Como plantar couve em casa – Passo a passo e dicas

atualizado em

Quando falamos em dieta balanceada e saudável, um dos alimentos que certamente surge na mente é a couve, que é cheia de benefícios e nutritiva. Ou seja, não é a troco de nada que muitas pessoas querem aprender como plantar couve.

Afinal, uma xícara ou 76 gramas de couve é fonte de nutrientes como fibras, manganês, cálcio, cobre, potássio, magnésio, vitamina A vitamina B6, vitamina C, vitamina K e antioxidantes. 

Outros bons motivos para aprender como plantar couve em casa

Como plantar couve

Sim, a couve pode ser plantada em casa! Poderíamos dizer que ter um cultivo caseiro da hortaliça é uma maneira mais fácil e prática de ter acesso a uma versão fresca do alimento.

Ao mesmo tempo, poderíamos argumentar que plantar o vegetal pode ser um passatempo para quem curte ter contato direto com a terra e a natureza.

Entretanto, mais importante do que tudo isso é que aprender como plantar couve organicamente em casa permite ter uma versão sem agrotóxicos da hortaliça.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudo apontou potenciais perigos dos agrotóxicos

Estudos do aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Por exemplo, essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

E então, como plantar como couve em casa?

Folhas - Como plantar couve

É isso o que vamos aprender no passo a passo a seguir que ensina como plantar couve em vaso:

1. No caso de querer aprender como plantar couve-manteiga da Geórgia, a recomendação é utilizar um vaso com 30 cm a 40 cm de largura. É importante que o recipiente apresente furos em sua base para auxiliar a drenagem.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Primeiramente, preparar a terra para o cultivo: misturar três partes de terra com uma parte de areia grossa. A ideia é que a mistura fique arenosa porque se a terra ficar muito compacta, haverá problemas quando a semente começar a germinar.

3. Antes de colocar a terra preparada no vaso, montar uma camada de drenagem no fundo do vaso com pedriscos ou argila expandida e cobrir com uma manta de bidim.

4. Logo após, preencher o vaso com a terra preparada, completando até quase a borda do recipiente.

5. Selecionar três ou quatro sementes de couve e colocá-las na terra, em 1 cm até 1,5 cm de profundidade no máximo.

6. Então, regar com o auxílio de um borrifador. Deve ser feito o uso do borrifador nas regas iniciais porque o utensílio permite que a profundidade das sementes não seja alterada. Ou seja, ajuda a evitar que elas afundem.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Além disso, o vaso precisa ficar em um local onde pegue sol durante pelo menos três a quatro horas diariamente. A expectativa é que o broto da couve comece a aparecer entre três a quatro semanas.

8. Para não usar agrotóxicos, dá para complementar o cultivo com húmus de minhoca, esterco de aves, esterco de porco misturado com terra preta, entre outros compostos orgânicos.

Outras dicas e dados sobre como plantar couve

  • Embora existam cultivares de couve que aceitam temperaturas altas, o clima ideal é o ameno ou frio.
  • A couve se desenvolve melhor em ambientes com alta luminosidade, incidência direta de raios solares e sombra parcial.
  • O solo indicado para o plantio da hortaliça é úmido, bem drenado, fértil, possui boa disponibilidade de matéria orgânica e apresenta um pH entre 6 e 7,5.
  • Recomenda-se regar o pé de couve diariamente. Mas, é preciso evitar encharcar o solo, o que pode prejudicar as raízes da planta e favorecer o desenvolvimento de doenças.
  • Outra orientação é cortar a ponta do caule principal da planta para permitir que a couve mantenha a altura e o tamanho necessários para o manuseio e a colheita.
  • Adicionalmente, outro conselho é retirar as folhas que estiverem descoloridas, murchas ou com sinais de ataques de pragas.
  • Finalmente, a expectativa é que a colheita da hortaliça ocorra 50 dias depois do plantio de mudas e 90 dias após a semeadura.

Vídeos: Benefícios da couve

Quer saber mais sobre os benefícios da couve? Então, assista aos vídeos abaixo e aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão a seguir!

Fontes e referências adicionais

Você costuma comer couve no seu dia a dia? Então, conte abaixo como usa o alimento nas suas refeições:

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário