Confira se é verdade que o remédio Kalist engorda de acordo com o que a própria bula do medicamento diz a respeito de seus efeitos colaterais.
Kalist (Dienogeste) é um medicamento com hormônio que o médico pode indicar para o tratamento dos sintomas dolorosos das lesões da doença endometriose. Ela é definida como a migração e o crescimento do tecido da parede interna do útero fora da cavidade uterina.
A substância ativa do medicamento (dienogeste) é um hormônio que age diminuindo a produção e a ação de um outro hormônio do organismo, o estradiol, no endométrio, que é a camada de tecido que reveste a parede interna do útero.
Essa ação leva à redução da produção de células do tecido afetado (endométrio).
A comercialização do remédio se dá somente com a apresentação da receita médica.
Será que Kalist engorda?
Ao receber a prescrição de um medicamento, as pessoas que se importam com a boa forma podem se questionar se ele não pode provocar a elevação do peso.
Por isso, é bem possível que algumas mulheres se preocupem se Kalist engorda ao receberem a indicação do medicamento pelo médico.
Bem, de acordo com a bula do medicamento, é possível sim que o remédio engorde. Isso porque um dos efeitos colaterais que podem ser causados por ele é justamente o aumento de peso.
Este aparece classificado como uma reação comum do remédio, ou seja, que pode afetar até uma em cada 10 usuárias do medicamento.
Além disso, outro indício de que o Kalist engorda é que a bula apresenta o aumento do apetite como outra possível reação adversa do medicamento.
Esse efeito está classificado no grupo dos incomuns, ou seja, que podem atingir até 1 em cada 100 pacientes que utilizam o remédio.
O outro lado da moeda
Entretanto, também é possível que Kalist cause o emagrecimento.
Isso porque a sua bula menciona a perda de peso como outro efeito colateral que ele pode provocar, sendo classificado como uma reação incomum. Ou seja, que pode afetar até 1 em cada 100 mulheres que tomam o remédio.
Caso experimente o aumento ou a diminuição do peso – principalmente se isso acontecer de maneira expressiva – consulte o médico para saber como reverter a situação e como deve proceder em relação à continuidade do tratamento com Kalist.
Lembre-se de que não é a apenas o peso acima do normal que pode prejudicar a saúde. O baixo peso também pode ser algo perigoso.
Nada de se automedicar
Se você precisa emagrecer ou engordar, não se automedique com um medicamento como Kalist. Ele não foi desenvolvido com esse propósito, pode causar um efeito colateral contrário ao desejado e é um remédio que pode trazer reações adversas graves como câncer e trombose.
Isso sem contar que, em uma automedicação, a pessoa pode tomar um medicamento contraindicado sem ao menos saber e ingerir doses inadequadas e/ou exageradas que tornam o remédio ainda mais perigoso.
Portanto, só use Kalist – ou qualquer outro medicamento – se realmente precisar e se tiver a autorização e a orientação do médico.
Tanto o aumento quanto a diminuição de peso precisam acontecer de maneira segura, por meio de uma alimentação saudável, preferencialmente contando com o acompanhamento do nutricionista.
Conheça dicas de como emagrecer com saúde e aprenda como funciona uma dieta para engordar.
Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados
Por fim, acesse o bulário da Anvisa e leia a bula completa de Kalist para aprender mais sobre as indicações do medicamento, ficar atento quanto aos seus efeitos colaterais e indicações, além de ficar ciente dos demais cuidados que o tratamento do remédio exige.
Estou tomando há poucos dias. Meu apetite disparou, sinto mais fome e parece me deixar mais ansiosa do que o normal. Lamento muito, porque perdi 23 kilos em reeducação alimentar e exercícios físicos faz pouco mais de um ano e agora com esse diagnóstico de Endometriose, tomando hormônios,
só peço a Deus que me cure e nãoengordartudo de novo :-/ .