Como Congelar Suco Detox? Praticidade e Eficácia

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Estamos sempre sendo expostos a cada vez mais toxinas – não só aquelas presentes no ar poluído da vida urbana, mas também as presentes nos alimentos processados que ingerimos todos os dias. O nosso corpo, como a máquina incrível que é, tem maneiras eficazes de se livrar das toxinas – por meio da urina, fezes e até do suor -, mas é possível “dar um gás” nesse processo.

Como não conseguimos evitar as toxinas presentes no ar, o jeito é controlar aquelas que ingerimos no dia a dia. Para isso, existe a “dieta detox”, baseada em superalimentos que também possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Uma dieta como esta pode consistir simplesmente em cortar comidas inflamatórias, como frituras, açúcares processados e álcool, mas a maneira mais popular de se desintoxicar é por meio dos sucos detox.

Os sucos detox

O principal objetivo de fazer uma dieta detox é desintoxicar o corpo e prepará-lo para hábitos mais saudáveis. Ou seja, você começa com os sucos e depois passa a se alimentar de maneira mais equilibrada permanentemente.

Um problema muito comum quando se trata desse tipo de comprometimento é o tempo e o tamanho das porções. Ao mesmo tempo em que se quer ingerir um suco fresquinho a cada refeição, cada porção rende mais do que se toma por vez e raramente vai haver tempo no dia para preparar cada suco individualmente. A solução então é armazenar para mais tarde. Vamos falar, então, de como congelar suco detox da melhor forma possível.

Congelar o suco detox faz mal?

Se você está de dieta, especialmente numa dieta detox, precisa obter todos os nutrientes possíveis e, ao congelar o suco, ele inevitavelmente perderá nutrientes. Essa perda pode ser mais drástica para alguns minerais e vitaminas do que outros. Geralmente, vitaminas solúveis em água como a B e a C resistem bem, mas a vitamina C pode perder até metade do seu valor se congelada por muito tempo.

Alguns antioxidantes são bastante afetados, mas os pigmentos antocianina, responsáveis pelas cores azul, vermelho e roxo das frutas, permanecem quase intactos.

Como congelar suco detox 

A melhor maneira de consumir seu suco detox é, obviamente, fresco. Mas estamos partindo do princípio de que essa não é opção. Talvez você tenha uma rotina muito agitada, ou precise levar o suco para o trabalho ou numa viagem. Como, então, mantê-lo o mais fresco possível?

Comece sempre com ingredientes frescos no preparo do suco. Isso já estenderá a “vida útil” dos nutrientes. Quando se transforma um vegetal ou fruta em suco, quebra-se as paredes celulares desse ingredientes, o que os deixa vulneráveis às intempéries.

É preciso congelar o suco o mais rápido possível após o preparo, pois é a exposição ao oxigênio, à luz e ao calor que degrada os nutrientes do mesmo, podendo até alterar a cor e o sabor da bebida.

Você pode congelar suco detox e utilizar um recipiente hermeticamente fechado, enchendo-o ao máximo (deixando meio dedo livre para a expansão do líquido no freezer), pois isso reduzirá a exposição da bebida ao oxigênio – e a oxidação é a principal responsável pela degradação dos nutrientes.

Se estiver procurando como congelar suco detox para viagem, certifique-se de mantê-lo em um local fresco e escuro – idealmente, uma bolsa térmica. Em casa, tente não manter o suco na geladeira por mais de 72 horas. Caso precise passar desse tempo, é melhor congelar. Já os sucos congelados podem ser consumidos em até três meses.

No fim das contas, haverá perdas, mas nenhuma tão grande que torne o processo de congelamento uma opção completamente inviável. Se é disso que você precisa para que sua dieta se torne possível, é um processo totalmente válido!

Você já tinha noção de como congelar suco detox e se esse processo é válido para sua dieta? Pretende fazer isso a partir de agora para o dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Congelar Suco Detox? Praticidade e Eficácia”

  1. Por ter uma rotina bem corrida congelar o suco é essencial pra que minha dieta de certo…tentei fazer por varias vezes mas acaba jogando verduras e legumes fora por nao dar tempo…isso é o ideal pra minja dieta ir em frente