Não é muito fácil encontrar alguém que não goste de chocolate, não é mesmo? Porém, mesmo gostando do doce, tem gente que resolve deixá-lo de lado e não consumir porque deseja manter a boa forma e emagrecer.
Mas e se te disséssemos que existe um programa alimentar com foco na perda de peso, que é baseado justamente no doce? É verdade, estamos falando da dieta do chocolate para emagrecer. Vamos aprender como esse plano alimentar funciona?
Como funciona a dieta do chocolate para emagrecer?
A dieta do chocolate para emagrecer pode eliminar mais de 5 quilos por mês, o que pode variar de acordo com o metabolismo do praticante do método.
Trata-se de um programa alimentar que permite o consumo de chocolate, desde que seja o chocolate amargo, que vem diretamente do cacau, com no mínimo 60% do ingrediente em sua composição.
Ou seja, nada de chocolates ao leite, chocolates fracionados, chocolates recheados, chocolates hidrogenados.
O cacau possui polifenóis, substâncias associadas à diminuição do apetite – que é sempre importante para controlar o consumo calórico e evitar a comilança exagerada – e à regulação do armazenamento de gorduras por parte do corpo.
Outra vantagem da permissão do consumo do chocolate na dieta é que ele funciona como um aliado do bom humor, ao saciar o desejo por doces, e pode contribuir com a sensação de bem-estar. Além da perda de peso, o plano alimentar ainda promete melhorar o metabolismo e os níveis de açúcar no sangue e combater o colesterol alto assim como a pressão arterial alta.
As diretrizes da dieta do chocolate para emagrecer
Não é somente o tipo de chocolate certo que importa neste programa alimentar, também existe o momento e a quantidade certa que pode ser saboreada para que o andamento da dieta não seja prejudicado. Confira como isso funciona nas diretrizes da dieta do chocolate para emagrecer:
- É permitido consumir até 25 g de chocolate amargo, que correspondem a uma porção de dois quadradinhos, ao longo do dia.
- Não se empanturrar de chocolate ou comer no desespero, porém, aproveitar o sabor do doce, comendo pedaços pequenos de maneira devagar e consciente, o que pode ajudar a ficar satisfeito com uma quantidade menor de chocolate.
- Consumir o chocolate de preferência como sobremesa de uma refeição principal composta por fibras, que fazem com que o açúcar seja absorvido de maneira mais lenta pelo organismo, evitando os picos de elevação das taxas glicose no sangue. Tais picos estão associados ao aumento do apetite.
- O praticante da dieta também pode utilizar o chocolate amargo para tornar sobremesas como bolos, cupcakes e muffins mais saudáveis. Para deixá-las mais saborosas, a dica é completar as receitas com frutas. Porém, não se esquecer de comer porções moderadas desses doces para não ultrapassar o consumo diário de 25 g de chocolate amargo.
- Na hora dos lanchinhos é permitido tomar chocolate quente zero açúcar ou misturar um cacau de boa qualidade com o chocolate quente.
- Dar preferência ao consumo de alimentos integrais, frutas e legumes.
- Os seguintes alimentos estão proibidos na dieta do chocolate para emagrecer: café, bebidas energéticas, bebidas gaseificadas, frituras, carnes gordas, alimentos ricos em gorduras, comidas ricas em açúcar e guloseimas.
- Praticar atividades físicas no mínimo três vezes por semana como forma de estimular a queima de gordura.
Cardápio da dieta do chocolate para emagrecer
Confira a seguir um exemplo de cardápio para a dieta do chocolate para emagrecer.
Café da manhã:
- Mingau com amêndoas e com mirtilo OU;
- Muffin salgado com tomate fresco OU;
- Mingau com leite, banana e mel.
Lanche da manhã:
- Muffin de chocolate amargo com framboesa OU;
- Pedaços pequenos de chocolate amargo OU;
- Cenoura OU;
- Maçã OU;
- Muffin de nozes.
Almoço:
- Sopa vegetariana de lentilha com pão pita integral e iogurte com baixo teor de gordura de sobremesa OU;
- Tofu marinado com salada OU;
- Sopa minestrone (sopa italiana com grande variedade de legumes e arroz ou macarrão) com pão integral e queijo magro ralado.
Lanche da tarde:
- Queijo cottage com bolachinhas integrais de sal OU;
- Iogurte com morango e chocolate amargo ralado.
Jantar:
- Vegetais cozidos ao vapor, salada de lentilha e frango OU;
- Salmão grelhado, curry de vegetais e arroz integral.
Agora, vamos conhecer uma segunda sugestão de cardápio para a dieta.
Café da manhã:
- 1 copo de leite desnatado, 1 colher de sobremesa de cacau em pó e 3 torradas integrais com margarina OU;
- 1 iogurte desnatado, 30 g de aveia e 1 kiwi OU;
- 1 copo de leite desnatado e 1 pão integral com ricota.
Lanche da manhã:
- 1 banana amassada com 1 colher de aveia com flocos OU;
- 1 maçã e 2 castanhas OU;
- 1 copo de suco verde de couve com abacaxi.
Almoço e jantar:
- Macarrão integral com atum, berinjela e pepino ao molho de tomate e 2 quadradinhos de chocolate amargo de sobremesa OU;
- 2 bifes de frango acebolado, 3 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de feijão, salada crua e 2 quadradinhos de chocolate amargo de sobremesa OU;
- 1 pedaço de peixe cozido, 2 batatas pequenas, legumes cozidos e 2 quadradinhos de chocolate amargo de sobremesa.
Lanchinho da tarde:
- 1 iogurte desnatado, com 1 colher de linhaça e 1 pão integral com queijo magro OU;
- Suco rosa de beterraba com laranja e 1 tapioca pequena com queijo magro OU;
- 1 iogurte desnatado, 1 colher de aveia e 2 fatias de mamão.
Atenção
Os cardápios acima somente servem de exemplo. Antes de definir o seu, consulte um nutricionista, que saberá indicar o cardápio ideal para o seu caso.
Cuidados com a dieta do chocolate para emagrecer
Todo e qualquer tipo de programa alimentar deve ser seguido com precauções. Por isso, é fundamental checar com o médico e nutricionista antes de escolher uma dieta.
Também é importante contar com o acompanhamento dos dois para certificar que o método trará o resultado desejado de maneira saudável, com cardápios que ofereçam os nutrientes e a energia que o organismo carece para funcionar direitinho.