Descubra em Que Situação a Água Engorda

Especialista:
atualizado em 16/03/2015

Você acredita que exista uma possibilidade em que a água engorda? Se ela estiver contaminada por um certo composto químico, isso é possível. Foi publicada recentemente uma pesquisa interessante sobre o papel potencial do Bisfenol A (BPA) na regulação do peso. Como isso é desconhecido pelo grande público vale a pena falarmos um pouco sobre isso.

O BPA é um químico encontrado em vários plásticos e aditivos de plásticos. Ele está nas garrafas de água que as pessoas levam para a academia e nas mamadeiras que as mães usam para alimentar seus filhos. E está na maioria dos nossos corpos.

Um estudo de 2007 descobriu que 92% de 2500 pessoas pesquisadas tinha quantidades detectáveis de BPA na urina.

Outro estudo publicado em 2002 demonstrou que quantidades relativamente pequenas de BPA reduziam significantemente a sensibilidade à insulina e aceleravam a formação de adipócitos (células de gordura). Em outras palavras, o BPA engorda os ratos. E pelo motivo que falamos acima, a água engorda os humanos quando contaminada pelo BPA em garrafas plásticas.

Não apenas o BPA causa a conversão de pré-adipócitos em adipócitos, ele também estimula o processo de conversão uma vez que ele se inicia. Esse efeito causou um aumento de 1300% nos níveis de gordura, comparados com um aumento de 150% apenas da insulina.

A epidemia mundial de obesidade foi primariamente explicada em termos de dieta ruim, falta de exercício e outros fatores de estilo de vida. Entretanto, essa pesquisa levanta a possibilidade de que contaminadores que desregulam hormônios como o BPA podem ter um papel na regulação do peso. O BPA causa e então estimula dois dos principais mecanismos biológicos que causam a obesidade. Ele aumenta o número de células de gordura, e isso aumenta o armazenamento de gordura.

Autoridades da saúde nos Estados Unidos dizem que os níveis de BPA encontrados na maioria dos humanos não são um risco para a saúde. Entretanto, pesquisadores que trabalham em campo têm uma visão diferente. Amplas evidências sugerem que o BPA pode causar danos a animais de laboratório em concentrações menores que aquelas que já ocorrem na maioria das pessoas.

Um relatório publicado na Reproductive Toxicology por 38 cientistas avaliou a força de arquivos de mais de 700 estudos sobre o BPA.

O grupo concluiu que a exposição ao BPA no ventre altera genes permanentemente em animais, prejudica a função de órgãos de formas que persistem na idade adulta e inicia efeitos cerebrais, comportamentais e reprodutivos, incluindo diminuição da produção de esperma. Os efeitos possivelmente incluem uma maior sensibilidade a carcinógenos, imunidade prejudicada e uma menor sensibilidade à insulina.

Embora o juri ainda esteja decidindo sobre a habilidade do BPA de causar ganho de peso em humanos, as consequências da obesidade e das doenças a ela ligadas são muito maiores que a “conveniência” de beber água em garrafas plásticas. É claro que há várias outras razões para não usar garrafas plásticas de água, incluindo o lixo que elas geram e seu efeito prejudicial aos oceanos e vida marinha.

Ou seja, resumindo: quando contaminada por BPA em garrafas plásticas, a água engorda. Então faça um favor a você mesmo e ao planeta: compre garrafas de água de inox, e evite beber água engarrafada! Cada um gosta de uma marca em especial, há diversas opções no mercado.

Também já foi mostrado que mamadeiras de policarbonato aquecidas no microondas liberam BPA no leite das crianças. Então, mães, por favor, não aqueçam aquelas mamadeiras no microondas!

Você acredita que uma simples ingestão de água em garrafas plásticas pode estar fazendo você ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Descubra em Que Situação a Água Engorda”

  1. eu engordo tomando água consumo bastante água e sinto que o meu peso aumenta a cada dia que passa o que pode acontecer ,ou sera que é por causa do antidepressivo
    queria uma ajuda para perder peso sou agricultora e pratico bastante exercícios físicos