Goji Berry Funciona Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

O mercado está repleto de produtos que prometem impulsionar a saúde, tratar problemas diversos e ajudar a diminuir os ponteiros da balança. Somos bombardeados com novidades o tempo todo, algumas até milagrosas, e diante desse apelo, muitas vezes compramos e consumimos esses produtos esperando experimentar realmente todos os resultados que eles nos prometeram.

Assim como outros produtos, recentemente a goji berry ganhou os holofotes: a mídia notificou exaustivamente seus benefícios, transformando-a em um produto indispensável na dieta e capaz de promover a saúde de várias formas. Essa será apenas mais uma moda, ou goji berry funciona mesmo?

Se você está interessado em obter mais informações, continue sua leitura, pois abordaremos aqui todos os aspectos de Goji Berry e se de fato ela corresponde com a sua popularidade.

Goji Berry

Goji berry é uma descoberta recente para alguns, mas já é utilizado ha séculos por algumas culturas como uma planta medicinal para tratar doenças dos olhos, fígado e rins. Algumas lendas relatam que as frutas de goji eram comidas por monges nas montanhas do Himalaia há milhares de anos e mergulhadas em água quente para ajudar a meditar e obter maior saúde, vitalidade, longevidade, energia e resistência.

Ela contém poucas calorias, não tem gordura, é uma boa fonte de fibras e um alimento altamente antioxidante. As frutas de goji berry são vermelhas e têm um sabor doce, ligeiramente azedo e na maioria das vezes é vendida seca, como as uvas passas, mas também é muito comum encontrar como cápsulas, na forma líquida ou em pó, e alguns de seus benefícios incluem a capacidade de ajudá-lo a combater doenças, gerenciar o peso e experimentar uma melhor digestão.

O fato da goji berry conter uma ampla gama de fitonutrientes, vitaminas e minerais faz com que ela seja chamada de “superalimento” por muitos especialistas em saúde.

Informações nutricionais

A fruta tem o nome científico de Lycium barbarum e pertence à família das plantas Solanaceae, que também inclui outras frutas e legumes, como as batatas, tomates, berinjelas e a pimenta. A sua composição nutricional pode variar dependendo do tipo, preservação e frescor, mas aproximadamente ¼ xícara da fruta seca contém:

  • 100 calorias;
  • 0 gramas de gordura;
  • 3 gramas de fibra;
  • 13 gramas de açúcar;
  • 4 gramas de proteína;
  • 140% dos valores diários de vitamina A;
  • Entre 35 e 163% dos valores recomendados de vitamina D;
  • 100% dos valores diários de vitamina B2;
  • 91% dos valores recomendados de selênio;
  • 24% de potássio;
  • Entre 10 e 100% da necessidade diária de ferro;
  • De 4 a 10% de cálcio;
  • 18 tipos de aminoácidos diferentes, sendo 11 essenciais;
  • 5 fontes de ácidos graxos insaturados saudáveis, incluindo o ácido alfa-linolénico e o ácido linoleico;
  • Fitoquímicos como o beta-caroteno, zeaxantina, licopeno, criptoxantina, luteína e polissacarídeos.

Benefícios da Goji Berry para a saúde

A goji berry tem sido amplamente pesquisada por sua capacidade de gerar bem-estar, melhorar características neurológicas, impulsionar a saúde gastrointestinal e funções intestinais, ajudar a construir sistemas musculoesqueléticos mais fortes e melhorar a função cardiovascular.

Seus benefícios são diversos: a fruta é apontada por ajudar a tratar diabetes, hipertensão arterial e devido à sua capacidade de reduzir a glicose no sangue, regular os níveis de colesterol e manter os triglicerídeos em um equilíbrio ideal.

Ela também contribui com a prevenção doenças cardíacas, além de combater doenças infecciosas e comuns como a febre. Também é aliada dos tratamentos para combater a depressão e ansiedade ou outros transtornos de humor e seus antioxidantes e fitonutrientes ajudam a proteger a saúde da pele e dos olhos. Confira:

– É nutritiva e contém altos níveis de antioxidantes

Os antioxidantes são muito conhecidos por proteger as células dos danos dos radicais livres quando são expostas a elementos como fumaça e radiação, e um de seus benefícios é a capacidade de aliviar a inflamação do corpo. A goji berry é uma excelente fonte e a quantidade de antioxidantes é muito relevante, além de ter uma capacidade de absorção de oxigênio radical, o que indica a sua potência para reduzir o estresse oxidativo.

Sem contar que os alimentos com níveis saudáveis ​​de antioxidantes são muitas vezes ricos em fibras e pobres em gorduras insalubres, e a goji berry contém em cada porção cerca de 4 gramas de proteína e 18 aminoácidos diferentes, mais de 20 minerais, incluindo zinco, ferro, fósforo e riboflavina (vitamina B2). Além disso, oferece mais betacaroteno do que cenouras e mais ferro do que soja e espinafre, ou seja, é ideal para ajudar a evitar a deficiência de ferro.

– Controla os níveis de açúcar no sangue

Um dos benefícios dessa fruta é a sua capacidade de ajudar a liberar gradualmente o açúcar na corrente sanguínea. Essa condição evita picos e quedas e pode ser muito benéfica para os diabéticos.

Existem muitos indícios que mostram que a goji berry tem efeitos hipoglicêmicos relevantes, além de aumentar a sensibilidade do corpo à insulina. Sua ingestão pode ser um remédio natural para gerenciar a diabetes e uma maneira de aumentar a sensibilidade à insulina, o que resultará em níveis mais equilibrados de glicose no sangue.

– Pode combater o câncer

A goji também é conhecida pela sua capacidade de combater células cancerígenas, combater o crescimento de tumores, diminuir os níveis de citocinas inflamatórias e desintoxicar o corpo de toxinas nocivas. Isso é possível porque a fruta contém altos níveis de carotenoides, como a zeaxantina e precursores vitamina C.

Além disso, outras partes do corpo como cérebro, fígado, órgãos reprodutivos e trato digestivo também podem ser beneficiadas, pois os seus polissacarídeos e compostos de glicoconjugados, promovem atividades bioativas imunomoduladoras, antitumorais e antioxidantes.

– Impulsiona o sistema imunológico e protege o corpo contra gripe

Quando estamos com o sistema imunológico debilitado, fatalmente ficamos mais suscetíveis a doenças, como, por exemplo, a gripe. O conteúdo vitamínico da goji berry é potente e ajuda a promover um sistema imunológico mais saudável e combater a gripe.

Alguns testes iniciais realizado em laboratórios mostram que a goji berry pode ajudar a aumentar a eficácia das vacinas contra a gripe, além de prevenir infecções recorrentes em adultos mais velhos que receberam a vacina. Porém, vale reforçar que a fruta é um complemento e não deve nunca ser um substituto para a vacina.

– Protege a saúde ocular

Seus altos níveis de antioxidades também podem ajudar a proteger os olhos das doenças provocadas pela idade, como degeneração macular. A goji berry pode ser usada como um tratamento natural para a degeneração macular, pois ela contém um antioxidante conhecido como zeaxantina, responsável por sua cor brilhante que pode ajudar a reparar os danos causados ​​pela exposição à luz UV, radicais livres e outras formas de estresse oxidativo.

Então, beber um suco de goji diariamente por 90 dias pode ajudar a aumentar consideravelmente os níveis de zeaxantina e outros antioxidantes, para proteger os olhos da hipopigmentação e do acúmulo de compostos de estresse oxidativo que podem danificar a mácula. Essa não é uma suposição, mas sim a afirmação de um estudo publicado por Optometry & Vision Science da American Academy of Optometry.

Além desse, outros estudos mostraram que a goji berry funciona mesmo para beneficiar a saúde dos olhos ao proteger a retina das células ganglionares, por isso costuma ser recomendada como um tratamento natural para o glaucoma.

– Eleva a energia e o humor

A energia e o humor são fundamentais no nosso dia, pois eles ajudam a equilibrar os níveis de estresse, melhoram a depressão e trazem mais disposição para as atividades e também para os treinos.

Se você quer aumentar a energia e o humor, uma alternativa é beber suco de goji berry regularmente, e de acordo com um estudo, esse hábito pode sim contribuir positivamente. Os participantes que fizeram a ingestão da bebida por duas semanas experimentaram melhorias em relação aos seus sentimentos de bem-estar geral, um aumento dos níveis de energia e uma melhora na função gastrointestinal. Uma boa dica é consumir goji berry na sua refeição pré-treino.

– Aumenta a fertilidade

Existem crenças e evidências em relação a esse efeito. Os chineses acreditam que ingerir goji berry ajuda o sistema reprodutivo e melhora a fertilidade, pois ela é capaz de aumentar a contagem de espermatozoides e também a vitalidade deles.

Já algumas evidências mostram que os benefícios adicionais estão relacionados ao tratamento da infertilidade feminina em pacientes com insuficiência ovariana prematura e a incapacidade de ovular normalmente.

Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Wuhan mostrou que a fruta pode ajudar a proteger o tecido testicular contra danos induzidos pela exposição ao calor, aumenta a atividade antioxidante de superóxido dismutase no sistema reprodutivo, dos níveis hormonais sexuais e protege contra danos oxidativos no DNA das células testiculares. Essas afirmações comprovam que a goji berry funciona mesmo para combater a infertilidade.

– Promove uma pele saudável

Goji berry é uma fruta rica em betacaroteno, um pigmento que contribui com uma pele mais saudável. O suco da fruta pode aumentar a proteção contra os danos dos radicais livres do sol, pois ela pode fornecer uma proteção adicional para pessoas que são suscetíveis a doenças de pele.

Esses benefícios foram percebidos em um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Sydney com animais. Percebeu-se que beber 5% de suco de goji forneceu atividade antioxidante capaz de proteger o corpo contra doenças da pele e peroxidação lipídica dos danos causados pelos raios UV.

Os antioxidantes da pele podem ser encontrados em goji, particularmente heme oxigenase-1 e metalotioneína, que estão associados à proteção fotoimune.

Além disso, a fruta tem propriedades antienvelhecimento e mostra atividades antitumorais contra vários tipos de células de câncer de pele, inibindo o crescimento do tumor e induzindo a apoptose.

– Pode contribuir com a perda de peso

Sem dúvida, esse é um dos principais motivos pelo qual a goji é consumida. Sua adição em uma dieta equilibrada pode contribuir com a perda de peso, pois seu alto teor de fibras e proteínas, combinada com seu sabor doce e baixas calorias pode promover saciedade e ajudar a evitar o excesso de comida nas refeições. Outra vantagem é que seu valor nutricional, combinado com poucas calorias e baixo teor de açúcar, torna essa fruta um substituto perfeito para frutas secas com maior teor de açúcar.

Mas não se iluda, pois goji berry é apenas um auxiliar no processo de emagrecimento. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Goji berry funciona mesmo como um superalimento?

Muitos especialistas de saúde e alguns fabricantes afirmam que a fruta é um superalimento. Para descobrir, um estudo dividiu os participantes em dois grupos, e um deles foi orientado a beber suco de goji berry por 14 dias.

Os resultados relataram um aumento nos níveis de energia, melhora na performance atlética, mais qualidade no sono, capacidade de se concentrar, calma e bem-estar geral.

Também foi presenciada uma melhora em relação aos problemas de fadiga, estresse e digestão. No entanto, os resultados foram auto-reportados e não explicaram outras condições, então pesquisas mais concretas precisam ser realizadas para comprovar essa afirmação.

Como consumir goji berry?

Goji berry é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas e inclusive pela internet. É possível comprar uma versão da fruta fresca, desidratada e também em cápsulas.

Na hora de consumir, você pode incluir no seu cereal do café da manhã ou iogurte, pode consumir uma porção como um lanche entre as refeições e também preparar um suco ou chá.

Algumas pessoas também gostam de usar a fruta para acompanhar alimentos salgados, como carne. Essa pode ser uma boa combinação, pois como ela é rica em vitamina C, ajudará o corpo a absorver melhor o ferro presente na carne.

As recomendações diárias são duas ou mais porções, pois a partir dessa quantidade o seu corpo já consegue experimentar os benefícios que a fruta pode proporcionar. No entanto, é preciso atenção na hora de comprar, pois algumas marcas podem conter um ingrediente chamado sulfito, que pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas.

Isso acontece porque goji não é um alimento barato e na tentativa de torná-lo mais acessível, algumas modificações são feitas. Então, compre suas frutas ou cápsulas de fabricantes confiáveis, pois assim você garante que está adquirindo um produto de qualidade.

Existem riscos em consumir?

Principalmente a versão seca pode conter açúcar em pequena quantidade, o que significa que limitar o tamanho da porção é fundamental. Porém, essa condição pode torná-la inadequada para pessoas com desequilíbrios de açúcar no sangue.

Outro ponto que vale reforçar é que as pessoas que usam anticoagulantes ou tomam medicamentos diabéticos podem ter uma reação negativa ao comer muitas frutas de goji.

Em relação às alergias, embora não sejam comum, elas podem acontecer. Se você tem uma alergia conhecida a outras frutas vermelhas, provavelmente terá com essa fruta também.

Se algum desses riscos for familiar para você, consulte primeiro o seu médico e discuta com ele se goji berry é uma boa opção para a sua alimentação.

Goji Berry funciona mesmo?

Depois de constatar todos os benefícios que a fruta pode promover para a saúde, é seguro afirmar que a goji berry funciona mesmo. Se você está procurando algo altamente nutritivo para adicionar na sua alimentação, as frutinhas podem ser uma ótima opção, pois elas são repletas de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, além de ser uma rica fonte de antioxidantes com baixas calorias.

No entanto, se seu objetivo for consumir a fruta para emagrecer, tenha em mente que ela pode sim ser uma aliada, mas sozinha não fará milagres. A perda de peso acontece quando criamos um déficit calórico, conduzindo o corpo a receber menos calorias do que ingerimos. Então, incluir a goji berry como parte de um plano alimentar saudável pode ser uma boa ideia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que consuma com frequência e afirme que a goji berry funciona mesmo? Tem curiosidade de experimentar para algum destes benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário