Levotiroxina Emagrece ou Engorda?

O índice de casos de obesidade no mundo atualmente não é baixo, e a alimentação e os hábitos não são os únicos responsáveis pelo aumento dessa taxa. Os desequilíbrios e deficiências hormonais também podem ocasionar descontrole de peso.

É por isso que além de se preocupar com a dieta e a prática de exercícios físicos, quem não deseja engordar também deve prestar atenção nos remédios que consome, visto que alguns podem ter como efeito colateral a elevação de peso.

Assim, pesquisar e informar-se a respeito dos medicamentos é uma prática importante. Vamos falar sobre uma dessas substâncias a partir de agora. Será que a Levotiroxina engorda? Ou a Levotiroxina emagrece? Venha descobrir abaixo!

O que é?

Levotiroxina sódica é um medicamento que pode suprir a deficiência de hormônio produzido pela tireoide, assim regulando os níveis energéticos e o funcionamento metabólico do corpo. Ela é recomendada para o tratamento de hipotireoidismo, ou seja, baixa produção de hormônio da tireoide. O medicamento ainda previne a produção excessiva, evitando assim os desequilíbrios hormonais.

Ele ainda pode ser utilizado em casos de supressão do TSH hipofisário (hormônio estimulante da tireoide), no tratamento ou prevenção de bócio decorrente do aumento de TSH, de tireoide de Hashimoto ou tireoide autoimune e de tumores malignos na tireoide dependentes de tireotropina (hormônio que estimula a glândula tireoide ao aumentar o transporte de iodo e produzir e liberal hormônios tireóideos).

O remédio é de uso oral, adulto e pediátrico e vendido em embalagens com 30 comprimidos revestidos de 25, 50, 75, 88, 100, 112, 125, 150, 175 e 200 mcg.

Levotiroxina emagrece?

Para descobrir se o uso de Levotiroxina emagrece, é importante checar o que a bula do remédio informa em relação aos efeitos colaterais. Segundo o que consta nela, a perda de peso pode sim ser uma consequência da ingestão do remédio.

Logo, conclui-se que o consumo do medicamento Levotiroxina emagrece. Entretanto, não é recomendado o consumo deste para o tratamento de obesidade ou perda de quilos a mais. Os efeitos secundários podem ser perigosos para quem não tem a real necessidade de utilizar o remédio, tendo em vista que seu propósito é tratar problemas relacionados à tireoide, e não o emagrecimento. Deve-se ainda seguir as recomendações contidas na bula e ter cuidados com as superdoses.

Para quem deseja perder peso, o ideal e seguro ainda é seguir uma alimentação saudável e praticar regularmente atividades físicas, com o acompanhamento de profissionais.

Em relação ao aumento de peso, não é possível afirmar que Levotiroxina engorda porque o ganho de peso não é listado como uma das reações adversas causadas pelo medicamento.

Outros efeitos colaterais

Assim como diversos medicamentos, o Levotiroxina pode acarretar outros diversos efeitos colaterais, como:

  • Taquicardia;
  • Palpitação;
  • Arritmia cardíaca;
  • Angina – dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Nervosismo;
  • Excitabilidade;
  • Tremores;
  • Fraqueza muscular;
  • Cãibra;
  • Intolerância ao calor;
  • Suor excessivo;
  • Fogacho – sensação súbita e temporária de calor;
  • Erupções na pele;
  • Urticária;
  • Hipertermia;
  • Febre;
  • Insônia;
  • Irregularidade menstrual;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Sudorese;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas.

Ao experimentar tais sintomas, que são mais comuns em casos de superdosagem do medicamento, o aconselhado é procurar o médico assim que puder e verificar com ele como proceder em relação ao tratamento.

Contraindicações

A Levotiroxina não deve ser consumida por pessoas que tenham intolerância a um dos componentes da fórmula, que tenham sofrido infarto do miocárdio recentemente, que sofram de tireotoxicose não tratada (consequência da atividade elevada da tireoide, o hipertireoidismo, ou da ingestão ou produção excessiva de hormônios da tireoide), insuficiência suprarrenal descompensada e hipertireoidismo não tratado.

Quem sofre com problemas como diabetes, doença do coração, pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite ou tuberculose deve informar ao médico antes de iniciar o tratamento. Mesmo que não haja, a princípio, contraindicação em relação à gravidez e amamentação, é importante que as mulheres em tais situações ou com suspeita de gestação também informem ao médico.

