Faz Mal Comer Manga à Noite?

Especialista da área:
atualizado em 01/06/2020

Saborosa e popular no Brasil, a manga fornece diversos nutrientes que o nosso organismo necessita para o seu funcionamento adequado. Entre eles, encontram-se: carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.

  Continua Depois da Publicidade  

O alimento também é fonte de antioxidantes e associado a benefícios para a saúde do corpo como o auxílio ao controle da pressão arterial, à saúde cerebral, à saúde dos ossos, à diminuição do risco de desenvolvimento de doença no coração, ao combate ao envelhecimento e ao aumento da imunidade.

Ou seja, incluir porções de manga nas refeições é uma boa ideia para a saúde. Mas será que podemos consumir a fruta em qualquer hora do dia?

Ou será que faz mal comer manga à noite?

Enquanto alguns especialistas defendem que comer no período noturno causa o aumento de peso e prejudica o sono, outros argumentam que a prática pode ser benéfica.

Entretanto, para quem realmente precisa de um lanchinho antes de ir dormir, é mais vantajoso comer um pedaço de fruta como a manga, que vem com vitaminas, fibras e minerais, do que um doce ou uma guloseima repleta de açúcar (e pobre em nutrientes).

Além disso, normalmente não faz mal comer manga à noite porque a fruta trata-se de um alimento de fácil digestão. Por outro lado, consumir uma grande quantidade de manga muito perto da hora de dormir pode provocar azia, má digestão e refluxo.

Para não exagerar, não correr esse risco e não exceder as calorias com as mangas, o jeito é comer uma quantidade pequena do alimento, como uma porção de 100 g, que apresenta 65 calorias, ou uma xícara de manga fatiada com 107 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

O lanchinho noturno não deve extrapolar as 200 calorias para que não se transforme em uma grande refeição noturna e para que não se tenha problemas para pegar no sono e continuar dormindo durante toda a noite.

Mantenha o lanchinho noturno saudável, evitando frutas enlatadas ou ingredientes cheios de açúcar. O ideal é comer a manga sem nenhum acompanhamento, mas se você decidir combiná-la com alguma coisa, deixe de lado os alimentos ricos em gorduras porque eles podem perturbar o sono.

Também vale a pena excluir os acompanhamentos calóricos para não exceder o limite diário. Alguns complementos sugeridos interessantes o leite desnatado e o iogurte grego.

Lanchinho noturno para quem deseja emagrecer: uma mistura de fibras e proteínas

Já parou para pensar se faz mal comer manga à noite para quem deseja e/ou precisa emagrecer? Ainda que não seja exatamente errado comer algo antes de ir dormir, existe a preocupação de que os lanchinhos feitos tarde da noite levem a escolhas não saudáveis de alimentos e ao excesso no consumo de calorias.

Por outro lado, se planejado, esse lanchinho noturno pode contribuir com o emagrecimento, prevenindo que a pessoa faça mais lanches descontrolados tarde da noite ou coma em excesso no café da manhã do dia seguinte.

O lanche noturno deve ter, no máximo, 200 calorias e ser composto por fibras e proteínas, que auxiliam a controlar a fome. As fibras desaceleram a digestão, fazendo com que o corpo permaneça satisfeito por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Em relação às proteínas, um artigo de 2005 publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) afirmou que o nutriente afeta os hormônios que regulam a fome.

Aí você pergunta: o que a manga tem a ver com isso? Pois bem: ela serve como fonte de fibras, como vimos acima. Existem 1,8 g de fibras em 100 g de manga e 3 g de fibras em uma xícara de manga fatiada.

Já para suprir as fontes de proteínas, você pode escolher, por exemplo, o iogurte desnatado como acompanhamento da manga. É possível encontrar 8,5 g de proteínas e 84 calorias em um potinho de 180 g do iogurte desnatado.

Se juntarmos a xícara de manga fatiada com o potinho de 180 g de iogurte desnatado, temos um lanche de 191 calorias, já se o mesmo potinho for juntando com as 100 g de manga, o lanche terá um total de 149 calorias.

Fazer uma refeição leve durante a noite, antes de dormir, é importante para quem está em processo de perda de peso porque a refeição mais pesada pode prejudicar o sono, como já vimos aqui. Uma noite mal dormida atrapalha os hormônios que controlam o apetite, o que pode deixar a pessoa mais faminta.

Entretanto, para quem sente fome à noite, ir dormir com o estômago roncando não é necessariamente a saída, pois isso também pode prejudicar a noite de sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, a palavra é equilíbrio: nem se empanturrar de comida, nem morrer de fome, mas fazer uma refeição leve, na qual a manga pode estar incluída como fonte de fibras.

Problemas digestivos 

A afirmação que diz que faz mal comer manga à noite pode ser verdadeira para pessoas que sofrem com um problema digestivo como a doença de Chron, com a síndrome do intestino irritável e com a má absorção de frutose (que é um tipo de açúcar encontrado na composição das frutas).

Para quem sofre com essas condições, comer uma porção de fruta antes de dormir pode provocar perturbação estomacal e interromper o sono, fazendo com que a pessoa não descanse direito e acorde cansada no dia seguinte.

Frutas muito ácidas como a laranja e o abacaxi costumam ser problemáticas para aqueles que sofrem com o refluxo ácido e, portanto, devem ser evitadas. O pH da manga fica entre 3,69 e 4,34.

Os alimentos com um nível de pH abaixo de 7 são considerados ácidos, e quanto menor é o pH de um alimento, maior é o seu nível de acidez.

Além disso, o pH é a escala que determina a acidez dos alimentos e vai de 0 a 14 – sendo que 0 indica a maior acidez e 14 representa o valor mais alcalino. Para você ter uma ideia, o pH da água, que é 7, é considerado neutro.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem sofre com todas as condições mencionadas neste tópico é fundamental conversar com o médico a respeito de como deve funcionar a alimentação apropriada tanto no período do dia quanto na parte da noite para beneficiar o tratamento da doença em questão.

Você conhece alguém que afirme que faz mal comer manga à noite? Já experimentou comer manga como o lanchinho noturno e sentiu algum problema? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário