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Leite Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

🕐 26/12/2019

Os carboidratos servem como uma das principais fontes de energia para o nosso organismo, além de serem importantes para a função cerebral.

Entretanto, você já deve ter ouvido alguém associar os carboidratos ao aumento de peso, não é mesmo? Porém, de acordo com a Universidade Columbia, dos Estados Unidos, pesquisas das últimas décadas sugerem que quem segue uma dieta que é adequada para os seus níveis de atividade física, pouco ou nenhum carboidrato é convertido em energia.

Ainda assim, a instituição alertou que se a pessoa consome muito mais calorias do que queima, o seu fígado irá converter o excesso de calorias provenientes dos carboidratos em gorduras.

Segundo o que explicou a bacharela em nutrição e educadora nutricional Meredith Crilly, o corpo de quem consome uma quantidade maior de carboidratos do que a quantia que é queimada como energia armazena o nutriente na forma de glicogênio.

Meredith esclareceu que o glicogênio não é uma gordura, mas sim uma espécie de glicose compactada, que fica estocada nos músculos ou no fígado, e pode ser utilizada quando os níveis de açúcar tiverem caído, quando a pessoa ficar sem comer por algumas horas, para dar um reforço na energia do corpo.

Porém, como os músculos e o fígado conseguem armazenar somente uma quantia pequena de glicogênio, se a pessoa continuar a ingerir mais carboidratos do que o necessário, aí sim o corpo converterá o excedente do nutriente em gorduras.

O tipo de carboidrato também importa

Antes de analisarmos se o leite tem carboidrato, vale entender que não é somente a quantidade consumida de carboidratos que deve ser motivo de preocupação. É preciso importar-se ainda com o tipo de carboidrato escolhido para as refeições.

Existem os carboidratos simples e os carboidratos complexos. Os simples podem aparecer na forma de açúcar ou alguns tipos de amido e são decompostos pelo organismo de maneira mais rápida do que os carboidratos complexos, sendo boas fontes de energia rápida.

No entanto, ingerir muitos carboidratos simples pode fazer mal para a saúde porque eles provocam picos nos níveis de açúcar no sangue.

Já os carboidratos complexos incluem alguns tipos de amido e as fibras, que fornecem energia de forma mais lenta ao organismo do que os carboidratos simples, porém, essa energia dura por mais tempo.

Os carboidratos complexos têm uma tendência menor de serem convertidos em gorduras do que os carboidratos simples, além de não aumentarem tanto as taxas de glicose no sangue.

O leite tem carboidrato?

Ainda que os produtos laticínios, como o leite, sejam conhecidos mais como fontes de proteínas e cálcio, eles também apresentam certa quantidade de carboidratos em sua composição.

Para respondermos mais detalhadamente à pergunta se o leite tem carboidrato, conhecendo a quantidade no nutriente que pode ser encontrada na bebida, preparamos uma lista que traz essas informações referentes a diferentes tipos de leite. Dê uma conferida:

1. Leite de vaca integral

Um copo com 200 ml de leite integral da marca Parmalat apresenta 9 g de carboidratos.

2. Leite de vaca semidesnatado

A mesma quantidade (200 ml) de leite semidesnatado da Parmalat contém 9,4 g de carboidratos.

3. Leite de vaca desnatado

Por sua vez, um copo com 200 ml de leite desnatado da marca Parmalat carrega 9,3 g de carboidratos.

4. Leite de vaca integral zero lactose

O leite de vaca integral com zero teor de lactose da marca Itambé possui 8,8 g de carboidratos em uma porção de 200 ml.

5. Leite de vaca desnatado zero lactose

200 ml de leite de vaca desnatado sem lactose em sua composição da marca Itambé carregam 10 g de carboidratos.

6. Leite de vaca semidesnatado zero lactose

A versão do leite semidesnatado sem a lactose da marca Parmalat é composta por 9 g de carboidratos a cada porção de 200 ml.

7. Leite em pó desnatado

Já o leite em pó desnatado da Parmalat apresenta 11 g de carboidratos a cada porção de duas colheres de sopa, que são correspondentes a 21 g.

8. Leite em pó semidesnatado

Duas colheres de sopa ou 27 g de leite em pó semidesnatado da marca Glória trazem 11 g de carboidratos em sua composição.

9. Leite em pó integral

O leite em pó integral da marca Itambé carrega 9,6 g de carboidratos em uma porção de duas colheres de sopa, que equivalem a 26 g.

Os leites vegetais

Ao analisar se o leite tem carboidrato, não podemos deixar de lado os leites que são preparados à base de alimentos vegetais.

1. Leite de amêndoas

Um copo de 200 ml de leite de amêndoas da marca Silk contém teor zero de carboidratos, enquanto a mesma porção da bebida da marca Free Lait tem 3,5 g de carboidratos. Já 200 ml de leite de amêndoas adocicado apresentam 5,34 g de carboidratos.

2. Leite de aveia

Um copo com 200 ml de leite de aveia da marca Jasmine apresenta 15 g de carboidratos, enquanto a mesma porção da bebida da marca Isola Bio contém 10 g de carboidratos.

Já 200 ml de leite de aveia da Nestlé possuem 4,7 g de carboidratos.

3. Leite de arroz

O leite de arroz da marca Jasmine carrega 20 g de carboidratos em uma porção de 200 ml. O leite de arroz integral da marca Isola Bio também possui 20 g de carboidratos em um copo de 200 ml.

4. Leite de soja

O leite de soja da marca Batavo apresenta 9 g de carboidratos em uma porção de 200 ml.

5. Leite de castanha de caju

Um copo de 200 ml de leite de castanha de caju da marca A Tal da Castanha apresenta 2,8 g de carboidratos.

Dicas

Antes de aderir a uma dieta low carb, que controla, diminui ou exclui os carboidratos da sua dieta, é fundamental que você consulte um bom nutricionista para saber se o programa é realmente indicado para você.

E não apenas no sentido de fazer com que você alcance os seus objetivos, mas também de garantir que a sua saúde seja preservada durante todo o processo, garantindo que o seu organismo receba os nutrientes e a energia que exige para funcionar corretamente.

Converse com o profissional a respeito de como você pode inserir as diferentes versões do leite dentro dessa alimentação e qual versão da bebida é a mais indicada para a sua saúde e os seus objetivos.

Você já imaginava que os mais diversos tipos de leite têm carboidrato? Qual tipo você costuma consumir no dia a dia? Comente abaixo!

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