Quetiapina engorda? Para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 03/11/2020

Confira se podemos dizer que a quetiapina engorda ou se quem toma o medicamento não precisa se preocupar quanto ao aumento do peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Disponível no mercado farmacêutico também sob os nomes de Seroquel, Kitapen, Quetipin ou Quetros, a Quetiapina é um medicamento que pode ser encontrada à venda em forma de comprimidos revestidos de 25, 100 ou 200 mg em embalagens com 14 ou 28 unidades.

Aqueles que receberam a indicação para usar o remédio certamente já sabiam disso. No entanto, algo que eles ainda podem questionar é se a Quetiapina engorda. E então, vamos conhecer melhor esse medicamento e saber se ele pode causar o ganho de peso?

Para que serve a Quetiapina?

Transtorno

O primeiro passo para entender se a Quetiapina engorda é conhecer para que serve o medicamento. Pois bem, o remédio pode ser usado no tratamento da esquizofrenia e sozinho ou como auxiliar no tratamento dos episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar.

Ele ainda pode ser indicado em casos de:

  • episódios de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar;
  • no tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar I (episódios maníaco, misto ou depressivo) em combinação com os estabilizadores de humor lítio ou valproato;
  • no tratamento de manutenção no transtorno afetivo bipolar (episódios de mania, mistos e depressivos).

A finalidade de uso da Quetiapina varia conforme a idade do paciente. O medicamento pode ser comprado exclusivamente mediante apresentação e entrega da receita prescrita por um médico ou psiquiatra.

E então, a Quetiapina engorda?

Bem, já sabemos que a finalidade do remédio não é promover o ganho de peso em pessoas com baixo peso. Mas será que pode-se dizer que a Quetiapina engorda por conta de seus efeitos colaterais?

De acordo com a sua bula, sim. Isso porque o documento informa que o aumento de peso é um dos efeitos colaterais muito comuns do remédio. Ou seja, que é observado em 10% ou mais de seus usuários.

Além disso, outra reação adversa que pode ser causada pelo medicamento é o aumento do apetite.

A bula informa que a Quetiapina pode causar ganho de peso especialmente no início do tratamento e orienta o paciente a tentar comer moderadamente nesse período.

  Continua Depois da Publicidade  

Não se precipite

Se durante o tratamento com o remédio você notar que engordou, não tome a atitude precipitada de interromper o uso do medicamento por conta própria, pois isso provavelmente será bem perigoso para a sua saúde.

Antes de qualquer coisa, informe o médico ou psiquiatra a respeito do ocorrido e pergunte ao profissional o que pode ser feito para reverter o problema.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para o paciente que precisa tomar o medicamento, também é importante conhecer a lista completa dos seus efeitos colaterais, verificar as contraindicações e outros cuidados ao longo do tratamento com o remédio. Por isso, você não pode deixar de ler a bula da Quetiapina na íntegra.

Você conhece alguém que tenha feito o tratamento e afirme que o uso de Quetiapina engorda? Tem receio de ganhar peso com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (237 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Quetiapina engorda? Para que serve e efeitos colaterais”

  1. Minha psiquiatra nunca falou sobre este assunto comigo. Uso há mais de 3 anos e realmente não consigo perder peso, e só venho engordando. Vou conversar com ela sobre o assunto. Obrigada

  2. Olá, tenho distimia é faço uso de 300mg de Venlafaxina. Sem muito sucesso minha médica me prescreveu 50mg de Quetiapina, porém ainda não comecei a tomar pois tenho muito medo de engordar.

      • Ganhei em torno de 20 quilos desde que iniciei no uso da quetiapina.
        Também fiz tratamento para uma inflamação nós joelhos com corticoide, tbm devido ao aumento de peso que tive em um período de nove a 12 meses. Acredito que isso tbm tenha contribuído. Estou muito deprimida devido a esse ganho de peso.

  3. Eu era muito magra e tomo Quetiapina e Escitalopram a 2 anos aproximadamente e engordei 10kg e estou tendo muita dificuldade de emagrecer o que antes nunca foi problema.