Flexão de braços com apoio do antebraço no chão para tríceps e peitoral – Como fazer e erros comuns

atualizado em

A flexão de braços com apoio do antebraço no chão é capaz de fortalecer o seu tríceps e os músculos do peito.

Este exercício é excelente para o peitoral e para o tríceps, especialmente para a parte externa deste músculo do braço.

Embora possa não parecer, essa flexão é um exercício composto que trabalha vários grupos musculares e articulações ao mesmo tempo, incluindo o tríceps, o peitoral, o deltóide anterior e o core. A saber, o core é o conjunto de músculos centrais do corpo que conta com os músculos do abdômen e da região dos glúteos.

O exercício também melhora a mobilidade física e, consequentemente, diminui o risco de lesão. Aliás, a mobilidade do ombro é um dos benefícios que a flexão com apoio do antebraço traz para quem o pratica com frequência.

A principal diferença em relação à flexão de braços tradicional é que a flexão com apoio de antebraços aumenta a utilização do tríceps. Quem faz treinos de calistenia ou quer ter braços mais volumosos pode se beneficiar muito de incluir este exercício na rotina de treinos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do foco na hipertrofia muscular do tríceps, o exercício fortalece as articulações dos ombros, dos cotovelos e dos punhos. Como resultado desse fortalecimento, você conquista um desempenho melhor em exercícios como o supino com barra e pegada fechada e a flexão de braços com pegada fechada.

Como fazer flexão de braços com apoio do antebraço no chão 

flexão de braços com apoio do antebraço no chão

Adote a posição de prancha alta com as palmas das mãos sobre o chão. Deixe os braços esticados e levemente inclinados para a frente. Já a distância entre as mãos deve ser um pouco maior do que a largura entre os ombros.

Mantenha os pés afastados entre si na largura dos quadris e deixe apenas as pontas dos pés no chão.

Então, inspire e faça uma flexão descendo o corpo em uma linha reta em direção ao chão enquanto flexiona os cotovelos. Nessa etapa, os cotovelos devem ficar dobrados e apontando para trás, com os braços ao lado do corpo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Finalmente, apoie todo o antebraço no solo. Faça uma breve pausa, expire e retorne para a posição inicial esticando os braços enquanto contrai o tríceps e eleva o corpo. Contraia os músculos abdominais e os glúteos ao longo do exercício para manter o corpo reto e estável.

Repita a sequência de movimentos até terminar a sua série. Você pode fazer 3 séries de 10 a 12 repetições cada.

Se for muito difícil completar as repetições corretamente, faça o exercício apoiando os joelhos no chão. Isso te ajudará a construir força para conseguir fazer a versão sem apoio do joelho.

Aliás, um outro exercício que você pode adicionar ao seu treino que também trabalha e fortalece o tríceps durante uma flexão é a flexão diamante.

Erros comuns

Flexão com apoio do antebraço
É preciso estar atento aos erros durante o movimento para não comprometer os resultados

Os principais erros têm a ver com a postura inadequada. Por isso, fique atento com a postura correta e os erros que você pode evitar no seu treino.

  Continua Depois da Publicidade  

Manter a postura incorreta

É preciso alinhar as palmas das mãos com os ombros e abrir bem os ombros e o peitoral antes de começar o exercício. Isso evita tensões desnecessárias e previne as temidas dores nos ombros depois da flexão. Confira também o que pode causar dor no ombro e como tratar.

Abrir os cotovelos

Como você deve apoiar os seus antebraços no chão, é importante tomar cuidado para não abrir os cotovelos para os lados, pois isso pode sobrecarregar as articulações locais.

Assim, o ideal é manter os cotovelos próximos ao tronco e deixar os antebraços paralelos ao tronco.

Girar os pulsos

Os pulsos devem ficar em uma posição neutra para prevenir dores e lesões. Por isso, evite girar os pulsos durante a flexão de braços com apoio dos antebraços a fim de evitar desconfortos e mantenha o foco no tríceps.

Arquear as costas ou os quadris

Cuidado para não arquear as costas, pois além das dores que isso pode causar, esse hábito pode diminuir a amplitude de movimento da flexão. Além disso, o ombro pode ficar mais tensionado e suscetível a lesões.

  Continua Depois da Publicidade  

Seus quadris também não podem ficar desalinhados, pois isso afeta a postura ao longo do exercício e reduz os benefícios.

Sendo assim, tenha uma atenção especial com o alinhamento do corpo durante o movimento de flexão, desde os quadris até o pescoço. Você pode contrair o abdômen e os glúteos para te ajudar a manter o tronco reto e estável.

Vídeos relacionados:

No vídeo abaixo, confira os melhores exercícios para peito para fazer em casa e algumas opções de flexão de braços para desenvolver os músculos peitorais. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um simples clique no botão a seguir;

Fontes e referências adicionais

Você sente o tríceps sendo ativado durante a flexão de braços com apoio dos antebraços no solo? Qual exercício adicional para o tríceps você gosta de incluir no treino? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário