Benefícios da banana verde para a saúde e boa forma

Especialista da área:
atualizado em 26/02/2021

A banana verde é mais um dos alimentos que surgiram nos últimos anos com a promessa de auxiliar na perda de peso além de proporcionar outros benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Comercializada na forma de farinha ou produzida em casa a partir da fruta fresca sem casca, possui benefícios que supostamente vão desde a queima de gordura até a melhora do humor. Mas será verdade mesmo?

Vamos agora conhecer mais sobre a banana verde, suas propriedades e benefícios para a saúde, e descobrir se ela emagrece mesmo.

Para que serve a banana verde

Embora a banana verde seja simplesmente uma banana ainda não amadurecida, ela contém muito mais amido resistente do que a sua versão madura.

Esse tipo de amido é um carboidrato que não é bem absorvido pelo organismo e como resultado, pode trazer muitos benefícios à saúde, como o controle da glicose, manutenção do peso e até mesmo uma diminuição dos níveis de colesterol.

À medida em que a banana vai amadurecendo, o seu teor vai sendo convertido em açúcar, o que torna a fruta madura mais calórica e doce.

O que é amido resistente?

O amido resistente não pode ser digerido pelas enzimas do estômago, de maneira que sua atuação no organismo se parece mais com a das fibras do que com a dos carboidratos.

Então, quando você consome a banana verde, o amido resistente passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado.

E é somente no intestino grosso que esse amido será fermentado pelas bactérias, em um processo que resulta na formação de substâncias benéficas para a saúde e para a boa forma.

Além disso, ao ser fermentado, o amido resistente também colabora para a integridade da mucosa intestinal, e auxilia na absorção adequada dos nutrientes, além de ajudar na proteção contra organismos invasores.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da banana verde

Como é muito nutritiva, a banana verde traz uma série de propriedades benéficas para a saúde. Veja quais são elas:

1. Auxilia no controle do peso

O amido resistente tem menos calorias que o amido comum, o que faz com que quanto maior a quantidade de amido resistente em um alimento, menos calórico ele seja.

Outro ponto positivo, que ajuda na redução e na manutenção do peso, é a sua ação como fibra alimentar, que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo assim o consumo calórico.

Assim, acrescentar alimentos com amido resistente às refeições, como a banana verde, pode auxiliar na perda de peso.

2. Diminui o colesterol

Consumir banana verde com regularidade ajuda tanto a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim, quanto a aumentar o HDL, o colesterol bom.

De acordo com os pesquisadores que publicaram um estudo sobre o assunto na revista Nutrition research, esse efeito é melhor visto quando o consumo de amido resistente é mais longo e regular.

Assim, o consumo regular da banana verde ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Controla a glicemia e previne diabetes

Este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde, pois além de auxiliar no controle da glicemia, o amido resistente auxilia na melhora do quadro de resistência à insulina.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo publicado em 2019 no periódico Lipids in health and disease demonstrou esse efeito. Nele mediu-se o efeito na resistência à insulina, tanto em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade, quanto em pessoas com obesidade, mas sem diabetes.

Os pesquisadores concluíram que o efeito do amido resistente foi mais significativo no grupo de pessoas que tinham diabetes tipo 2, o que mostra que ele pode ser usado como um tratamento auxiliar para esses casos.

4. É boa para o intestino

O amido resistente, encontrado em grande quantidade na banana verde, pode ser considerado um prebiótico. Isso quer dizer que ele ajuda a manter a saúde das bactérias benéficas que fazem parte da microbiota intestinal.

Assim, ele ajuda na manutenção da saúde do intestino e de diversos outros órgãos e sistemas do corpo como:

  • Sistema imunológico: A interação entre as bactérias da microbiota intestinal com o nosso corpo ajudam a regular o funcionamento do sistema imune, e a evitar inflamações, como demonstrado em um estudo publicado em 2013 na revista Nature.
  • Melhora o funcionamento intestinal, conforme demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of food sciences and nutrition, em 2017. Esse efeito se deve tanto à sua ação como fibra alimentar, quanto pela regulação da microbiota.
  • Sistema neurológico:  Outro efeito positivo das ações da banana verde na microbiota é na melhora de problemas neurológicos e psiquiátricos. Um estudo publicado em 2019 no periódico The European journal of neuroscience demonstrou esse efeito. Nele os pesquisadores demonstram a relação entre a microbiota e a regulação de neurotransmissores, que pode ajudar a melhorar problemas como a depressão.

5. Mantém a saúde dos ossos

Por fim, o consumo de banana verde pode ajudar na manutenção da saúde dos ossos. Isso ocorre porque o amido resistente reduz a reabsorção óssea, que é um processo relativamente comum, e que acaba tornando os ossos mais fracos.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado em 2019 no periódico Nutrients.

Como consumir a banana verde

Como contém muito tanino, a substância que confere à fruta aquele gosto adstringente, a banana verde deve ser consumida cozida, como biomassa, ou na forma de farinha de banana verde.

Essas duas formas de banana verde podem ser preparadas em casa, embora o preparo da biomassa seja mais simples, como mostraremos a seguir.

Receita: Biomassa de banana verde

Passo a passo para fazer biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é fácil de preparar e tem um custo muito baixo. Veja como prepará-la em casa:

Ingredientes:

  • 12 bananas verdes, preferencialmente orgânicas;
  • Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

  1. Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;
  2. Em seguida leve a água ao fogo e deixe ferver. Utilize panela de pressão, ainda sem a tampa;
  3. Depois acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;
  4. Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;
  5. Então desligue a panela e deixe esfriar por 30 minutos;
  6. Abra a panela e escorra toda a água;
  7. Depois, com bastante cuidado para não se queimar, abra as bananas e descarte as cascas;
  8. Então bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário, utilize um pouco de água quente);
  9. Por fim, acomode a mistura batida em fôrmas de gelo e em potes de vidro. Mantenha na geladeira e consuma em até 7 dias.

Você pode utilizar a biomassa de banana verde no preparo de suco natural, pão integral, vitamina, tortas, sopas, maionese, mousse, muffins, etc. Veja aqui como preparar uma deliciosa receita de brigadeiro light com biomassa de banana verde.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios da biomassa de banana.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da banana verde para a saúde e boa forma? Pretende consumi-la com mais frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

31 comentários em “Benefícios da banana verde para a saúde e boa forma”

  1. bom dia , estou usando a biomassa da banana nanica verde e gosto muito, quero saber como fazer a farinha dela gora, alguém pode me ajudar?

    Responder
  2. Um amigo recomendou a banana verde para diminuir a cãibra noturna. Pois nunca mais (há seis anos) o problema voltou a se manifestar. Agora descubro tantos outros benefícios, até mais significativos! Obrigado.

    (livre para publicar)

    Responder