

Como preparar suco detox para congelar?

A seguir separamos algumas receitas de sucos detox para serem congelados, e assim facilitar a manutenção de uma dieta saudável no dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Suco de couve com limão

Ingredientes:

  • 1 folha de couve
  • Suco de meio limão
  • 1 pedaço pequeno de pepino 
  • 1 maçã vermelha 
  • 150 ml de água de coco.

Modo de preparo:

  • Descasque e retire as sementes do pepino e, caso queira, descasque também a maçã.
  • Então, bata os ingredientes no liquidificador e transfira o suco para um recipiente próprio e leve ao congelador.
  • Por fim, deixe congelar e utilize sempre que desejar.

Suco verde com abacaxi

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Primeiro, higienize as folhas.
  • Em seguida, é só bater tudo no liquidificador e colocar nas forminhas de gelo para congelar.
  • Então, sempre que quiser tomar o suco, basta colocar alguns desses “gelos” no liquidificador e bater com um pouco de água.

Importante: Congelar o suco ajuda a evitar que os ingredientes sejam oxidados. Por exemplo, evita que as folhas verdes amarelem.

Veja também: Receitas de suco detox verde para emagrecer.

Você já tinha noção de como congelar suco detox e se esse processo é válido para sua dieta? Pretende fazer isso a partir de agora para o dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “Como congelar suco detox? Praticidade e eficácia”

  1. Por ter uma rotina bem corrida congelar o suco é essencial pra que minha dieta de certo…tentei fazer por varias vezes mas acaba jogando verduras e legumes fora por nao dar tempo…isso é o ideal pra minja dieta ir em frente

    Responder