Como fazer sopa de broto de abóbora com milho verde

Especialista da área:
atualizado em 29/11/2021

Você já ouviu falar sobre os brotos? Bem, eles são sementes de vegetais e legumes em estágio avançado de germinação e, por este motivo, apresentam um teor elevado de nutrientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, incluí-los na dieta é uma excelente opção para quem busca ter uma alimentação mais saudável. Um dos brotos que podemos usar nas refeições é o de abóbora, que também é chamado de cambuquira.

Hoje vamos conhecer uma maneira de aproveitar o broto de abóbora que é perfeita para os dias mais frios: uma receita de sopa. Além da cambuquira, a preparação também conta com a presença do milho verde.

O prato ainda leva cebola, alho, azeite de oliva, páprica e pimenta-do-reino, que deixam a sopa com um tempero incrível! Mas, antes de seguirmos em frente, aproveite para saber mais sobre o broto de abóbora.

Depois disso tudo, não tem como deixar de experimentar esta receita com broto de abóbora, não é mesmo? Então, separe os ingredientes, aprenda o passo a passo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Sopa de broto de abóbora

Como fazer sopa de broto de abóbora

Uma receita com broto de abóbora para saborear nos dias mais frios. Uma sopa que também leva milho verde!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 35 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Sopa
Culinária Brasileira
Rendimento 8
Calorias 201 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Liquidificador (ou processador de alimentos)

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque 80 ml de azeite em uma panela e leve ao fogo. Adicione ¾ da cebola e refogue.
  • Quando a cebola estiver bem murcha, acrescente ⅘ do alho. Após 30 segundos, ponha o milho verde. Um minuto depois, junte a água e deixe o milho cozinhar por 20 minutos.
  • Após cozinhar, processe tudo no liquidificador ou processador de alimentos e reserve. Ao processar, segure bem a tampa do aparelho para evitar que algo vaze caso esteja muito quente.
  • Branqueie o broto de abóbora em uma panela com água fervente: cozinhe-o por 40 segundos e, então, passe-o para um recipiente cheio de água com gelo para interromper o cozimento. Reserve.
  • Refogue em outra panela o restante da cebola no que sobrou do azeite até a cebola dourar. Retire a cebola do fogo. Junte o resto do alho e, cinco segundos depois, ponha duas colheres de sopa de água.
  • Misture esse último refogado (inclusive a cebola) com o broto de abóbora.
  • Em uma panela, aqueça o creme de milho reservado. Adicione a mistura do refogado com o broto de abóbora e misture. Tempere com páprica, pimenta-do-reino e um pouquinho de sal antes de servir.

Notas

Cuidados importantes que você deve ter com os brotos:
  • O prazo de validade dos brotos é curto. Depois da colheita, eles duram aproximadamente duas semanas na geladeira, se guardados em potes herméticos.
  • Ao armazenar é importante colocar papel-toalha por cima deles para absorver o excesso de umidade.
  • Para ter certeza que os brotos realmente estão bons para comer, avalie se eles têm frescor e se não estão com cheiro forte.
  • Evite os brotos que estejam escuros ou viscosos e siga todas as instruções do fabricante.
  • Passe longe daqueles que não tenham sido armazenados em refrigeradores, pois a umidade e o calor do processo de germinação podem favorecer o crescimento de bactérias.
  • Caso cultive o broto em casa, tenha em mente que a limpeza e a circulação de ar são cruciais para evitar a proliferação de micróbios.
  • Para matar bactérias que possam estar na superfície do grão antes da germinação, o conselho é mergulhar as sementes em uma solução de 100 ml de água sanitária para 900 ml de água filtrada por quatro minutos.
  • Recomenda-se higienizar bem os brotos antes de consumi-los e cozinhá-los bem para evitar algum tipo de contaminação.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Como fazer sopa de broto de abóbora
Quantidade por Porção
Calorias 201 Calorias da Gordura 144
% Valores Diários*
Gordura Total 16g25%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 11g
Sódio 15mg1%
Potássio 164mg3%
Carboidratos 15g5%
Fibras 2g8%
Açúcar 3g
Proteína 2g4%
Vitamina A 165IU6%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 5mg6%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 9mcg8%
Cálcio 14mg1%
Cobre 1mg
Folato 17mcg4%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 20mg5%
Fósforo 55mg4%
Selênio 1mcg2%
Zinco 1mg9%
Colina 20mg4%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave broto de abóbora, sopa, sopa com broto de abóbora, sopa com cambuquira
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário