A Dieta da Sopa Vono Emagrece? Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 02/04/2020

Antes de descobrir se a dieta da sopa Vono emagrece, é importante saber que a Vono é uma marca de sopas instantâneas que engloba as linhas individual, chef e turma da Mônica. O produto está disponível em sabores como mandioquinha com cebola e salsa, legumes com macarrão, batata com carne, espinafre com queijo, abóbora com carne, caldinho de feijão e queijo com tomate e manjericão. Apesar da variedade de sabores, é preciso saber que há outros componentes como maltodextrina, composto lácteo com gordura vegetal, creme de leite, sal, gordura vegetal, açúcar, condimento preparado, extrato de levedura, espessante, aromatizante, dentre outros.

Existem vários tipos de sopas que podem te ajudar a emagrecer, as mais conhecidas são a sopa de repolho e a sopa do Sagrado Coração, permitindo que o seu corpo receba os nutrientes do vegetal. Embora essas sopas possam alegar perda de peso, outros alimentos podem ser aderidos a sua dieta. Conheça melhor como essas sopas ajudam no processo de eliminação das gorduras.

Doenças como obesidade provocam o acúmulo de gorduras no organismo, fazendo com que o organismo ganhe peso. Para que os pacientes do INCOR (Instituto do Coração de São Paulo) pudessem eliminar gorduras sem causar problemas na cirurgia, alunos da Universidade de São Paulo criaram a ‘’dieta da sopa do Hospital do Coração’’, permitindo que as pessoas chegassem a pesar 7 quilos a menos em uma semana. Conheça tudo sobre a dieta da sopa do hospital do coração para emagrecer.

Como funciona a dieta da sopa Vono? 

Também conhecido pelo nome de dieta da sopa de pacotinho, trata-se de um programa alimentar instantâneo, que promete uma perda de peso rápida. Por ser um método altamente restritivo, o plano alimentar deve ser seguido somente por 10 dias consecutivos e é necessário fazer um intervalo de sete dias antes de dar início a outro ciclo da dieta.

Além da inclusão da sopa instantânea de pacotinho Vono nas refeições, a dieta traz outras regras. Uma delas é nunca deixar de se alimentar nos horários estabelecidos, que você conhecerá quais são no próximo tópico.

O plano alimentar também determina que a pessoa sempre escove os dentes após as refeições. Além de ser importante para a higiene bucal, a dieta prega que tal hábito evita o aparecimento do desejo por sobremesas.

O programa alimentar ainda estabelece que o consumo diário de água deve ser elevado, com a ingestão de um copo de água gelada antes de cada vez que for se alimentar como maneira de evitar comer demais durante a refeição.

A dieta da sopa Vono também encoraja a prática diária de atividades físicas, mesmo que seja somente uma caminhada.

Os horários da dieta 

Como vimos acima, o método estabelece os horários em que as refeições podem ocorrer. Pois bem, os períodos determinados para cada refeição são:

  • Café da manhã: até 10h;
  • Almoço: entre 12h e 14h;
  • Lanche da tarde: entre 16h e 17h;
  • Jantar: entre 18h e 20h.

Cardápio da dieta da sopa Vono 

Confira a seguir algumas sugestões de cardápio para o programa alimentar:

Opção 1 – cardápio de um dia

  • Café da manhã: 200 ml de leite desnatado e 2 torradas light com queijo branco fresco.
  • Lanche da manhã: 1 ameixa madura.
  • Almoço: 1 filé de frango grelhado, salada à vontade e 1 sopa Vono de qualquer sabor desde que apresente até 100 calorias.
  • Lanche da tarde: 1 copo de chá verde sem açúcar e 8 unidades de uva Itália.
  • Jantar: 1 sopa Vono. 

Percebeu que tem uma refeição a mais – o lanche da manhã – que não aparece na lista de horários estabelecidos para as refeições? É que esse cardápio é uma adaptação feita pelo site Emagrecer Dicas como forma de tornar o programa alimentar um pouco menos restritivo.

Opção 2 – cardápio de cinco dias

Dia 1

  • Café da manhã: 200 ml de suco de laranja natural sem açúcar, três bolachas de água e sal e uma maça.
  • Almoço: 1 colher de sopa de feijão, 1 filé de frango e salada de alface e tomate à vontade, temperada com sal.
  • Lanche da tarde: 1 laranja.
  • Jantar: 2 conchas de caldo de feijão e suco de limão sem açúcar.

Dia 2

  • Café da manhã: 200 ml de suco de abacaxi natural sem açúcar.
  • Almoço: 1 colher de sopa de arroz, 1 concha de feijão e salada de alface e tomate à vontade, temperada com sal.
  • Lanche da tarde: mamão pequeno.
  • Jantar: 1 concha de caldo de feijão e suco de laranja sem açúcar.

Dia 3

  • Café da manhã: 1 xícara de chá verde.
  • Almoço: 1 envelope de sopa Vono.
  • Lanche da tarde: 2 fatias de abacaxi.
  • Jantar: 1 colher de sopa de arroz e salada de alface, tomate e pepino à vontade, temperada com sal.

Dia 4

  • Café da manhã: 1 xícara de chá verde.
  • Almoço: salada de tomate, pepino e couve à vontade, temperada com sal.
  • Lanche da tarde: 1 limão e 1 maçã (em suco ou em forma de fruta).
  • Jantar: 1 envelope de sopa Vono.

Dia 5

  • Café da manhã: 2 xícaras de chá verde.
  • Almoço: 1 colher de sopa de feijão com uma batata média.
  • Lanche da tarde: 1 fatia de abacaxi.
  • Jantar: salada de alface e tomate à vontade, temperada com sal.

Após os primeiros cinco dias do plano alimentar, o cardápio deve ser repetido pelos próximos cinco dias, completando assim os 10 dias do programa alimentar.

Comparação da dieta da sopa Vono com outras dietas de sopa

Você deve ter notado que há outros alimentos nos cardápios sugeridos acima além da sopa Vono. É permitido ter outras refeições além da sopa, até porque uma dieta totalmente líquida pode trazer consequências indesejadas como a desnutrição. Mas nem todas as dietas de sopa permitem essa flexibilidade.

A dieta da sopa existe há muito tempo para a perda de peso e existem vários tipos diferentes, o que dificulta muito definir qual delas é melhor pois cada uma tem suas peculiaridades. Pesquisas como a publicada em 2011 no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics indicam que comer sopa pode ajudar a comer menos nas outras refeições, mesmo que as demais refeições não sejam sopa, e é por isso que algumas dietas requerem o consumo de sopa em todas as refeições e outras não exigem todo esse comprometimento. Segundo o estudo, a ingestão de sopa reduz o IMC e a medida da cintura.

Grande parte das dietas de sopa dura apenas 7 dias, outras duram 10 dias, mas algumas podem durar até duas semanas. Enquanto algumas só permitem as sopas em todas as refeições e muita água, outras são mais flexíveis e permitem a inclusão de alimentos como vegetais, frutas, proteínas magras e arroz integral para facilitar a dieta e também para aumentar o teor de nutrientes ingeridos.

A dieta da sopa Vono emagrece quantos quilos? 

Muitas pessoas afirmam que é possível eliminar 10 kg um intervalo de 10 dias ao adotar o programa alimentar. Entretanto, também existem relatos de que o que o plano alimentar traz o emagrecimento de 5 kg em um período de sete dias.

A perda de peso vai variar de acordo com a adesão à dieta de cada pessoa. Além disso, a maior parte da perda de peso em uma dieta da sopa se dá devido à perda de água e assim, o peso eliminado também vai depender da quantidade de fluidos que você tem retido no corpo.

De uma forma geral, a dieta promove a perda de pelo menos 5 a 7 kg de peso corporal se o plano alimentar for seguido corretamente.

A dieta da sopa Vono emagrece de verdade?

Como prometer é uma coisa e cumprir é outra bem diferente, fomos atrás de depoimentos na internet que pudessem confirmar que a dieta da sopa Vono emagrece mesmo.

Um dos relatos que encontramos foi o de Angélika Oliveira. Ela contou que depois de testar diversos tipos de dieta, que inclusive prejudicaram a sua saúde, e ter emagrecido e engordado novamente, ela conseguiu eliminar três quilos em um período de três dias com o auxílio do programa alimentar.

Outro depoimento de um blogueiro encontrado na internet afirmou que é possível emagrecer de 2 kg a 4 kg com o método, o que pode variar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo.

Entretanto, ainda que possa promover a perda de peso, é preciso tomar bastante cuidado com a dieta da sopa de pacotinho. Ela não estimula uma reeducação alimentar com o emagrecimento por meio de refeições saudáveis, nutritivas, equilibradas e controladas.

No lugar disso, propõe uma perda de peso rápida de modo restritivo, tanto que não pode ser seguida por bastante tempo. Além de não ser ideal para a saúde, o programa não é capaz de assegurar a manutenção na nova forma física adquirida, já que passado o período da dieta, a pessoa pode voltar aos seus hábitos antigos e recuperar os quilos que eliminou.

Um dos grandes problemas da dieta da sopa é justamente os seus dias contados. Ou seja, só é seguro seguir a dieta por alguns dias e há o risco de você recuperar o peso perdido assim que voltar a se alimentar normalmente. Uma pesquisa publicada em 2000 na revista Diabetes & Metabolism, assim que a dieta da sopa acaba, o corpo pode rapidamente recuperar o peso e a água eliminada mesmo adotando uma dieta saudável. 

Sendo assim, a dieta da sopa não parece ser a melhor opção para a perda de peso a longo prazo.

A dieta da sopa é uma opção saudável?

Qualquer dieta restritiva deve ser cuidadosamente planejada para evitar problemas de desnutrição. As poucas opções de alimentos e o consumo de muita sopa pode impossibilitar a absorção de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo. Além disso, se boas fontes de proteínas não forem ingeridas nesse período, o corpo vai acabar perdendo massa muscular, o que não é desejado para uma boa saúde.

Há ainda o perigo associado ao baixo teor calórico. Uma dieta da sopa seguida por mais dias do que o recomendado, por exemplo, pode colocar sua saúde em grande risco. Isso porque a dieta não é capaz de te sustentar por longos períodos de tempo. Com a baixa ingestão calórica, você não terá energia suficiente para suas tarefas, o que leva à falta de nutrientes além de dificultar o seu dia a dia e a própria perda de peso. 

Sopas instantâneas como a Vono também podem ter um alto teor de sódio e é importante observar isso nos rótulos antes de escolher a sopa que você vai levar para casa.

Mesmo que você opte pela ingestão de alimentos saudáveis junto com as sopas, a dieta não é equilibrada o suficiente para ser mantida por muito tempo.

Considerações: vale a pena?

É preciso saber que mais importante do que emagrecer é perder peso de maneira saudável, certificando-se de que o organismo receba os nutrientes que necessita para funcionar corretamente e as calorias necessárias para que o corpo produza energia suficiente para executar as tarefas do dia a dia.

Falando em energia, o plano alimentar propõe a prática diária de exercícios físicos. Mas como a pessoa vai adquirir energia suficiente para malhar todos os dias enquanto segue uma dieta restritiva?

Logo, a combinação entre a prática de treinamentos físicos e uma alimentação que não fornece a quantidade de energia que o corpo requere para executá-los é perigosa para a saúde.

Assim, se você deseja emagrecer, o conselho que deixamos é de consultar um bom nutricionista para montar um cardápio que possa ser seguido a longo prazo e seja adequado ao seu caso, não apenas em relação aos seus objetivos, mas principalmente no que se refere à sua saúde.

A prática de exercícios pode ser benéfica para quem quer perder peso, já que promove a queima de calorias. Entretanto, para evitar que isso cause problemas à saúde, é importante consultar um médico antes para saber que tipo de treino e em que intensidade pode realizar e contar com o apoio de um bom profissional de educação física para orientar e ensinar como o treino deve ser realizado.

Você conhece alguém que tenha feito e afirme que a dieta da sopa Vono emagrece? Tem vontade de aderi-la para conferir se funciona? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “A Dieta da Sopa Vono Emagrece? Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Estou no 7º dia de dieta. Fiz a mais restrita, na verdade os primeiros 3 dias é mais difícil, depois acostumamos. Ontem msm precisei que o despertador me lembrasse de lanchar. Para mim, a vc noite é o pior, pq gosto de beber leite. Mas estou foçada, fazendo bem certinho pra que eu possa indicar ou não. Como já não sou uma garotinha e meu metabolismo é mais lento pela idade, perdi até agora 3,5k.
    Mas verei até o final como será.

  2. Já fiz uma dieta à base de vono pq estava fazendo um tratamento dentário longo. Apesar de saber que não tem valor nutricional eu emagreci muito neste período e achei bem gostosas. Funciona mas não é saudável.

  3. Que porcaria de dieta… Totalmente desequilibrada e desproporcional. Emagrecer desse jeito não vale a pena, que loucura.