Você já ouviu falar sobre os brotos? Bem, eles são sementes de vegetais e legumes em estágio avançado de germinação e, por este motivo, apresentam um teor elevado de nutrientes.
Assim, incluí-los na dieta é uma excelente opção para quem busca ter uma alimentação mais saudável. Um dos brotos que podemos usar nas refeições é o de abóbora, que também é chamado de cambuquira.
Hoje vamos conhecer uma maneira de aproveitar o broto de abóbora que é perfeita para os dias mais frios: uma receita de sopa. Além da cambuquira, a preparação também conta com a presença do milho verde.
O prato ainda leva cebola, alho, azeite de oliva, páprica e pimenta-do-reino, que deixam a sopa com um tempero incrível! Mas, antes de seguirmos em frente, aproveite para saber mais sobre o broto de abóbora.
Depois disso tudo, não tem como deixar de experimentar esta receita com broto de abóbora, não é mesmo? Então, separe os ingredientes, aprenda o passo a passo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!
Como fazer sopa de broto de abóbora
Equipamento
- Panelas
- Liquidificador (ou processador de alimentos)
Ingredientes
- 250 gramas broto de abóbora
- 500 gramas milho-verde debulhado
- 1 cebola média cortada em julienne (tirinhas longas e finas)
- 5 dentes alho cortados em lâminas
- 120 ml azeite de oliva
- 1,3 litros água
- pimenta-do-reino a gosto
- páprica a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Coloque 80 ml de azeite em uma panela e leve ao fogo. Adicione ¾ da cebola e refogue.
- Quando a cebola estiver bem murcha, acrescente ⅘ do alho. Após 30 segundos, ponha o milho verde. Um minuto depois, junte a água e deixe o milho cozinhar por 20 minutos.
- Após cozinhar, processe tudo no liquidificador ou processador de alimentos e reserve. Ao processar, segure bem a tampa do aparelho para evitar que algo vaze caso esteja muito quente.
- Branqueie o broto de abóbora em uma panela com água fervente: cozinhe-o por 40 segundos e, então, passe-o para um recipiente cheio de água com gelo para interromper o cozimento. Reserve.
- Refogue em outra panela o restante da cebola no que sobrou do azeite até a cebola dourar. Retire a cebola do fogo. Junte o resto do alho e, cinco segundos depois, ponha duas colheres de sopa de água.
- Misture esse último refogado (inclusive a cebola) com o broto de abóbora.
- Em uma panela, aqueça o creme de milho reservado. Adicione a mistura do refogado com o broto de abóbora e misture. Tempere com páprica, pimenta-do-reino e um pouquinho de sal antes de servir.
Notas
- O prazo de validade dos brotos é curto. Depois da colheita, eles duram aproximadamente duas semanas na geladeira, se guardados em potes herméticos.
- Ao armazenar é importante colocar papel-toalha por cima deles para absorver o excesso de umidade.
- Para ter certeza que os brotos realmente estão bons para comer, avalie se eles têm frescor e se não estão com cheiro forte.
- Evite os brotos que estejam escuros ou viscosos e siga todas as instruções do fabricante.
- Passe longe daqueles que não tenham sido armazenados em refrigeradores, pois a umidade e o calor do processo de germinação podem favorecer o crescimento de bactérias.
- Caso cultive o broto em casa, tenha em mente que a limpeza e a circulação de ar são cruciais para evitar a proliferação de micróbios.
- Para matar bactérias que possam estar na superfície do grão antes da germinação, o conselho é mergulhar as sementes em uma solução de 100 ml de água sanitária para 900 ml de água filtrada por quatro minutos.
- Recomenda-se higienizar bem os brotos antes de consumi-los e cozinhá-los bem para evitar algum tipo de contaminação.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?