Benefícios do Milho – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 02/01/2021

O milho é um dos cereais mais consumidos desde o surgimento da agricultura, e seu consumo traz uma série de benefícios para a saúde.

Ele é rico em antioxidantes carotenoides, como a luteína e zeaxantina, que dão a cor amarela aos seus grãos. Além disso, o milho é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais, sendo um alimento ideal para uma dieta saudável e nutritiva.

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Então, vamos agora conhecer com mais detalhes cada um desses benefícios, além de ver dicas de como incluir este vegetal na dieta.

Propriedades nutricionais

Os benefícios do milho se devem a sua composição rica em nutrientes, como os antioxidantes, as vitaminas e os minerais, além das fibras alimentares.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de milho verde, cozido, sem sal:

ComponenteValor por 100 g
Calorias129 kcal
Carboidrato26,7 g
Proteína6,16 g
Gorduras0,57 g
Fibra alimentar3,66 g
Milho verde, cozido, sem sal

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Principais benefícios do milho

1. O milho é rico em antioxidantes

Todas as variedades de milho contém antioxidantes que trazem diferentes benefícios à saúde. Antioxidantes são substâncias que podem proteger as células do nosso corpo de danos causados pelos radicais livres.

A combinação exata desses compostos, no entanto, varia de acordo com a espécie do milho.

O milho de grãos amarelos é mais rico em luteína e zeaxantina. O milho azul tem concentrações únicas de antocianinas e o milho roxo fornece quantidades incomuns do ácido protocatecuico.

A presença desses compostos foi demonstrada em um estudo publicado no periódico Critical reviews in food science and nutrition, em 2016.

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Portanto, consumir alimentos ricos em antioxidantes serve para garantir a saúde do coração e pode também ajudar a reduzir o risco de infecções, doenças inflamatórias e autoimunes, além de algumas formas de câncer.

Além disso a zeaxantina é um antioxidante que mantém os olhos saudáveis, uma vez que auxilia na prevenção da degeneração macular, um problema mais comum na terceira idade.

2. Ajuda a controlar os níveis de colesterol

Por ser um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, o milho ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorre porque as fibras agem na absorção de gorduras, eliminando-as do organismo através das fezes.

Portanto esse efeito pode ser bastante útil para quem precisa controlar os níveis de colesterol, como por exemplo, pessoas com síndrome metabólica.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Assim como ocorre com o colesterol, as fibras alimentares também regulam a absorção de açúcares. Isso leva a um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue, além de evitar a ocorrência de picos de glicemia.

Além do mais, esse melhor controle glicêmico ajuda a evitar a resistência à insulina, muito comum em quem sofre com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

Mas é preciso ter cuidado com a quantidade de milho que é consumido, uma vez que ele ainda é um alimento com uma quantidade considerável de carboidratos.

4. É uma boa fonte de proteínas

O milho é uma boa fonte de proteínas vegetais, e, em conjunto com outras fontes alimentares, ajuda na construção e manutenção de músculos e ossos.

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Isso porque as proteínas obtidas a partir do consumo do milho contêm praticamente todos os aminoácidos essenciais, com exceção apenas da lisina, o que pode ser resolvido adicionando feijão, ovos, aves ou carne magra às refeições.

5. Ajuda a evitar a constipação

O alto teor de fibras presente no milho ajuda a evitar problemas intestinais como a constipação. Isso ocorre porque as fibras, principalmente as insolúveis, ajudam a dar volume as fezes.

Além disso, as fibras mantem o bolo fecal hidratado, evitando o ressecamento. Mas é importante manter uma hidratação adequada, uma vez que o consumo de fibras isoladamente pode causar constipação.

6. Pode ajudar a prevenir mal formações fetais

O milho contém em sua composição boas quantidades de ácido fólico, uma vitamina essencial para a formação do sistema nervoso dos bebês.

Dessa forma, o consumo regular de milho, associado a uma alimentação balanceada, ajuda a evitar problemas congênitos.

7. Pode ajudar na prevenção de doenças do coração

Devido a suas propriedades nutricionais, o milho pode ser um excelente aliado do coração. Isso se deve principalmente a dois de seus componentes:

  • Fibras alimentares, por sua ação nos níveis de colesterol
  • Antioxidantes, uma vez que evitam a acumulação de gorduras nas artérias e ainda tem um efeito anti-inflamatório.

Assim, o consumo regular de milho pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O que é o xarope de milho?

Tanto o xarope de glicose, geralmente feito a partir de amido de milho, quanto o xarope de milho propriamente dito, são adoçantes líquidos usados em alimentos industrializados.

Nutricionalmente falando, ambos são fontes concentradas de calorias com muito pouco valor nutricional. Ou seja, o xarope de milho não contém nenhum dos benefícios explicados acima.

Por isso, é importante verificar a sua presença nos alimentos, já que ele é usado como um substituto do açúcar, mas pode ter um efeito tão negativo ou até pior no organismo.

Como incluir o milho na dieta?

O milho é um alimento, versátil, podendo ser consumido puro, cozido ou assado, e como ingrediente em diversas receitas, como:

Além disso, ele pode ser acrescentado a saladas, risotos e sanduiches.

Mas é importante que o milho não seja a única fonte de nutrientes vegetais da dieta. Então, o ideal é incluir o máximo de fontes vegetais de nutrientes no dia a dia.

Veja abaixo o vídeo que explica se o milho engorda ou emagrece.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de milho verde (grãos) cozido, sem sal.

ComponenteValor por 100 g
Calorias129 kcal
Carboidrato total26,7 g
Carboidrato disponível23 g
Proteína6,16 g
Gorduras0,57 g
Fibra alimentar3,66 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,09 g
Gorduras monoinsaturadas0,09 g
Gorduras poliinsaturadas0,27 g
Gorduras trans0
Cálcio1,74 mg
Ferro0,8 mg
Sódio0,78 mg
Magnésio15 mg
Fósforo94,8 mg
Potássio86,4 mg
Zinco0,36 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,42 mcg
Vitamina A (RE)34,6 mcg
Vitamina A (RAE)17,3 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,03 mg
Tiamina0,18 mg
Vitamina B60,02 mg
Equivalente de folato29,9 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

E aí, gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do milho? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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18 comentários em “Benefícios do Milho – Para que serve e propriedades”

  1. achei ótima seu vídeo, sobre os benefícios que o milho nos dar.
    gostaria de saber se o milho verde cozido e comido na espiga engorda?

  2. Obrigado pelas informações… Eu já gosto de milho, agora vou gostar mais ainda. Como não gosto de ingerir láctose, eu utilizo o leite do milho verde para bater minhas vitaminas, principalmente a de abacate adoçado com rapadura. É uma delícia!!! Faça com água mineral ou água de côco para que fique mais saudável. Uma espiga graúda extrai qse um litro de leite de milho verde. Abraços obrigado novamente.

  3. Todos os dia eu como milho cozido pois me
    Ajuda muito na part digestiva para quem tem intestino preso

  4. Olá Bom dia ou / gosto do milho e já comia /como e volto a comer , embora mais consciênte e contente por dar ao meu organismo tanta coisa boa e que ele tem e ele aceita e pede que noite de festa quando se “debaga o milho” , o milho nasce em “CAROCHA” depois “DEBAGA-SE fica em grãos nessa noite nessse trabalho no fim que festa come-se e há quem ao comer coma grãos milho cru ” EU” sou um deles.

  5. Adoro milho assado, tenho conhecidos q vendem milho cozido, como sempre a noite como lanche.
    Prefiro comprar a latinha no mercado e as vezes ainda como com leite.

    Delícia ?????

  6. Obrigada pelas excelentes informações. Já estou consumindo milho, diariamente, sob a forma de cuscuz, duas vezes ao dia.

  7. Tenho sindrome do intestino irritavel,posso comer milho verde,não consigo comer quase nada só frutas e leite desnatado zero lactose,e frutas que não são citricas,ou passo muito mal.

  8. programa ótimo, ensinamentos para todos nós que gostamos de conhecer sobre alimentos saudáveis a saúde