Consumo excessivo de ultraprocessados pode causar insônia crônica, aponta estudo

publicado em

Um estudo recentemente publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics apontou que o consumo frequente de comidas ultraprocessadas e gordurosas pode ter relação com a insônia crônica.

A pesquisa foi realizada por epidemiologistas da Universidade de Sorbonne, na França, e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Junk food
Novo estudo acendeu mais um alerta contra as comidas ultraprocessadas

Os dados de 38,5 mil adultos foram analisados após responderem questionários do estudo NutriNet-Santé, que reúne informações sobre hábitos de vida da população francesa desde 2009.

Dentre os participantes, 16% confirmou que obtinha a maior parte de suas calorias diárias por meio de ultraprocessados e 19,4% deles relatou ter insônia crônica. Com todos os dados analisados e cruzados, os pesquisadores indicaram que os dois grupos praticamente coincidiam.

Concluiu-se, então, que para as pessoas que mantinham uma dieta rica em ultraprocessados, as chances de desenvolver insônia crônica eram de 9% a mais para homens e 5% a mais para mulheres.

  Continua Depois da Publicidade  
Insônia
Dormir pouco e mal é prejudicial para a saúde

Os pesquisadores ainda não descobriram como um quadro pode interferir no outro, mas as pesquisas continuam. Veja também: Alimentos ultraprocessados adicionam 500 calorias por dia à dieta, causando ganho de peso.

“Em uma época em que cada vez mais alimentos são altamente processados e os distúrbios do sono são galopantes, é importante avaliar se a dieta pode contribuir para um sono adverso ou de boa qualidade”, disse a professora Marie-Pierre St-Onge, uma das líderes da pesquisa, em comunicado enviado à imprensa.

Alimentos ultraprocessados são aqueles que contêm aditivos, como aromatizantes artificiais e corantes, grandes quantidades de açúcar, gordura ou sal, além de baixos teores de fibras alimentares.

O consumo desses alimentos já foi associado ao desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, depressão e declínio cognitivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns dos alimentos ultraprocessados são: refrigerantes, carnes processadas (como salsichas, bacon, nuggets e enlatados), biscoitos recheados, margarina, macarrão instantâneo e bebidas prontas para beber, como achocolatados, néctares e refrescos.

Você consome muitos alimentos ultraprocessados? Como é a qualidade do seu sono? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário