Germe de Trigo Engorda ou Emagrece? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O germe de trigo é basicamente o embrião do grão de trigo. Antioxidante natural, rico em vitamina E e de vitaminas do complexo B, fornece fósforo, zinco, ferro e magnésio. Abaixo você aprenderá as informações nutricionais, para que ele serve, como usá-lo e se o germe de trigo engorda ou emagrece.

O gérmen de trigo é, basicamente, o embrião do grão de trigo. Ele oferece vitaminas e minerais importantes para o corpo, mas, infelizmente, é retirado do trigo durante o processamento, já que possui uma quantidade considerável de gorduras insaturadas, que poderiam diminuir a validade dos produtos de trigo.

Muitas farinhas naturais têm sido utilizadas em dietas. O farelo de trigo é feito a partir da casca desse alimento. Se você cogita a possibilidade de usar como parte da sua estratégia alimentar, vai querer saber se o farelo de trigo engorda ou emagrece.

Quando as pessoas começam a retirar a gordura saturada de suas dietas, tendem a cortar a quantidade de carne ingerida, e isso pode fazer com que a ingestão de nutrientes também seja menor. O germe de trigo pode ser uma boa escolha de suplemento nesse caso.

O gérmen de trigo deve ser mantido em um recipiente selado, onde pode ficar por até um ano, e após aberto, sua validade é de aproximadamente nove meses na geladeira, também em um recipiente bem fechado. Devido à grande quantidade de gordura insaturada, ele pode ficar rançoso rapidamente. Mas será que o germe de trigo engorda ou emagrece? Será que ele serve pra ambos os casos?

Metabolismo é o processo que o corpo usa para decompor alimentos e nutrientes para obter energia e promover diferentes funções. Algumas vitaminas e minerais são verdadeiros propulsores dessa atividade. Se você quer queimar calorias mais rapidamente, comece a se alimentar das vitaminas e minerais que impulsionam o seu metabolismo

O germe de trigo é um alimento muito utilizado em dietas de todos os tipos, principalmente na dieta das fibras. Ela mantém as funções corporais regulares, diminui o colesterol ruim, normaliza as evacuações e muito mais. Conheça a dieta das fibras  e como emagrecer com ela.

Informação Nutricional

O gérmen de trigo é a parte mais nutritiva do trigo, já que é a responsável por alimentar a planta. Duas colheres de sopa de gérmen de trigo cru possuem cerca de 1,5 gramas de gordura insaturada, 9 gramas de carboidratos, 4 gramas de proteína, 2 gramas de fibra alimentar, 2 gramas de açúcar, nenhum colesterol e cerca de 60 calorias. Além de tudo isso, o gérmen de trigo também é rico em vitaminas, minerais e nutrientes necessários ao corpo. Vamos ver alguns deles:

  • Vitaminas B: O gérmen de trigo é rico em vitaminas B. Duas colheres de sopa contêm 0,27 gramas de tiamina (vitamina B1), 0,9 gramas de niacina (vitamina B3) e 40 microgramas de ácido fólico (vitamina B9). As vitaminas do complexo B são importantes para a saúde do coração, para manter o metabolismo funcionando bem e são essenciais para a saúde do cérebro.
  • Vitamina E: o gérmen de trigo possui uma grande quantidade de vitamina E, que é um antioxidante poderoso que protege membranas celulares, células do cérebro e moléculas do colesterol de danos causados por radicais livres. A vitamina E também é importante para a desintoxicação, função imune e controle da glicose no sangue.
  • Minerais: Duas colheres de sopa de gérmen de trigo contêm 121 miligramas de fósforo, 0,9 miligramas de ferro, 1,7 miligramas de zinco, 11,4 miligramas de selênio e 128 miligramas de potássio. O nosso corpo precisa de minerais para se reparar e se manter saudável. Dos minerais presentes no gérmen de trigo, o ferro ajuda a combater a anemia e manter a saúde das células do sangue, o zinco ajuda o sistema imune e o potássio ajuda a reduzir a pressão arterial, para citar apenas alguns.
  • Fitoesterois: os fitoesterois são compostos parecidos com o colesterol, que ajudam a baixar o colesterol ruim e promover a saúde do coração. O germe de trigo é uma das melhores fontes alimentares de fitoesterois, o que pode fazer com que ele seja um super alimento para baixar o colesterol ruim.
  • Gorduras saudáveis: O gérmen de trigo é fonte de ômega 3. O ômega 3 pode ajudar a combater inflamações, baixar o colesterol, manter o sistema nervoso saudável, diminuir os níveis de ansiedade e melhorar o humor, além de fazer bem ao coração.

Além de todos esses componentes, o gérmen de trigo também é uma boa fonte de fibras, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e as vontades de comer; e de proteínas, necessárias para manter a massa muscular magra e que ajudam o sistema imune.

O germe de trigo engorda ou emagrece?

O gérmen de trigo é um alimento usado como suplemento em dietas para perda de peso. Quando se analisa seus componentes nutricionais, percebe-se que ele pode ser um bom aliado para fazer com que você coma menos, devido a sua grande quantidade de fibras, proteínas e nutrientes. Além de fazerem com que você se sinta mais cheio quando come, as fibras estimulam a atividade intestinal, fazendo com que você elimine os resíduos como deve. Assim, você poderia dizer que o germe de trigo emagrece.

Por outro lado, devido à grande quantidade de gorduras insaturadas, o gérmen de trigo é calórico. Uma porção de duas colheres de sopa contém cerca de 60 calorias, mais do que uma xícara de palitos de cenoura. Assim, se você não contabilizar as calorias do germe de trigo na sua dieta de forma a continuar tendo um déficit de calorias, você pode impedir a perda de peso.

Ainda assim, é difícil dizer que o germe de trigo engorda, já que seria necessária uma quantidade muito grande de gérmen de trigo diariamente para causar o ganho de peso.

Para que serve o gérmen de trigo e como usá-lo?

O gérmen de trigo é uma boa fonte de fibras, proteína, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, então pode ser um ótimo suplemento alimentar, desde que você não tenha nenhuma alergia ou intolerância a produtos do trigo. Mesmo que você não esteja fazendo dieta, as vitaminas e minerais oferecidos pelo gérmen de trigo podem te fazer muito bem.

Esse produto pode ser incluído na sua alimentação de várias formas, já que possui um sabor e textura suaves, fazendo com que ele seja quase imperceptível. Você pode adicioná-lo ao cereal, iogurte, vitaminas, massas de pães, bolos, pizzas, pode substituir a farinha de empanar pelo gérmen de trigo, e também usá-lo muitas outras formas. Use sua imaginação e aproveite esse suplemento super nutritivo!

Você já tinha ouvido falar que o germe de trigo engorda? Acredita que ele pode ajudar a emagrecer? Qual premissa parece verdadeira para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Germe de Trigo Engorda ou Emagrece? Para Que Serve?”

  1. Eu quero saber se o germe de trigo ajuda a combater a disfunção erétil provocada pela hipertenção.

    • O germe de trigo é melhor do que o farelo? Qual dos dois é melhor pra quem tem prisão de ventre?