7 petiscos que têm mais calorias do que você imagina

Especialista da área:
atualizado em 26/05/2021

É uma delícia saborear um petisco enquanto assistimos a algo na televisão, nos encontros com os amigos ou no lanchinho durante o intervalo do trabalho. Mas, alguns deles têm mais calorias do que você imaginava. Sem contar que também podem trazer muitas gorduras e muito sódio.

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É por isso que hoje vamos trazer para você uma lista com alguns desses petiscos. Então, confira:

1. Pão de queijo

Pão de queijo

Uma porção de 100 gramas tem 280 calorias. Embora o valor não pareça tão alto, lembre-se de que ele é delicioso, o que torna bem fácil se descontrolar e comer vários pãezinhos de queijo de uma vez. Assim, o consumo de calorias ao terminar o lanchinho poderá ser bem expressivo.

No entanto, para quem ama o quitute mineiro, a boa notícia é que existem opções de pão de queijo fit e de pão de queijo low carb.

2. Mortadela

Algumas pessoas gostam de cortar a mortadela em cubinhos e comer como petisco. Assim, quando percebem, já se encheram de tanto comer mortadela e consumiram bem mais que 100 gramas.

Entretanto, a título de informação, em 100 gramas de mortadela há 310 calorias, muita gordura e sal de cura. Ou seja, ela não é nada saudável. Aliás, a mortadela faz parte do grupo dos embutidos, que são carnes processadas que trazem riscos à saúde.

Gosta de mortadela? Então, aprenda a fazer uma versão caseira e saudável no vídeo abaixo:

3. Mussarela

Assim como ocorre com a mortadela, algumas pessoas também cortam a mussarela em pedacinhos para servir como petisco em uma tábua de frios. Mas, uma porção de 100 gramas de mussarela apresenta 315 calorias.

A questão é que quando se come de petisco é bem fácil ultrapassar as 100 gramas, não é mesmo?

Entretanto, o problema não é só com a mussarela: todos os queijos amarelos, como prato, parmesão e provolone, são muito gordurosos. Aliás, quanto mais amarelo o queijo for, mais gordura ele tem.

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Uma alternativa para quem gosta de queijo é trocar os mais gordurosos por um queijo magro. Outra possibilidade é preparar o seu próprio queijo mais light em casa. Aprenda como:

4. Salame

Em 100 gramas há 390 calorias. Além disso, ele é cheio de gorduras: aquelas bolas brancas visíveis no salaminho são gordura pura. Sem contar que eles fazem parte do grupo dos embutidos/carnes processadas, ao lado da mortadela.

5. Pipoca de micro-ondas

Pipoca

Enquanto a pipoca que é feita com pouco ou nada de óleo, recebe pouco sal e não leva acompanhamentos gordurosos e/ou calóricos é um petisco saudável, a pipoca de micro-ondas passa longe de ser uma boa escolha.

Isso porque a pipoca de micro-ondas tem 400 calorias em 100 gramas. Além disso, elas possuem muitas gorduras e a maioria das embalagens tem um composto associado a questões de saúde, como problemas na tireoide, de metabolismo e baixo peso ao nascer para (os bebês das) gestantes.

Há ainda os fabricantes que põem flavorizantes para dar sabor à pipoca. O perigo é que muitas dessas substâncias que servem para dar sabor (especialmente os usados para o sabor manteiga) estão relacionadas a problemas respiratórios nas vias aéreas.

Fique atento ao que você precisa saber antes de comer pipoca.

6. Batata frita

Quem não ama batata frita? O problema é que em 100 gramas há 575 calorias. O fato do petisco ser mergulhado na gordura para fritar influencia muito para que ele tenha tudo isso de calorias.

Pior ainda se a batata frita receber acompanhamentos gordurosos como bacon e cheddar e for lotada de sal. Mas, sabia que dá para fazer uma batata frita fake mais saudável, que fica sequinha e crocante. Ela não vai na fritura e é feita no forno. Aprenda no vídeo a seguir:

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7. Amendoim

O último é também o mais calórico: em 100 gramas há 610 calorias! O cenário piora quando lembramos que muitas pessoas compram o amendoim salgado, que é cheio de sódio. Em excesso, esse mineral provoca inchaço.

O amendoim também tem uma quantia considerável de gorduras. Isso não quer dizer que ele seja 100% ruim. Afinal, existem sim os benefícios do amendoim.

Entretanto, assim como serve para todos os itens desta lista, é preciso consumi-lo com moderação para não exceder nas calorias e gorduras. Além disso, opte sempre pela versão mais natural possível de amendoim, sem adição de sal.

Vídeo

Não perca o vídeo abaixo! A nossa nutricionista também explica sobre os petiscos com mais calorias do que você imagina:

Você conhece algum petisco saudável para usar no lugar desses? Então, cite nos comentários:

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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