Não é recomendado se automedicar ou indicar a Levotiroxina para amigos ou conhecidos, pois tomar remédios sem orientação e indicação médica pode trazer problemas à saúde.

Em qualquer situação, é fundamental que o medicamento seja utilizado somente mediante prescrição e acompanhamento do médico.

Experiência

É fundamental que, antes de iniciar o consumo do medicamento, você busque uma avaliação médica, para identificar se a composição é compatível com as suas necessidades particulares. O médico será o profissional capacitado para identificar se o Levotiroxina convém ou não para seu tratamento.

Algumas pessoas que já tiveram experiências com o medicamento esclarecem sob os seus pontos de vista se o consumo de Levotiroxina emagrece ou engorda. É importante destacar que essas avaliações são pessoais, para casos particulares de tratamento de hipotireoidismo, não obesidade, o que não garante que essas mesmas reações possam ocorrer com todos que se submeterem ao tratamento com Levotiroxina.

  1. “Eu tenho problemas de hipotireoidismo, e realmente estava com medo de tentar o tratamento com Levotiroxina, principalmente depois de saber dos terríveis efeitos colaterais, porém, desde que comecei o tratamento, há 3 meses, não tenho perdido peso, mas também não tenho ganhado. Acredito que não estou perdendo peso por não estar fazendo uma dieta, mas meu peso nunca esteve tão estável.”
  2. “Fui diagnosticada com hipotiredismo, e ganhei mais de 15 quilos em um ano. Os médicos me recomendaram o Levotiroxina de 25 mcg, e em um mês pude identificar uma grande diferença. Pude notar os efeitos a partir da oitava semana, mas mantive uma rotina saudável, com dieta e exercícios físicos.”
  3. “Tenho 16 anos, e comecei o tratamento com Levotiroxina há 4 meses. Ele só tem me causado efeitos colaterais, como mãos tremulas, queda de cabelo, ganho de peso, pele seca e irregularidade no ciclo menstrual. Eu treino 2 horas por dia, mas ainda assim ganhei peso e me sinto muito fadigada. O meu médico não recomenda aumentar as doses, não posso dizer que Levotiroxina engorda, mas também não sei mais o que fazer.”
  4. “O medicamento me deu energia, mas também me deixou mais sensível ao calor. Não perdi peso, na verdade, acho que ganhei alguns gramas, mas nada significativo.”

Você conhece alguém que já tenha feito este tratamento e afirme que o uso de Levotiroxina engorda? Também foi diagnosticado com hipotireoidismo e necessita de seu uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

30 comentários em “Levotiroxina Emagrece ou Engorda?”

  1. Estou tomando esse medicamento a 6 meses estou engordando já não sei o que fazer abre muito a minha apetite 100 mg Levotiroxina sódica.
    Fico sem comer nem assim eu emagreço me dá dor no peito , cabeça e muito nervosa

  2. A levotiroxina não engorda, o que acontece é que muitas pessoas tomam e o corpo não transforma tiroxina em tri-iodo-tironina (T4 para T3), então o hipotireoidismo continua e por consequência o aumento de peso, e os demais sintomas.
    Para melhorar essa conversão é necessário uso diário de selênio, magnésio, zinco e iodeto de postássio. Lembre-se, o que interessa pra você é o T3 e não o T4. E sim, quem removeu a tireóide a tendência é engordar muito, por isso se usa doses mais elevadas de tiroxina para equilibrar. Mas como eu disse, sem a conversão, de nada adianta.

  3. Eu também tomo este medicamento e engordei de 55 hoje estou com 76 kg vou parar de tomar puran t4, 50 mlgr

  4. Fui diagnosticada com hipotiriodismo estou tomando lugol 5/por cento com 1capsula de selenio. Me sinto outra se enfor me sobre o lugol

  5. Sérgio, eu fiz a mesma coisa que você, passado 1 ano sem a medicação tive dores no corpo todo, depressão, meu cabelo caiu muito e engordei bastante! Cada organismo é de um jeito… O meu não suportou ficar sem a medicação.

  6. Tomo a anos levotiroxina, e em função de ter emagrecido uns dez quilos e pelo Sus nunca fazer o devido acompanhamento e análises necessárias para idosos, resolvi terminar com esse medicamento por conta própria pois li os efeitos colaterais possíveis. Portanto, fazendo uma relação tratamento/consequências, resolvi me alimentar melhor, com verduras e frutas além de caminhadas sem muita preocupação com horários, periodicidade etc, e passei a me sentir da mesma forma com o tratamento anterior ou seja;sem alterações significativas. Neste país temos que nos cuidar muito com as exigências medicamentosas pelos médicos de “empurroterapia medicamentosa” pois parece que estamos servindo é de cobaia pela ausência total de diversos estudos clínicos necessários antes de nos entupirem de certos medicamentos. Afinal, cada medicamento necessita de no mínimo, dois outros para seus efeitos colaterais…..!

  7. Para quem está tomando a medicação, pode tentar mudar a marca porque os excipientes (componentes) diferem de uma marca para outra. Eu tomava PURAN e continuava com os sintomas, mudei para a Levotiroxina, genérica da Merck e me sinto outra pessoa. Tomo a Clorella que é uma alga, considerada super alimento, ajuda demais por conta do Iodo. Procurem nutricionistas que sabem sobre hipotireoidismo, isso é essencial porque a nossa alimentação não é igual ao de outra pessoa que queira emagrecer. Tive um resultado muito bom também com uma nutróloga, que é médica especialista em alimentação. Ela pediu exames de todas as minhas vitaminas e minerais, foi sensacional!

    • Queria parar de tomar. O simtoma q to sentindo é dor no peito. E tbem engordei. Sera q faria mal? Nunca senti sintomas nenhum,agora tomando esse remédio parece que não ta fazendo bem.

  8. Tambem tenho hipotireodismo, me sinto muito mal, tomo levo de 50mg e sinto muito desanimo queda de cabelo, engordei muito e ñao tenho animo pra mais nada

  9. Eu cosegi contralar minha tiroide graça as correntes que fiz na igreja universal antes era muito aterada agora ta normal todos exames que faço da resultados ótimos .agora so tomo pra repor a tiroide porque todo mundo precisa desse hormônio pra viver pra poder funciona o organismo Ele não me engorda .faça igual a mim procure uma universal mas próxima de sua casa faça as correntes de cura na terça-feira funcionou pra mim .Jesus vai te abençoar. Não precisa mudar de igreja você vai apenas receber as orações se quiser mudar e você é Deus .

  10. Eu tenho tiroide e tomo dois comprimidos de 100
    Mas a minha e controlada ‘ fui curada nas correntes da iurd que tem nas terça-feira e agora so tomo pra repor o hormônio. Pois Jesus me curou graças às correntes que fiz igreja universal.

  11. Eu tenho tireóide de de Hashimoto engordei 18 kg e perdi 20 kg em 1 ano tomando levotiroxina 75mg. Os sintomas melhoraram muito.

  12. Desde que comecei a tomar o medicamento a única coisa que senti foi que mudar cabelo começou a cair muito e a unha fraca .consegui emagrecer bastante ,mas faço reeducação alimentar e exercícios físicos na semana

  13. Fui diagnosticada com tiroide a 1 ano e tive que retirar TODA glandula antes de serugia eu ganhei 5 kilos DEPOIS da serugia comecei a a tomar L TEROXINA.100 ENGODEI MAIS 2 KILOS SOU EM DUAS SEMANAS DEPOIS DA SERUGIA COMO FAZER PARA PERDER PESO E FICO NERVOSA TODO MOMENTO E PENSO EM SUICIDIO ISTO E NORMAL? AGREDECIA A VOSSA AJUDA

    • Meu Deus, comecei a tomar está medicação e estou com medo, pois não teve Uma pessoa que emagreceu melhorou segundo os comentários acima. Alguma coisa está errada então.

  14. tomo levotiroxina de 20 e em 2 meses perdi 8 quilos. tem falta de apetite e sempre quis ganhar peso e esse remedio só me atrapalhou. minha tireoide faz emagresser

    • Também estou passando por este problema. Pesava 44 kg antes de fazer a tireoidectomia total. Em 1 ano, perdi 9 kg. Estou pesando cerca de 35 kg e a endocrinologista jura que isso não tem nada a ver com o medicamento. A taxa de tsh está normal. Sinto vários efeitos colaterais e ela diz que não é referente ao Puran T4. Já procurei até oncologista, mas nenhum especialista tem interesse em me ajudar. Não tenho plano de saúde e estou desempregada, pois não tenho saúde suficiente para retornar ao mercado de trabalho. Já não sei mais o que fazer além de chorar ao me ver no espelho…

  15. Tenho 49 anos e em 14/09/2017 fiz a cirurgia de tireoide porque estava com carcinoma papilifero. Retirei toda a tireoide e não precisei fazer iodo terapia. Tomou diariamente levotiroxina 100 desde então é já engordei 10 kg, faço dieta (vigilantes do peso) e academia 3 vezes na semana. Estou desanimada, tem dias que tenho vontade de chorar, sono frequente. Por mim não tomava mais a medicação mas não sei as consequências.

  16. Tomo a levotiroxina há um mês devido à tireoidite de Hashimoto e já notei grandes diferenças tanto em relação à disposição e à perda de peso.

  17. Extrai a tire[oide por ter 2 nodulos malignos, aos 40 anos Atualmente com 44 tomo Levotiroxina 125 há 3 anos e 1/2 e só engordei de lá pra cá. Já engordei quase dez quilos e tenho tentado de tudo e não vejo resultado. Este ano comecei a andar de bicicleta, fazer academia com professora de musculacao pra mulheres e zumba, há 3 meses, direto. Tenho uma alimentacao bem natural, sem leite e carne vermelha, muitos vergetais e folhas, carnes brancas e só uso oleo de coco e sal marinho. Reduzi drasticamente o consumo de páo e arroz e batatas e uso apenas acucar demerara no cafezinho. Toda essa mudanca deveria ter me ajudado a reduzir uns 2 ou 3 kilos, mas parece que o peso fica estavel um tempo e depois aumenta. É meio desesperador!
    O que fazer???

    • tenho tb esse problema uso levotiroxina que é puran t4 to só engordando pelo contrario nao entendo to com 2 nodulo fiz a PAAF essa semana e perdi um pouco da voz e normal?

      • Mei Deus! Eu tb faço uso dessa medicação Levotiroxina 50mg, há uns 4 anos e só tenho engordado, porém, confesso que antes de iniciar o tratamento eu já vinha engordando tb. Comecei a ganhar peso aos 47 anos e, após uma cirurgia de hérnia de disco , engordei mais ainda, hj, sos 53, peso 85 kilos e não sei o que faço! Quando jovem, fiz uso do levoid para emagrecer e obtive resultado, aos 20 anos fiquei magérrima com o remédio, porém agora, o efeito é o contrário, só tenho engordado, além do mal estar pelas cãimbras e os calorões insuportáveis! ?

  18. vou comecar o tratmento com levoid 38 pois fui diagnosticada com tiroidite cronica.tenho um vida bem corrida mas mantenho um dieta saudave leptrtico corrida e musculaçao 3 vezes por semana .Nao tenho problema com peso mas estou preocupada com os efeitos do remedio

  19. Tomava syntroud 125 e agora a médica vai ou para 112 e comecei a engorda . Tirei a tireoide por ter nódulos
    Alguém pode me responder se é por ter baixado a dose comecei a engordar ?

  20. Comecei a tomar levotiroxina 50mcg em janeiro, com apenas 2 meses de uso já engordei 3kg! Fora que tenho muito sono, durmo a noite toda e se pudesse durmia o dia todo também. Me sinto cansada. Acredito que o aumento de peso tenha sido devido ao uso do medicamento pois minha alimentação continua a mesma.

  21. Tomo levotiroxina de 50mcg desde de outubro de 2016 tive uma melhora significativa dos sintomas. Em compensação engordei 10 quilos e acho que continuo engordando. Estou ficando desesperada.

  22. Eu só tive problemas com essa porcaria de remédio levotlevotiroxina em menos de 3 meses ganhei 10 kilos terrível to 20 kilos acima do peso minha tiroide ja tem nódulos e alem de não resolver tanta to cpm obesidade por causa dessa merda..

  23. Eu tomo o de 100mg a anos e só tenho engordado, não consigo perder nem 1 kg. Tenho calores e cansaço, boca seca e etc…
    Já fiz vários exames de sangue pra ver a dosagem e nada acontece!

    • Tbm tomo para hipotireoidismo faz anos, só engordei, tenho calor excessivo unhas e cabelos fracos. A tireoide estabilizou depois que reduzi a dose p 88, mas os sintomas são os mesmos.

Deixe um comentário