Como plantar couve em casa – Passo a passo e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

Quando falamos em dieta balanceada e saudável, um dos alimentos que certamente surge na mente é a couve, que é cheia de benefícios e nutritiva. Ou seja, não é a troco de nada que muitas pessoas querem aprender como plantar couve.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, uma xícara ou 76 gramas de couve é fonte de nutrientes como fibras, manganês, cálcio, cobre, potássio, magnésio, vitamina A vitamina B6, vitamina C, vitamina K e antioxidantes. 

Outros bons motivos para aprender como plantar couve em casa

Como plantar couve

Sim, a couve pode ser plantada em casa! Poderíamos dizer que ter um cultivo caseiro da hortaliça é uma maneira mais fácil e prática de ter acesso a uma versão fresca do alimento.

Ao mesmo tempo, poderíamos argumentar que plantar o vegetal pode ser um passatempo para quem curte ter contato direto com a terra e a natureza.

Entretanto, mais importante do que tudo isso é que aprender como plantar couve organicamente em casa permite ter uma versão sem agrotóxicos da hortaliça.

Estudo apontou potenciais perigos dos agrotóxicos

Estudos do aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Por exemplo, essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

E então, como plantar como couve em casa?

Folhas - Como plantar couve

É isso o que vamos aprender no passo a passo a seguir que ensina como plantar couve em vaso:

1. No caso de querer aprender como plantar couve-manteiga da Geórgia, a recomendação é utilizar um vaso com 30 cm a 40 cm de largura. É importante que o recipiente apresente furos em sua base para auxiliar a drenagem.

2. Primeiramente, preparar a terra para o cultivo: misturar três partes de terra com uma parte de areia grossa. A ideia é que a mistura fique arenosa porque se a terra ficar muito compacta, haverá problemas quando a semente começar a germinar.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Antes de colocar a terra preparada no vaso, montar uma camada de drenagem no fundo do vaso com pedriscos ou argila expandida e cobrir com uma manta de bidim.

4. Logo após, preencher o vaso com a terra preparada, completando até quase a borda do recipiente.

5. Selecionar três ou quatro sementes de couve e colocá-las na terra, em 1 cm até 1,5 cm de profundidade no máximo.

6. Então, regar com o auxílio de um borrifador. Deve ser feito o uso do borrifador nas regas iniciais porque o utensílio permite que a profundidade das sementes não seja alterada. Ou seja, ajuda a evitar que elas afundem.

7. Além disso, o vaso precisa ficar em um local onde pegue sol durante pelo menos três a quatro horas diariamente. A expectativa é que o broto da couve comece a aparecer entre três a quatro semanas.

8. Para não usar agrotóxicos, dá para complementar o cultivo com húmus de minhoca, esterco de aves, esterco de porco misturado com terra preta, entre outros compostos orgânicos.

Outras dicas e dados sobre como plantar couve

  • Embora existam cultivares de couve que aceitam temperaturas altas, o clima ideal é o ameno ou frio.
  • A couve se desenvolve melhor em ambientes com alta luminosidade, incidência direta de raios solares e sombra parcial.
  • O solo indicado para o plantio da hortaliça é úmido, bem drenado, fértil, possui boa disponibilidade de matéria orgânica e apresenta um pH entre 6 e 7,5.
  • Recomenda-se regar o pé de couve diariamente. Mas, é preciso evitar encharcar o solo, o que pode prejudicar as raízes da planta e favorecer o desenvolvimento de doenças.
  • Outra orientação é cortar a ponta do caule principal da planta para permitir que a couve mantenha a altura e o tamanho necessários para o manuseio e a colheita.
  • Adicionalmente, outro conselho é retirar as folhas que estiverem descoloridas, murchas ou com sinais de ataques de pragas.
  • Finalmente, a expectativa é que a colheita da hortaliça ocorra 50 dias depois do plantio de mudas e 90 dias após a semeadura.

Vídeo

Agora que você já sabe como plantar couve, aprenda mais sobre os benefícios da hortaliça com o vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer couve no seu dia a dia? Então, conte abaixo como usa o alimento nas suas refeições:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário