10 Benefícios da Páprica – O Que é, Para Que Serve e Como Usar

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

A páprica é um tempero delicioso feito a partir de variedades do pimentão seco e moído. Se utilizada da maneira correta traz muitos benefícios à saúde. Conheça os benefícios da páprica para saúde e boa forma, o que é exatamente e como usar esse maravilhoso tempero para ter o máximo de resultados.

Aprenda mais sobre a páprica, como usar nas suas receitas e para que serve esse tempero sem igual.

Além disso, você também pode conferir outros temperos que fazem muito bem para a sua saúde e para a sua dieta, como é o caso dos 12 temperos que ajudam a emagrecer. Você ficará impressionado com as opções.

Páprica – o que é e para que serve?

Uma das especiarias mais populares da cozinha internacional, originária das Índias Ocidentais e da América do Sul, atualmente a páprica é majoritariamente fabricada na Hungria, Califórnia, Espanha e América do Sul.

Sua cor pode variar desde o vermelho escuro ao vermelho alaranjado, e é conhecida como o tempero nacional da Hungria.

Esse tempero também chamado de colorau é utilizado para colorir e temperar muitos pratos ao redor do mundo, como o arroz, legumes, carnes, assados, sopas e ensopados.

Essa especiaria também é muito utilizada no processo de preparação dos embutidos de carne, entre outros.

Existem 3 tipos de páprica. São eles:

– Páprica doce

A páprica doce acrescenta um sabor de pimenta adocicada, porém sem picância.

Este é o tipo mais versátil e muito utilizado na culinária húngara. Geralmente não é recomendado como substituição da páprica picante ou defumada.

– Páprica picante

Como o próprio nome já diz, esse tipo é o mais picante e algumas vem com uma mistura de ingredientes como pimenta caiena.

Uma dica para quem quer um sabor menos picante, é utilizá-la com um pouco de páprica doce para compensar a picância.

– Páprica defumada

Durante a produção desse tipo de páprica, os pimentões são secos em fogo com lenha de carvalho para produzir o sabor defumado antes de serem moídos.

Você pode encontrar a variedade defumada em versões de picância suave, média e alta.

10 Benefícios da Páprica

O Dr. Anshul Jai Bharat, nutricionista de Délhi, Índia, disse: “A páprica auxilia na perda de peso, uma vez que compreende elementos que melhoram a digestão e o metabolismo.”

Ele continua: “A páprica aumenta a temperatura do corpo e cria um efeito termogênico.”

Conheça agora os 10 principais benefícios que esse tempero traz para a saúde.

1. Possui muitos nutrientes

Um dos principais benefícios da páprica é que ela contém micronutrientes e compostos benéficos para a saúde.

1 colher de sopa – 6,8 gramas fornecem:

  • Calorias: 19 kcal
  • Proteína: menos de 1 grama
  • Gordura: menos de 1 grama
  • Carboidratos: 4 gramas
  • Ferro: 8% da IDR
  • Vitamina A: 19% da IDR*
  • Vitamina E: 13% da IDR
  • Vitamina B6: 9% da IDR

*IDR: Ingestão diária recomendada

Essa pequena quantidade de páprica possui quase que 20% das suas necessidades diárias de vitamina A.

Esse tempero também contém uma grande variedade de antioxidantes que combatem os danos celulares causados por moléculas reativas que são conhecidas como radicais livres.

Os danos causados pelos radicais livres estão ligados a doenças crônicas incluindo câncer e doenças cardíacas, e por isso, comer alimentos ricos em antioxidantes pode te ajudar a se prevenir dessas condições.

Os principais antioxidantes deste tempero pertencem à famímia dos carotenoides e incluem:

  • Capsantina;
  • Beta-caroteno;
  • Luteína;
  • Zeaxantina.

2. Age como anti-inflamatório

Algumas variedades da páprica, especialmente as picantes, contêm um composto chamado de capsaicina.

Acredita-se que quando a capsaicina se liga as células nervosas gera uma redução na inflamação e também diminui as dores.

É por isso que ela pode proteger contra uma variedade de condições autoimunes e inflamatórias, incluindo artrite, danos nos nervos e problemas digestivos.

Vários estudos mostraram que o uso de cremes tópicos compostos com capsaicina ajudam a reduzir os danos nos nervos e a dor causada pela artrite.

Já as pesquisas realizadas com comprimidos de capsaicina ainda são mais limitadas.

Em um estudo realizado com 367 adultos com doenças gastrointestinais, os suplementos de capsaicina ajudaram a prevenir danos no estômago e inflamação.

Já um outro estudo realizado em ratos mostrou que ao tomarem durante 10 dias suplementos de capsaicina, os níveis de inflamação que estava ligada a uma condição autoimune diminuíram.

Porém, mais pesquisas ainda são necessárias.

3. Pode prevenir certos tipos de câncer

Certos tipos de câncer só se desenvolvem devido a um aumento significativo no estresse oxidativo, e vários carotenoides desta especiaria, incluindo o betacaroteno, zeaxantina e luteína demonstrar combater esse estresse oxidativo.

Um estudo realizado com quase 2.000 mulheres notou que aquelas com níveis mais elevados de beta-caroteno, zeaxantina, luteína e carotenoides totais no sangue tinham 25 a 35% a menos de chances de desenvolver câncer de mama.

Além disso, a capsaicina é responsável por vários benefícios da páprica quem podem inibir o crescimento e a sobrevivência das células cancerígenas, influenciando a expressão de vários genes.

Ou seja, ela não permite que as células cancerígenas se desenvolvam rapidamente aumentando assim a prevenção e as chances de cura da pessoa.

No entanto, pesquisas mais abrangentes sobre o potencial anticâncer desse tempero são necessárias.

4. Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue

A páprica pode ajudar a controlar o diabetes porque a capsaicina pode influenciar os genes envolvidos no controle do açúcar no sangue e inibir as enzimas que quebra o açúcar no corpo.

Ela também pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Foi realizado um na China com duração de 4 semanas em 42 mulheres grávidas com diabetes.

Como resultado, o estudo mostrou que tomar um suplemento diário de 5 mg de capsaicina diminui significativamente seus níveis de açúcar (glicose) no sangue após as refeições quando comparado com o placebo.

Um outro estudo com duração de 4 semanas em 36 adultos descobriu que uma dieta com pimentas que continham capsaicina diminuiu significativamente os níveis de insulina no sangue.

Níveis mais baixos de insulina normalmente indicam um melhor controle de açúcar no sangue, o que é ótimo para todas as pessoas, principalmente para aquelas com diabetes.

5. Ajuda na visão

 A páprica contém vários nutrientes que podem ajudar a melhorar a saúde ocular, incluindo zeaxantina, vitamina E, luteína e zeaxantina.

Estudos associaram a alta ingestão dietética de alguns desses nutrientes a um risco reduzido de catarata e degeneração macular relacionada a cidade

A luteína juntamente com a zeaxantina, são excelentes guardiãs da saúde dos olhos porque elas atuam como antioxidantes, preservando a visão.

Um estudo realizado com mais de 1.800 mulheres descobriu que aquelas que obtiveram uma ingestão alimentar maior de zeaxantina e luteína tiveram uma probabilidade 32% menor de desenvolver catarata.

Já outro estudo realizado com 4.519 adultos observou que a maior ingestão de zeaxantina e luteína estava associada a um risco menor de DMRI – degeneração macular relacionada à idade.

6. Ajuda nos problemas de pele

A maioria dos problemas de pele ocorrem devido a problemas relacionados com bactérias e fungos, como por exemplo, a acne e espinhas.

Como a páprica contém agentes antibacterianas, ela pode é ótima no combate a problemas de pele.

7. Pode reduzir seus níveis de colesterol

Nesse tempero excelente para a saúde, podemos encontrar um caratenóide chamado capsantina, que pode aumentar os níveis do colesterol bom, o chamado HDL e diminuir os níveis do colesterol ruim – LDL.

Um estudo que durou duas semanas constatou que os camundongos que foram alimentados com dietas com páprica e capsantina experimentaram aumentos significativos nos níveis de HDL.

Esses carotenoides também podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol total e LDL (ruim) que estão ligados a um risco maior de doenças cardíacas.

Um outro estudo com duração de 12 semana foi realizado em 100 adultos saudáveis que tomaram um suplemento contendo 9 mg dos carotenoides da páprica por dia.

Como resultados, eles apresentaram níveis significativamente mais baixos de LDL (ruim) e de colesterol total do que aqueles que tomaram placebo.

É claro que para um tratamento adequado do colesterol, é necessário mais do que utilizar a páprica. É fundamental procurar ajuda médica.

8. É bom para os cabelos

Um dos benefícios da páprica é a prevenção da queda dos fios de cabelos.

O ferro presente na páprica ajuda na oxigenação dos folículos capilares, o que estimula o crescimento dos fios ao melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

9. Deixa o sangue saudável

Como podemos notar, esse tempero é rico em ferro e também em vitamina E, dois micronutrientes vitais para manter o sangue saudável.

O ferro é uma parte crucial da hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo.

Já a vitamina E é necessária para criar membranas saudáveis para as células.

Sendo assim, deficiências em qualquer um desses nutrientes pode causar a diminuição da sua contagem de glóbulos vermelhos, que por sua vez pode causar anemia.

A anemia é uma condição de saúde marcada por sintomas como falta de ar, fadiga e pele pálida.

Um estudo realizado em 200 mulheres jovens vinculou a baixa ingestão de ferro a um risco quase que 6 vezes maior de anemia.

Além disso, estudos em animais sugerem que a vitamina E é altamente eficaz no reparo de danos aos glóbulos vermelhos, e a sua deficiência pode levar à anemia.

10. Ajuda no sono

Existe um hormônio chamado hormônio do sono que recebe o nome técnico de melatonina.

A vitamina B encontrada na páprica, ajuda na produção desse hormônio além de ajudar a manter os níveis de serotonina e de noradrenalina normais.

Com isso você terá noites de sono mais tranquilas e relaxantes.

Como usar a Páprica?

Já que existem tantos benefícios da páprica para a saúde, veja como usar o tempero no seu dia a dia!

Por incrível que pareça, adicionar esse tempero a sua alimentação é mais fácil do que parece. Isso porque, ele combina com quase todos os tipos de alimentos, seja salgado ou doce.

O interessante é que existe alimentos certos para cada tipo de tempero. Por exemplo, a doce pode ser utilizada para temperar saladas, ovos e carnes. Ideal para aquelas pessoas que não gostam muito de comida apimentada.

Já a picante, normalmente é utilizada em ensopados e sopas enquanto que a defumada, é utilizada normalmente para temperar feijão, arroz e lentilha.

No dia a dia, você pode colocar esse tempero nas refeições simples, como em saladas, legumes e verduras. Ele realça a cor e o sabor da comida.

Não tenha medo de utilizar esse maravilhoso ingrediente ao seu dia a dia. Faça isso com moderação. Se está em busca de um tratamento para determinada doença, procure um médico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou desses benefícios da páprica que separamos acima? Tem o hábito de usá-la na sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “10 Benefícios da Páprica – O Que é, Para Que Serve e Como Usar”

  1. Se usada 2 horas antes do ato sexual, o resultado é imprecionante, tem que ser a picante: na sopa, na carne, salada de verduras etc. É bater e valer.