Como Fazer Batata Frita Sequinha – 5 Formas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Quem não gosta de comer uma bela porção de batata frita de vez em quando? Mesmo aqueles que controlam bem a alimentação e evitam o quitute por conta de seu alto valor calórico – afinal são encontradas 274 calorias em uma porção de 100 g – devem admitir que o sabor do prato é uma delícia.

Mas, isso não se aplica necessariamente a qualquer receita. Para ser realmente saborosa é necessário que a batata não esteja encharcada de óleo e tenha um aspecto seco, o que também a torna mais saudável e com um teor mais baixo de gordura, quando ela é feita sem esse tipo de ingrediente.

No entanto, não são todas as pessoas que dominam a arte de preparar o prato de modo sequinho. Portanto, se você é daqueles que gostam do prato deste modo, porém, não sabem como fazer batata frita sequinha, fique com a gente, e confira as nossas dicas de preparo a seguir:

1 – Como fazer batata sequinha no forno convencional

Primeiro passo: Lavar bem as batatas, retirar a casca e cortar em forma de palitinhos. 

Segundo passo: Salpicar as tirinhas das batatas com farinha de trigo com o auxílio de uma peneira. 

Terceiro passo: Selecionar uma travessa própria para ir ao forno, em que caibam todos os palitinhos e dispô-los no recipiente em uma única camada.

Quarto passo: Salpicar uma pequena quantidade de sal e levar ao forno para assar durante mais ou menos uma hora, ou até as tirinhas ficarem douradas.

2 – Como fazer batata frita sequinha no forno micro-ondas

Primeiro passo: Lavar bem as batatas, cortá-las ao meio e, em seguida, fatiá-las em rodelas finas do mesmo tamanho. Para não errar, o ideal é utilizar um cortador e colocar no modo mais fino possível na hora em que for cortar. 

Segundo passo: Encher uma vasilha grande com água fria e colocar todas as fatias das batatas de molho por alguns minutinhos. Em seguida, secar bem todas as rodelas, utilizando um pano de prato limpo.

Terceiro passo: Separar um pedaço de papel toalha em que caibam todas as rodelas, com um bom espaço entre uma e outra. É importante não deixar uma fatia em cima da outra, para que elas estejam crocantes quando saírem do micro-ondas.

Quarto passo: Temperar as fatias a gosto com sal ou ervas aromáticas como alecrim, cebolinha, coentro, erva-cidreira, funcho, hortelã-pimenta, manjericão, salsa, orégano ou tomilho.

Quinto passo: Cuidadosamente, dispor o papel toalha com as rodelas das batatas em cima do prato do micro-ondas. Configurar o aparelho para trabalhar na potência máxima durante três minutos.

Sexto passo: Passado esse tempo, virar as fatias para o lado contrário, configurar o micro-ondas em 50% de sua potência para trabalhar por mais três minutos. Quando ficar pronto, caso achar que as batatas precisam ficar mais torradas, levar ao micro-ondas na metade da potência durante mais um minuto. Fazer isso até que elas finalmente estejam torradinhas ao seu gosto. 

3 – Como fazer batata frita sequinha na frigideira 

Primeiro passo: Lavar bem as batatas e fatiá-las no formato de palitinhos.

Segundo passo: Secá-las com a ajuda de uma folha de papel toalha. 

Terceiro passo: Encher uma frigideira com uma boa quantidade de óleo novo, de modo que as batatas sejam cobertas e não grudem no fundo da panela. 

Quarto passo: Levar a frigideira com o óleo ao fogão para esquentar. Assim que ele estiver bem quente, retirar uma porção equivalente a ½ xícara de óleo e adicionar ½ colher de amido de milho. 

Quinto passo: Depois que misturar o amido e o óleo que permaneceu na panela, acrescentar de volta o óleo que foi removido.

Sexto passo: Colocar, com cuidado, as fatias das batatas e fritar em fogo médio até que elas estejam douradas.

4 – Como fazer batata frita sequinha – dica do cozinheiro e apresentador Oliver Anquier

Primeiro passo: Pegar o número desejado de batatas, o conselho do cozinheiro é optar pela roxa. Lavar, descascar e cortar em fatias bem fininhas.

Segundo passo: Deixar as batatas cortadas de molho por alguns minutos.

Terceiro passo: Secar bem as fatias com o auxílio de um pano de prato.

Quarto passo: Encher uma panela com óleo, de modo que ele cubra as batatas, e levar para esquentar no fogão. Quando ele estiver bem quente, adicionar as batatas para fritar. Na hora de colocar, é importante tomar cuidado para que as fatias tenham espaço e não fiquem grudando umas nas outras.

Quinto passo: Deixar fritar um pouquinho e retirá-las enquanto ainda estiver molinhas e branquinhas da panela.

Sexto passo: Descansar as batatas durante 10 minutos, enquanto a temperatura do óleo fica ainda mais elevada.

Sétimo passo: Devolver às batatas à panela para fritar novamente até que elas estejam douradas.

A explicação passo a passo desse método também pode ser conferida neste vídeo de Olivier Anquier. 

5 – Como fazer batata sequinha no forno convencional 2

Primeiro passo: Lavar, descascar e cortar oito batatas no formato de palitinhos.

Segundo passo: Passar esses palitinhos para uma travessa e salpicar com ¼ de xícara de farinha de trigo, de modo que todos eles estejam cobertos.

Terceiro passo: Regar as batatas com três colheres de sopa de azeite. Dispor os palitinhos em cima de uma forma, de maneira que eles formem uma única camada.

Quarto passo: Adicionar um pouco de sal às batatas para temperar.

Quinto passo: Ligar o forno em 220º C. Levar os palitinhos de batata para assar durante aproximadamente uma hora ou até que eles estejam dourados.

Você tem mais uma receita diferente de como fazer batata frita sequinha? Ela é uma receita saudável ou utiliza ingredientes gordurosos como o óleo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário