Como Fazer Chá de Limão com Mel – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você conhecerá aqui 4 formas diferentes de como fazer o seu chá de limão com mel e garantindo que você conseguirá todos os benefícios para sua saúde e dieta. Além disso, você também terá várias dicas que poderão potencializar os efeitos antioxidantes do seu chá, prevenindo diversas condições de saúde perigosas na sua vida.

A combinação desses dois ingredientes pode ajudar a potencializar efeitos antioxidantes e antibacterianos, prevenindo diversas condições de saúde.

Você poderá fazer o seu chá de limão com mel adicionando cravo, gengibre, alho e muitos outros ingredientes que servirão para diferenciar o gosto da sua bebida (fazendo com que você possa tomar com frequência sem correr o risco de acabar enjoando) e potencializar os benefícios que esse chá já tem consigo. 

O chá de limão com mel também pode ser uma bebida a ser consumida quando se está gripado ou resfriado, visando melhorar a garganta irritada. Outra condição pelo qual esse chá é conhecido é devido as propriedades de ambos (o limão e o mel) para a saúde e beleza do cabelo e da pele.

O Poder do Limão e Mel

O limão é uma fruta que tem efeito revitalizador, portanto, o consumo do chá de limão pode ajudar a eliminar toxinas do organismo e purificar a pele. E, além disso, você também pode aproveitar os benefícios revigorantes do limão em outras opções como as receitas de suco de limão e, até mesmo, a simples ingestão diária da água com limão.

Já no caso dos benefícios do mel, que incluem o auxílio no emagrecimento, a queda dos níveis de glicose e até a perda de apetite, podem ser encontrados em outras receitas com mel, como as receitas de pão de mel fit.

Acompanhe alguns outros benefícios atrelados ao seu consumo e aprenda como fazer chá de limão com mel para melhores resultados.

Benefícios do Chá de Limão com Mel: Para que Serve?

Para que serve o chá de limão com mel? Por ser baixo em calorias e ter grande quantidade de antioxidantes, o limão pode ajudar a decompor células de gordura. Já o mel não tem gordura e fornece uma fonte de energia natural ao corpo, melhorando o rendimento físico.

O principal benefício do chá de limão com mel se dá em relação à respiração. Seu consumo pode ajudar o corpo a se livrar de micro-organismos que causam gripes, resfriados, asma, dor de garganta e outros problemas respiratórios. Para combater essas condições, basta misturar o suco de limão com água e mel e consumi-lo puro.

Há também outras opções de chás para gripes e resfriados que valem a pena conhecer, como é o caso do chá de gengibre (que possui um antiviral natural que permite que o corpo lute contra as bactérias e os vírus que causam a gripe) e do chá de camomila (que apresenta muitas propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de várias doenças).

O chá de limão com mel também ajuda na purificação do aparelho digestivo, ajudando a equilibrar o pH do corpo, eliminar a acidez e obter nutrientes e vitaminas importantes como a vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do corpo, bem como a vitamina B. Também ajuda a limpar o fígado e tratar problemas incômodos no estômago como transtornos do estômago, refluxo ácido e úlceras.

Outro grande benefício é que ele ajuda na digestão dos alimentos, principalmente depois de refeições pesadas ou após o almoço. Também ajuda a combater o mau hálito, evita a retenção de líquido, melhora a pressão arterial e ajuda a emagrecer.

Um benefício pouco conhecido do chá de limão com mel é seu auxílio no tratamento de feridas e mordidas de insetos. Ambos os ingredientes possuem propriedades antissépticas que ajudam a cicatrizar feridas e prevenir infecções, acelerando sua recuperação.

Em relação à pele, sabe-se que o chá quando passado sobre a pele ajuda a clarear o tom e deixá-la mais suave e radiante. Aplicar essa mistura no couro cabeludo e sobre a acne também ajuda a manter o cabelo mais sedoso e eliminar impurezas, respectivamente.

Como fazer chá de limão com mel: Receitas e como preparar

Quer saber como fazer chá de limão com mel? Acompanhe algumas receitas abaixo e experimente preparar em casa!

1. Receita de chá de limão com mel

Ingredientes:

  • 1 limão tahiti lavado;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Corte o limão em 4 partes, tire o sumo de um limão e misture no mel. Leve essa mistura ao fogo, em seguida, adicione água e outras partes do limão. Deixe ferver por 10 minutos. Retire as partes do limão e esprema o restante do sumo. Ferva por mais 2 minutos, adicione numa xícara, tampe e deixe descansar por alguns minutos. Sirva com mel.

2. Receita de chá de limão com mel e gengibre

Ingredientes:

  • 750ml de água;
  • 1 limão picado com casca;
  • mel a gosto;
  • 1 colher e meia de gengibre em pó.

Modo de preparo:

Ferva a água com o limão e gengibre. Quando começar a ferver, deixe em fogo médio por 5 minutos, desligue e deixe descansar. Adicione mel e sirva quente.

3. Receita de chá de limão com mel e alho

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 copos de água;
  • 2 colheres de mel.

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente, e leve ao fogo. Pique os dentes de alho e corte o limão em quatro partes. Quando a água ferver adicione o suco de limão e alho e deixe por mais 5 minutos. Adoce com mel, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe o alho e retire os pedaços de limão. Consuma ainda quente.

4. Receita de chá de limão com mel e cravo

  • 750ml de água;
  • 1 limão picado com casca;
  • mel a gosto;
  • 4 cravos.

Modo de preparo:

Ferva a água com o limão e cravos. Quando começar a ferver, deixe em fogo médio por 5 minutos, desligue e deixe descansar. Adicione mel e sirva quente.

Cuidados e dicas

O uso do mel deve ser evitado por pacientes com diabetes ou acima do peso, uma vez que é um alimento calórico e possui alto nível de glicose. Além disso, o mel também não é recomendado para crianças recém-nascidas até um ano de idade, uma vez que pode causar alergias.

Também é bom lembrar que existem muitos outros chás emagrecedores e que fazem bem a saúde e que você pode combinar com o seu chá de limão com mel. Essa diversidade pode ser muito bem aproveitada se você conhecer bem essas outras receitas.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de limão com mel? Pretende aproveitar seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Como Fazer Chá de Limão com Mel – Receita, Benefícios e Dicas”