Você com certeza já ouviu falar inúmeras vezes sobre os benefícios da lentilha, mas que tal comer uma salada com o broto da leguminosa?
Bastante nutritivo, um broto é uma semente em estágio avançado de germinação. No caso do broto de lentilha, encontramos nutrientes como proteínas, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, ferro, fósforo e potássio.
Antes de seguirmos em frente, aproveite para conhecer melhor o que é o broto de lentilha e aprender como fazer.
Agora que você já sabe tudo isso, podemos voltar à salada de broto de lentilha. A sugestão é combinar o alimento com mandioquinha (batata baroa) e tomate. Para dar mais sabor, ingredientes como azeitona, cebola roxa, cebolinha, suco de limão e azeite de oliva também aparecem no prato.
O resultado é uma diferente e saborosa salada para tirar o seu almoço ou jantar da rotina! Portanto, aprenda já como preparar esta receita com broto de lentilha e experimente hoje mesmo!
Como fazer salada com broto de lentilha
Equipamento
- Travessa
Ingredientes
- 2 xícaras broto de lentilha (lentilha germinada por 3 dias)
- 1 xícara mandioquinha cozida e picada em pedaços pequenos
- 1 tomate picado
- ½ cebola roxa cortada em fatias finas
- ¼ xícara cebolinha picada
- 7 azeitonas fatiadas
- 1 unidade limão (suco espremido da fruta na hora)
- azeite de oliva a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Junte o broto de lentilha (lentilha germinada por 3 dias), a mandioquinha, o tomate, a cebola roxa, a cebolinha e as azeitonas em uma travessa.
- Esprema o suco de um limão e tempere com um pouco de azeite de oliva e sal. Misture tudo muito bem e estará prontinho!
Notas
- O prazo de validade dos brotos é curto. Depois da colheita, eles duram aproximadamente duas semanas na geladeira, se guardados em potes herméticos.
- Ao armazenar é importante colocar papel-toalha por cima deles para absorver o excesso de umidade.
- Para ter certeza que os brotos realmente estão bons para comer, avalie se eles têm frescor e se não estão com cheiro forte.
- Evite os brotos que estejam escuros ou viscosos e siga todas as instruções do fabricante.
- Passe longe daqueles que não tenham sido armazenados em refrigeradores, pois a umidade e o calor do processo de germinação podem favorecer o crescimento de bactérias.
- Caso cultive o broto em casa, tenha em mente que a limpeza e a circulação de ar são cruciais para evitar a proliferação de micróbios.
- Para matar bactérias que possam estar na superfície do grão antes da germinação, o conselho é mergulhar as sementes em uma solução de 100 ml de água sanitária para 900 ml de água filtrada por quatro minutos.
- Recomenda-se higienizar bem os brotos antes de consumi-los e cozinhá-los bem para evitar algum tipo de contaminação.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?