Você se sente mal com a gordura localizada nas suas pernas? Então você está no lugar certo. Confira agora algumas dicas simples, mas eficazes, de como emagrecer as pernas rapidamente.
Há como emagrecer as pernas especificamente?
Embora um regime de emagrecimento normal foque em perder peso do corpo todo, certas pessoas precisam emagrecer uma área específica. E é muito comum acumular gordura nas penas, principalmente para as mulheres.

Infelizmente, a reduzir o peso em apenas uma área do corpo não é possível, já que a quantidade de gordura em áreas específicas do seu corpo depende da sua genética. Essa é a razão pela qual as pessoas não conseguem perder apenas a gordura das pernas, apesar de fazerem vários exercícios para os membros inferiores.
Isso acontece porque esses exercícios são feitos para tonificar seus músculos, e não para queimar gordura. Sendo assim, para emagrecer as suas pernas você deve fazer exercícios com o corpo todo.
Confira agora algumas dicas para perder a gordura localizada nas pernas. Lembrando que para perder peso é necessário seguir uma dieta equilibrada e saudável, além de praticar alguma atividade física.
Alimentação
1. Preste atenção no que você come
Para perder a gordura de uma região específica, você precisa queimar mais calorias do que consome. No entanto, não é aconselhável que você corte a sua ingestão calórica drasticamente, já que isso pode privar seu corpo da energia e causar fadiga e tontura.
Sendo assim, você deve cortar sua ingestão de calorias gradativamente e queimar mais calorias que o normal. Para saber exatamente quantas calorias você deve consumir diariamente para emagrecer, é indicado consultar uma nutricionista.
Além disso, é importante seguir uma dieta adequada para conseguir emagrecer as pernas rapidamente. Por isso, aposte nesses alimentos:
- Fontes de proteínas magras (peixes, frangos e alguns cortes de carne bovina, como o patinho);
- Grãos integrais;
- Gorduras mono e poliinsaturadas (encontradas no azeite de oliva, na linhaça, nas nozes, e nos peixes);
- Vegetais;
- Frutas.
Ao consumir alimentos saudáveis a saciedade é maior, consequentemente a ingestão calórica menor, e, além disso, o seu corpo vai queimar mais gordura.
Além de saber o que se deve comer, também é importante saber quais alimentos você deve evitar para perder peso e manter o corpo saudável, são eles:
- Refrigerantes;
- Álcool;
- Farinhas refinadas;
- Alimentos e bebidas com açúcar;
- Alimentos processados;
- Gorduras saturadas.
Veja também: Diferença entre gordura saturada e insaturada
2. Beba Muita Água
Beba pelo menos 8 copos de água entre as refeições para controlar seu apetite. No entanto, não beba muita água enquanto come, já que isso pode diluir o ácido estomacal e prejudicar a digestão.
Além disso, beber água mineral pura desintoxica o organismo e equilibra os níveis de cortisol, conhecido também como o hormônios do estresse.
3. Faça refeições menores
É aconselhável ter refeições pequenas e frequentes, ao invés de poucas refeições grandes, já que isso permite que seu corpo se recupere após os exercícios, enquanto mantém seus níveis de açúcar no sangue baixos. Além disso, fazer poucas refeições te deixa menos propenso a comer demais.
4. Tome um café da manhã reforçado
Se você quer perder peso, você deve tomar um café da manhã saudável e balanceado, composto de proteínas magras e carboidratos ricos em fibras, o que também traz mais saciedade pelo resto do dia.
5. Reabasteça seus músculos após cada treino
É preciso repor os nutrientes dos seus músculos após um treino. Por isso, é aconselhável fazer uma refeição líquida, como um shake de proteína, pois os líquidos são digeridos mais rapidamente do que os alimentos sólidos.
Além disso, faça alguma refeição pelo menos 30 minutos antes de praticar alguma atividade física.
Exercícios
Confira agora os melhores exercícios para emagrecer as pernas.
6. Exercícios cardiovasculares
Você pode fazer exercícios cardiovasculares para perder peso mais rápido, como caminhada, corrida, natação, aeróbica, bicicleta e pular corda.
Além disso, é recomendado fazer cerca de 20 minutos de exercícios aeróbicos, de 3 a 4 vezes por semana. A duração do exercício deve ser aumentada gradualmente para 30 a 45 minutos e a frequência para 5 a 6 vezes por semana, conforme sua resistência física aumenta.
7. Musculação
Fazer musculação também ajuda a emagrecer as pernas. Além disso, você pode fazer a maioria dos exercícios para fortalecer os membros inferiores em casa e sem usar pesos. O agachamento é um bom exemplo, ele é fácil de fazer e não demanda o uso de nenhum acessório.
Como fazer o agachamento livre:
- Primeiro, fique em pé e deixe as pernas paralelas aos ombros. Posicione as pontas dos pés para fora, formando um ângulo de aproximadamente 45 graus;
- Em seguida, agache até que suas coxas fiquem paralelas ao chão;
- Então, retorne à posição inicial
- Faça 4 séries com 12 repetições cada. Aos poucos você pode aumentar o número de repetições.
Outro exercício muito bom para as pernas, que você poder realizar em casa sem pesos, é a passada, ou agachamento unilateral
Como fazer o agachamento unilateral (afundo):
- Primeiro, fique em pé e simule um passo à frente;
- Em seguida, agache, levando o joelho da perna de trás o mais próximo possível do chão, pondo o peso sobre a perna posicionada a frente;
- Então, faça 15 agachamentos com a perna direita a frente, e em seguida, faça com a esquerda.
O uso de halteres é opcional e serve para aumentar a dificuldade do exercício.
Pessoas que dispõe de um espaço amplo para a prática de atividades físicas podem realizar a passada com movimentação, ou seja, fazendo um circuito de ida e volta.
Vídeo do especialista
Aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista mostrando como queimar gordura nas pernas.